3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

100
minutos

Diversidade e protagonismo indígena no período colonial

A aula é proposta para identificar a diversidade dos povos indígenas na região que hoje conhecemos como Brasil por volta do ano 1500, e localizar diferentes etnias envolvidas em acontecimentos relevantes - com protagonismo dos indígenas e suas respectivas lideranças -no período das conquistas portuguesas.

Plano de aula construído por
Alfredo Campos Ranzan (Guaíba / RS)

Objetivos

Visualizar a diversidade de povos e línguas na região que hoje é o Brasil;

Destacar importantes lideranças indígenas que foram protagonistas em situações importantes do período colonial;

Debater sobre os interesses específicos de cada grupo indígena e suas lideranças dentro de cada contexto e etapas da conquista portuguesa na região que hoje chamamos Brasil;

Ressaltar como em cada local onde os portugueses se fixaram foi necessário manter relações com os povos indígenas daquela localidade;

Avaliar os alunos do segundo ano do ensino médio;

Requisitos

Lápis ou caneta para colorir

Cópia do Mapa Mundo da página 5 do livro "História dos Índios no Brasil"

Cópias de trechos dos textos "Os índios no imaginário nacional" de Aldo Rebelo e "Identidades étnicas e Culturais" da Maria Celestino de Almeida;

Computador e projetor para powerpoint

Avaliação

Cada grupo será responsável pela pintura de um mapa e pela apresentação de um dos acontecimentos do período colonial com destaque para a etnia e lideranças citadas.

Será analisado se o grupo conseguiu expressar que os diferentes grupos e suas lideranças tinham objetivos distintos de acordo com o contexto que estavam vivendo nas suas relações com os portugueses.

1
20
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Cada grupo deve pintar o mapa dos principais troncos linguísticos existentes na região no século XVI (anexo), em uma cópia do mapa das "Principais etnias citadas" (Livro História dos Índios no Brasil pag. 5). A proposta é refletir sobre a diversidade de etnias, seus troncos linguísticos e a flexibilidade das fronteiras entre os povos.

Arquivos e links
2
25
min

Leitura de texto em sala de aula

Leitura das páginas 29 e 30 do artigo de Aldo Rebelo, no qual o autor destaca a atuação de diferentes lideranças indígenas no período colonial. No debate sobre este texto cabe ressaltar que o autor é um agente do Estado brasileiro querendo destacar as lutas dos índios "no Brasil", ainda que a noção de Brasil que temos hoje não existisse nas épocas dos acontecimentos narrados, ainda mais por parte das comunidades indígenas. A leitura crítica deverá indicar também como o autor não esta fazendo o papel de um historiador, mas de um divulgador do livro.

Será abordado também as páginas 27 a 30 do texto da Maria Celestino Almeida para o debate e questionamentos sobre quais eram os interesses indígenas em cada episódio.

3
5
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Pesquisa em grupo no qual cada grupo deve apresentar um contexto histórico e a atuação da liderança indígena destacada no texto lido anteriormente. Por exemplo: As invasões holandesas e Felipe Camarão; a presença francesa e Arariboia; o Tratado de Madrid e Sepé Tiaraju; etc.

4
40
min

Seminário em grupo (alunos)

Apresentação dos grupos usando slides com imagens sobre o contexto histórico, grupos indígenas e suas lideranças envolvidas.

5
10
min

Exposição Oral por parte do professor

Comentário final do professor sobre as apresentações.

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