Ajudar os alunos a perceber que os índios fazem parte da nossa história, das nossas vidas atuais. Que os povos indígenas não pertencem ao passado, mas sim ao presente.
Conhecer os diferentes métodos historiográficos, privilegiando o método oral presente nas comunidades Kadiwéus.
Discutir as múltiplas versões históricas que ocorrem quando analisamos um mesmo fato sob diferentes ângulos. Neste caso, a história sob o olhar do índio e do não-índio.
A intenção maior desta aula é levar os alunos a refletirem sobre a maneira estereotipada como estudamos os indígenas e suas culturas e a maneira como os índios encaram essas nossas análises e também a forma como eles lidam com esses relatos históricos.
Pré-requisitos
* ter conhecimento sobre a diversidade cultural indígena e as trocas culturais entre europeus e nativos brasileiros.
Leitura do artigo:
* SILVA, Giovani José da.Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena. Revista de História e Ensino. Anpuh, 2012.
Análise do vídeo:
*Kadiwéus
https://www.youtube.com/watch?v=PDe_JoYf9x8
Avaliação em grupo:
Grupos de 4 pessoas que deverão ler o texto proposto e assistir ao vídeo e responder ao roteiro de perguntas propostas.
Avaliação individual:
Elaboração de um texto dissertativo sobre as diferentes formas de se contar a história
Introduzir o tema, fazendo uma explanação para os alunos sobre a pluralidade cultural de nossos povos indígenas e da importância de analisarmos esses povos a luz do século XXI.
Levantar o seguinte questionamento:
Como devem ser os índios do século XXI?
Escutar as respostas dos alunos e anotá-las no quadro para uma análise em conjunto das respostas dadas.
Seguimos com a leitura e interpretação do texto "Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena". Dando enfoque às quatro categorias de entendimento do passado entre os povos Kadiwéus.
* SILVA, Giovani José da.Categorias de entendimento do passado
entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena. Revista de História e Ensino. Anpuh, 2012. Disponível em: http://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41/31. Acesso em 06/05/2016
Após a leitura do texto apresentar aos alunos o vídeo Kadiwéus, que traz uma narrativa mítica dos povos Kadiwéus sobre a criação do mundo e da humanidade.
Usar o vídeo para levantar uma reflexão sobre as diferentes formas de explicar o surgimento do mundo, sem desqualificar qualquer uma das interpretações (mítica, religiosa ou científica), mas sim procurar compreendê-las e discuti-las.
*kadiwéus, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PDe_JoYf9x8. Acesso em: 06/05/2016
Divida os alunos em grupos de quatro pessoas e os instrua a responder ao roteiro proposto referente ao texto e ao vídeo analisados na aula anterior.
Segue o roteiro:
1- Qual a importância da oralidade para os índios?
2- De acordo com os seus conhecimentos prévios, explique o que seriam as lendas? Elas estão presentes em nosso folclore? Vocês já ouviram lendas indígenas?
3- O que seriam as "histórias de admirar" dos povos Kadiwéus?
4- Agora, para vocês, existem diferenças entre lendas e "histórias de admirar"?
5- Quais são as categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéus?
6- Sobre o vídeo, encontre o que há em comum entre as narrativas míticas dos povos indígenas e a religiosa de cunho judaico-cristã sobre a criação do mundo.
Após responderem e discutirem o roteiro proposto, peça aos alunos para elaborarem em casa um texto dissertativo sobre as diferentes formas de se compreender o passado entre kadiwéus e os não-índios.