- Identificar feitios/aspectos da cultura indígena presentes no cotidiano do povo brasileiro;
- Respeitar e valorizar a cultura indígena, pois muitos elementos dela também é nossa cultura;
- Refletir sobre as atitudes discriminatórias vivenciadas por cada um no cotidiano;
- Identificar as situações em que a injustiça se faz presente;
- Reconhecer que o respeito é a condição necessária ao convívio social;
- Respeitar a diversidade étnico-cultural;
- Apresentar dados/informações colhidos por meio de pesquisas extraclasse sobre os indígenas atuais.
- Identificar tribos indígenas que vivem no Estado de Goiás;
- Identificar quais são os estados brasileiros com o maior percentual de população indígena e quais são os estados com o menor percentual;
- Identificar como está a população indígena em Goiás;
- Ter noção sobre dados etários da população indígena da Região Centro-Oeste a partir da década de 90;
- Saber qual foi o conjunto de perguntas específicas para as pessoas que se declararam indígenas introduzido no Censo de 2010.
- Atividades, textos, questões preparadas previamente pela professora em folha de papel sulfite;
- caderno, caneta, lápis e borracha;
- Visão, audição e fala da professora e dos alunos;
- Sala de multimídia e internet (Projeção do vídeo);
- Jornais, revistas, livro e internet (Atividade extraclasse).
A avalição será feita de acordo com cada etapa.
1ª Etapa:
- Será observado se cada aluno respondeu a todas as imagens propostas. E em seguida será observado por meio da correção se há alunos que não conhecem a todos ou alguns itens propostos.
2ª Etapa:
- Discussão oral sobre cada questionamento.
3ª Etapa:
- Será observado por meio dos comentários orais se os alunos realmente compreenderam a ideia central do texto.
4ª Etapa:
- Através da produção do texto em grupo e a leitura dos mesmos para os demais alunos.
5ª Etapa:
- Ao término do vídeo será observado se os alunos realmente compreenderam o assunto proposto, isso será feito através do seguinte questionamento:
Ao assistir o vídeo percebe-se que muitas pessoas acham que os indígenas são povos que não existem mais ou que são inferiores, isto é, que eles viveram apenas no início da colonização do Brasil ou que não devem ser considerados cidadãos como nós. Por que isso acontece ou está acontecendo?
6ª Etapa:
- Realização das pesquisas extraclasse e apresentação dos resultados aos demais alunos.
1ª Etapa: Atividade Inicial
- Entregar a cada aluno uma cópia da Atividade Inicial (Arquivo em anexo). Em seguida, solicitar aos alunos que identifiquem o que está retratado em cada figura proposta.
- Após a identificação dos alunos (15 min), a professora fará correção (05 min) com a participação dos mesmos. Gabarito:
Figura 1- Chocalho
Figura 2- Tambor
Figura 3- Trombeta
Figura 4- Pote de Cerâmica
Figura 5- Utensílios Trançados
Figura 6- Arte Plumária
Figura 7- Mandioca
Figura 8- Tapioca
Figura 9- Peixe assado
Figura 10- Canoa
Figura 11- Flechas
2ª Etapa:
- Após a correção, a professora fará oralmente os questionamentos abaixo aos alunos, os quais serão respondidos também oralmente.
1º) Quais dos produtos retratados nas figuras da atividade inicial vocês conhecem?
2º) Quais dos produtos retratados nas figuras da atividade inicial fazem parte do cotidiano de vocês?
3º) Vocês sabem quais são os povos responsáveis pela introdução desses produtos no nosso cotidiano?
4º) Quem utiliza em seu cotidiano alguns dos produtos retratados na atividade inicial é inferior aos demais? Justifique.
3ª Etapa:
- Entregar a cada aluno uma cópia do texto (arquivo em anexo). Em seguida fazer a leitura oral em couro (professora e alunos).
- Fazer comentário oral sobre a ideia central do texto - professora perguntando aos alunos e esclarecendo possíveis dúvidas ou ausência de entendimento.
4ª Etapa:
- Organizar os alunos em grupos com 4 ou 5 integrantes e, em seguida entregar cópia da atividade do arquivo em anexo. Onde estará escrito:
Reflita com seu colega ao lado sobre a questão retratada no texto “DESENVOLVENTO ATITUDES” e, produza um pequeno texto relatando atitudes discriminatória que vocês observam no lugar onde vivem ou na escola, e o que podemos fazer para mudar essa situação.
Continuação da 4ª Etapa:
- Solicitar a cada grupo que escolha o colega que irá ler o texto para os demais alunos da classe.
- Leitura dos textos produzidos (+/- 6 textos, dois minutos para cada leitura e os demais minutos para as devidas pontuações da professora)
5ª Etapa:
Projetar para os alunos o vídeo:
Quem são eles? - Índios no Brasil 1
Ao término do vídeo refletir juntamente com os alunos o seguinte (7 min):
Ao assistir o vídeo percebe-se que muitas pessoas acham que os indígenas são povos que não existem mais ou que são inferiores, isto é, que eles viveram apenas no início da colonização do Brasil ou que não devem ser considerados cidadãos como nós. Por que isso acontece ou está acontecendo?
6ª Etapa: Aprofundando o conhecimento
- Dividir os alunos em 6 grupos e entregar para cada um, atividade para ser realizada em casa através de pesquisa para apresentar o resultado para os demais alunos na próxima aula (05 min).
Observação: As atividades foram detalhadas no arquivo em anexo.
Os resultados da 6ª Etapa serão apresentados em outra aula de 120 min. Cada grupo ficará com 20 min para expor os resultados pesquisados e/ou elaborados.