- Conhecer a comunidade dos índios Tapebas.
- Tentar compreender o universo cultural de uma comunidade indígena de periferia urbana.
- Comparar a situação dos índios cearenses com a dos índios norte rio-grandenses, percebendo a diversidade cultural entre estes grupos indígenas.
- Entender que apesar da ressignificação cultural os tapebas são indígenas e, por isso, permanecem com o direito de reivindicar terras e outros direitos à condição de índio.
- Conversar com os índios sobre a sua história.
- Cópias de um estudo dirigido sobre as comunidades indígenas no Brasil.
- Uma sala de aula equipada com os instrumentos de multimídia.
- Folhas para a assinatura dos pais e/ou responsáveis autorizando a participação de seus filhos/estudantes na aula de campo.
- O ônibus do IFRN/Campus Mossoró para o transporte dos cerca de 35 discentes.
O processo de avaliação e autoavaliação deve ser desenvolvido a partir da assiduidade e das observações escritas sobre a participação dos discentes na aula de campo.
Recebimento, correção e análise de um relatório final sobre a aula de campo e do estudo dirigido sobre as comunidades indígenas no Brasil.
Divulgação, análise e publicidade do processo avaliativo até o final do bimestre letivo.
O professor, após entrar em contato com a liderança da comunidade indígena Tapeba, deve apresentar a proposta de uma aula de campo aos estudantes, que objetiva visitar os Tapebas, localizados no município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará, oportunizando a ressignificação de conceitos sobre os índios brasileiros, a partir de uma abordagem regional.
Elaborar em conjunto as regras de conduta na viagem e a programação da visita.
Os estudantes levarão uma folha para a assinatura dos pais e/ou responsáveis autorizando a participação de seus filhos na aula de campo.
Na sala de aula, exibir o documentário "Antes do Brasil, Cabo Frio, 1530", disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lIVU79GTsw4 (em anexo).
Após a exibição, refletir com os discentes sobre os seguintes aspectos:
- Qual era a situação dos indígenas no Brasil, antes da chegada dos europeus, em especial dos portugueses?
- Que significados tinham a guerra e a antropofagia para os Tupis-guaranis?
- E atualmente, como vivem as comunidades indígenas brasileiras?
- Como a cultura indígena foi ressignificada, a partir do contato com os europeus?
Entregar aos estudantes um Estudo Dirigido (em anexo), com questões de múltipla escolha (estilo ENEM), sobre as comunidades indígenas no Brasil, para pesquisa e resolução, individual ou em equipe de três componentes, como atividade extraclasse.
Os estudantes devem entregar o referido Estudo Dirigido na volta da aula de campo.
Antes da viagem, o professor deve receber as autorizações assinadas pelos pais e/ou responsáveis.
Ao chegar aos Tapebas, o líder comunitário, de acordo com o que foi combinado anteriormente, deve apresentar a comunidade e relatar a sua história.
Os estudantes devem fazer perguntas e tirar as dúvidas a respeito do que está sendo observado.
No retorno da viagem, ainda no ônibus, dentro do processo de avaliação, os estudantes devem entregar ao professor o Estudo Dirigido respondido.
Além disso, como lição de casa, devem produzir um pequeno relatório referente à aula de campo.
As respostas do estudo dirigido e o relatório comporão, juntamente com as observações escritas do professor, para o processo de avaliação da aprendizagem.
O resultado do processo avaliativo da aula de campo deve ser divulgado, analisado e publicizado até o final do bimestre letivo.