O objetivo fundamental é apresentar as principais questões teóricas que envolvem a compreensão histórica das pinturas sobre indígenas, enquanto construção histórica e sua relação com a experiência vivida.
Apresentar a representação pictórica dos indígenas como uma mensagem que se elabora através do tempo, onde o indígena, tratado como ícone, espelha as questões da época de que o retratou.
Sistematiza a leitura das pranchas propostas e sua contextualização e intenções
Este Plano de Aula não envolve muitos recursos, sendo necessário apenas:
1- Pranchas dos quadros a serem analisados: Theodor Bry, Albert Eckhout, Jean-Baptiste Debret, Vítor Meireles, Pedro Américo e Almeida Júnior
2- Computador com acesso a internet e datashow
3- Celulares
4- Papel sulfite A4
5- Lápis, giz de cera e/ou tintas
Para este Plano de Aula pretende-se montar uma exposição com a representação de imagens produzidas pelos alunos que reflitam uma mudança (se é que atingiu êxito) que repense o indígena hoje, na sociedade contemporânea, e/ou, uma visão crítica entre como se concebia o indígena antes dessa aula, e o depois
Desenho ou pintura do que é ser indígena no século XXI (individual)
0- Introdução pelo professor
1- Divisão da sala em grupos de até cinco alunos.
2- Distribuição das pranchas de pintores e períodos diferentes.
3- Análise dos quadros: Primeiro enquanto mera descrição, seguida das possíveis inferências e interpretações que a pintura possa suscitar. (grupinho)
4- Apresentação dos grupinhos das leituras/interpretações dos quadros para a sala toda (grupão)
4.1- Ficar atento às interpretações naturalizadas frente as populações indígenas (do índio idílico, idealizado, protetor da natureza, entre o exótico e o bestial).
4.1- Estimular a interpretação das intenções do pintor. De qual local ele executou aquela obra? A partir de que ponto de vista?
5- Amarração do professor.
Resgatar as interpretações consagradas em seu caráter ideológico que fossiliza a compreensão do indígena como um sujeito ahistórico. Congelado no tempo.
Recuperar as interpretações que conseguiram captar o olhar do pintor e sua época. Enfatizar a compreensão do momento histórico em que a obra foi produzida.
6- Avaliação: Realização de um desenho ou pintura de como eles (nossa época vê o indígena)
Orientar a confecção da avaliação.
Ela pode refletir o que é ser indígena no século XXI, ou
Pode refletir a quebra de paradigma da visão que eles tinham sobre o indígena, e como eles passaram a ver