Objetiva-se provocar a percepção dos alunos em relação ao tratamento dispensado aos povos indígenas na história, a partir da observação de relatos dos próprios indígenas e do livro didático, e por meio de debates;
Possibilitar o conhecimento e a troca de informações entre os alunos, bem como estimular a busca por novos conhecimentos a partir de pesquisas sobre os povos indígenas do Tocantins;
Conhecer a história dos povos indígenas do Tocantins e sua cultura, como vivem na atualidade;
Contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico nos alunos e estimular relações étnicas mais positivas, minimizando preconceitos.
Utilizar-se-á materiais diversos como: vídeo-aula produzido pela TVescola, com o tema como “Rondon e o Indigenismo”; Apostilas sobre os povos indígenas do Tocantins, disponibilizadas pela Seduc-TO; textos como os do J. M. Monteiro, servirão de base para intermediar discussões; músicas para reflexão; de caixa de som e data show.O livro didático; e peças artesanais de povos indígenas do Tocantins.
A avaliação será feita com base na participação dos alunos nas aulas e debates; os alunos deverão produzir um relatório dos vídeos proposto; será proposto uma atividade de fixação com os temas trabalhados sobre os indígenas do Tocantins; participação das atividades lúdicas como as músicas e produção Teatral também será avaliado, além da atividade pesquisa como tarefa de casa e extensão do trabalho realizado em sala.
Visualizar os Vídeos e com base nos vídeos-aula, produzir um relatório, contando o que conseguiu compreender.
Com base nos estudos em sala e em pesquisas sobre os indígenas do Tocantins e os alunos produzirão uma peça teatral rápida, cujo ensaios serão feitos extra-sala e apresentação será feita em sala, com título a ser escolhido pelos próprios alunos.