Visualizar a diversidade de povos e línguas na região que hoje é o Brasil;
Destacar importantes lideranças indígenas que foram protagonistas em situações importantes do período colonial;
Debater sobre os interesses específicos de cada grupo indígena e suas lideranças dentro de cada contexto e etapas da conquista portuguesa na região que hoje chamamos Brasil;
Ressaltar como em cada local onde os portugueses se fixaram foi necessário manter relações com os povos indígenas daquela localidade;
Avaliar os alunos do segundo ano do ensino médio;
Lápis ou caneta para colorir
Cópia do Mapa Mundo da página 5 do livro "História dos Índios no Brasil"
Cópias de trechos dos textos "Os índios no imaginário nacional" de Aldo Rebelo e "Identidades étnicas e Culturais" da Maria Celestino de Almeida;
Computador e projetor para powerpoint
Cada grupo será responsável pela pintura de um mapa e pela apresentação de um dos acontecimentos do período colonial com destaque para a etnia e lideranças citadas.
Será analisado se o grupo conseguiu expressar que os diferentes grupos e suas lideranças tinham objetivos distintos de acordo com o contexto que estavam vivendo nas suas relações com os portugueses.
Cada grupo deve pintar o mapa dos principais troncos linguísticos existentes na região no século XVI (anexo), em uma cópia do mapa das "Principais etnias citadas" (Livro História dos Índios no Brasil pag. 5). A proposta é refletir sobre a diversidade de etnias, seus troncos linguísticos e a flexibilidade das fronteiras entre os povos.
Leitura das páginas 29 e 30 do artigo de Aldo Rebelo, no qual o autor destaca a atuação de diferentes lideranças indígenas no período colonial. No debate sobre este texto cabe ressaltar que o autor é um agente do Estado brasileiro querendo destacar as lutas dos índios "no Brasil", ainda que a noção de Brasil que temos hoje não existisse nas épocas dos acontecimentos narrados, ainda mais por parte das comunidades indígenas. A leitura crítica deverá indicar também como o autor não esta fazendo o papel de um historiador, mas de um divulgador do livro.
Será abordado também as páginas 27 a 30 do texto da Maria Celestino Almeida para o debate e questionamentos sobre quais eram os interesses indígenas em cada episódio.
Pesquisa em grupo no qual cada grupo deve apresentar um contexto histórico e a atuação da liderança indígena destacada no texto lido anteriormente. Por exemplo: As invasões holandesas e Felipe Camarão; a presença francesa e Arariboia; o Tratado de Madrid e Sepé Tiaraju; etc.
Apresentação dos grupos usando slides com imagens sobre o contexto histórico, grupos indígenas e suas lideranças envolvidas.
Comentário final do professor sobre as apresentações.