3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

AULA DE CAMPO: VISITA À COMUNIDADE DOS ÍNDIOS TAPEBAS.

Organização de uma aula de campo, com estudantes da turma do 3º ano do ensino médio integrado, do IFRN/Campus Mossoró, na faixa etária entre 15 e 18 anos. Visita à comunidade dos Tapebas, no município de Caucaia, no estado do Ceará, objetivando reelaborar conceitos sobre os indígenas a partir de uma abordagem regional. O tempo de percurso da viagem não será contado no cálculo da duração da aula.

Plano de aula construído por
José Gerardo Bastos da Costa Júnior (Mossoró / RN)

Objetivos

- Conhecer a comunidade dos índios Tapebas.

- Tentar compreender o universo cultural de uma comunidade indígena de periferia urbana.

- Comparar a situação dos índios cearenses com a dos índios norte rio-grandenses, percebendo a diversidade cultural entre estes grupos indígenas.

- Entender que apesar da ressignificação cultural os tapebas são indígenas e, por isso, permanecem com o direito de reivindicar terras e outros direitos à condição de índio.

- Conversar com os índios sobre a sua história.

Requisitos

- Cópias de um estudo dirigido sobre as comunidades indígenas no Brasil.

- Uma sala de aula equipada com os instrumentos de multimídia.

- Folhas para a assinatura dos pais e/ou responsáveis autorizando a participação de seus filhos/estudantes na aula de campo.

- O ônibus do IFRN/Campus Mossoró para o transporte dos cerca de 35 discentes.

Avaliação

O processo de avaliação e autoavaliação deve ser desenvolvido a partir da assiduidade e das observações escritas sobre a participação dos discentes na aula de campo.

Recebimento, correção e análise de um relatório final sobre a aula de campo e do estudo dirigido sobre as comunidades indígenas no Brasil.

Divulgação, análise e publicidade do processo avaliativo até o final do bimestre letivo.

1
15
min

Exposição Oral por parte do professor

O professor, após entrar em contato com a liderança da comunidade indígena Tapeba, deve apresentar a proposta de uma aula de campo aos estudantes, que objetiva visitar os Tapebas, localizados no município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará, oportunizando a ressignificação de conceitos sobre os índios brasileiros, a partir de uma abordagem regional.

Elaborar em conjunto as regras de conduta na viagem e a programação da visita.

Os estudantes levarão uma folha para a assinatura dos pais e/ou responsáveis autorizando a participação de seus filhos na aula de campo.

2
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Na sala de aula, exibir o documentário "Antes do Brasil, Cabo Frio, 1530", disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lIVU79GTsw4 (em anexo).

Após a exibição, refletir com os discentes sobre os seguintes aspectos:

- Qual era a situação dos indígenas no Brasil, antes da chegada dos europeus, em especial dos portugueses?

- Que significados tinham a guerra e a antropofagia para os Tupis-guaranis?

- E atualmente, como vivem as comunidades indígenas brasileiras?

- Como a cultura indígena foi ressignificada, a partir do contato com os europeus?

Entregar aos estudantes um Estudo Dirigido (em anexo), com questões de múltipla escolha (estilo ENEM), sobre as comunidades indígenas no Brasil, para pesquisa e resolução, individual ou em equipe de três componentes, como atividade extraclasse.

Os estudantes devem entregar o referido Estudo Dirigido na volta da aula de campo.

Arquivos e links
2.1
3
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Antes da viagem, o professor deve receber as autorizações assinadas pelos pais e/ou responsáveis.

Ao chegar aos Tapebas, o líder comunitário, de acordo com o que foi combinado anteriormente, deve apresentar a comunidade e relatar a sua história.

Os estudantes devem fazer perguntas e tirar as dúvidas a respeito do que está sendo observado.

4
15
min

Produção escrita individual (alunos)

No retorno da viagem, ainda no ônibus, dentro do processo de avaliação, os estudantes devem entregar ao professor o Estudo Dirigido respondido.

Além disso, como lição de casa, devem produzir um pequeno relatório referente à aula de campo.

As respostas do estudo dirigido e o relatório comporão, juntamente com as observações escritas do professor, para o processo de avaliação da aprendizagem.

O resultado do processo avaliativo da aula de campo deve ser divulgado, analisado e publicizado até o final do bimestre letivo.

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