3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

Planos de aula selecionados


49 planos de aula

12345

AS POPULAÇÕES INDÍGENAS NO BRASIL – SITUAÇÃO ATUAL.

120
min

A História não possui a verdade absoluta e acabada, mas proporciona a reflexão sobre os fatos. A aula propõe o estudo sobre a existência dos vários grupos indígenas espalhados pelo país atualmente. Longe de reduzir o conteúdo a mera exposição, deverá ser participativo e crítico para que o aluno possa perceber como esses povos estão organizados na sua complexidade.

Plano de aula construído por Fátima Ribeiro de Almeida (Rio das Ostras/RJ)

ARARIBÁ: DO CAFÉ PARA OS TRILHOS DE UMA NOVA HISTÓRIA

120
min

Esse plano de aula questiona a passividade da expansão cafeeira no Oeste Paulista e resgata as estratégias indígenas após contato, experiências pouco exploradas pela história escolar e fundamentais ao reconhecimento da importância desses sujeitos históricos. A reflexão promove superação de preconceitos e a formação de cidadãos que exijam políticas públicas de valorização e respeito à diversidade.

Plano de aula construído por Carla Izabel Amaro Brolia (Lucianópolis/SP)

O Legado da Historiografia Brasileira e do Ensino de História e Cultura Indígena para os indígenas no século XXI

120
min

Nesta aula, a partir de um estudo de caso - o assassinato do curumim Vitor - vamos debater a cristalização de uma imagem errônea criada pela historiografia e disseminada pelo ensino de História sobre os indígenas, que contribui e fortalece para a discriminação aos indígenas brasileiros. Público Alvo: 1º Ano do Ensino Médio

Plano de aula construído por WENDERSON SANTOS COUTO (Bom Jesus do Amparo/MG)

DE LÁ PRA CÁ - O INDIO NA NOSSA HISTÓRIA

120
min

A aula é destinada aos alunos dos 2º ano do Ensino Médio e terá 3 partes: 1. Visita com os alunos ao Museu Xucuru; 2. Apresentação oral em sala de aula do resumo de textos que tratam da representação do índio através da História; 3. Exibição de vídeo em sala sobre os Xucuru-Kariri. A metodologia empregada será expositiva/dialogada e debate.

Plano de aula construído por Roberto Idalino Barros (Palmeira dos Índios/AL)

A presença indígena nas brincadeiras infantis nos dias atuais: permanências e mudanças.

120
min

O plano de aula "A Presença indígena nas brincadeiras infantis nos dias atuais: permanências e mudanças", será ministrado para os alunos do Ensino Médio (1º ano), tem por objetivo fazer com que eles compreendam que a cultura indígena resistiu ao etnocídio e que essa cultura indígena se faz presente em nosso meio, principalmente no que se refere às brincadeiras infantis.

Plano de aula construído por Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira (Mineiros/GO)

A PLURALIDADE DE POVOS INDÍGENAS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO

120
min

O Plano de Aula proposto consiste em um conjunto de atividades realizadas em sala de aula que estimulam a discussão e a análise crítica dos estereótipos construídos acerca das populações indígenas no Brasil, propondo, desta forma, a construção de conhecimento sobre a diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros e a reflexão de sua presença na realidade atual do país.

Plano de aula construído por Laura Stocco Felicio (São Bernardo do Campo/SP)

NO BRASIL OS ÍNDIOS VIVEM E RESISTEM!

40
min

Esta aula se desenvolverá em uma turma do 7º ano do ensino fundamental que teve como pré- requisito os conteúdos que tratam do Descobrimento do Brasil e dos anos iniciais da Colonização do nosso território. Esta aula possibilitará os alunos a superarem visões estereotipadas dos povos indígenas brasileiros construídas historicamente.

Plano de aula construído por Dayane Santos (Campos dos Goytacazes/RJ)

História e cultura indígena no Ceará atual

120
min

Trata-se de uma aula para estudantes do segundo ano do Ensino Médio, visando conhecer a história indígena do Ceará, notadamente das etnias atuais, sua etnicidade, organização social e política, saber onde vivem, como se chamam, que manifestações culturais têm, como se assemelham e se diferenciam. Além da pesquisa em diversos meios, os estudantes aprenderão pelo contato e interação com uma aldeia.

Plano de aula construído por Paulo Barros (Fortaleza/CE)

ENTENDENDO OS MOVIMENTOS INDÍGENAS DO BRASIL

120
min

Este trabalho tem como objetivo abordar os movimentos indígenas no Brasil para séries de 9º ano do ensino fundamental, com o intuito de desenvolver uma qualificada reflexão sobre a atual organização política e social dos povos indígenas do país.

Plano de aula construído por Gabriel Valença Rios (Jaboatão dos Guararapes/PE)

Nossos povos indígenas - Lugares, Costumes e cores

120
min

Trataremos de conhecer aspectos gerais de 7 povos indígenas que se localizam no Ceará atualmente e que, portanto, têm uma história de luta e de resistência para a permanência de seu povo em um determinado lugar do nosso estado, a fim de aproximar os estudantes desses povos por meio do conhecimento de sua cultura.

Plano de aula construído por Icaro Amorim Martins (Fortaleza/CE)

ONDE ESTÃO OS ÍNDIOS NA GUERRA DOS FARRAPOS?

110
min

Esta proposta de aula tem como objetivo dar voz aos indígenas silenciados no conflito que constitui a memória e a identidade gaúcha, mostrando que os indígenas eram agentes históricos e estavam presentes no conflito entre imperiais e farroupilhas no RS do século XIX. Destinada aos alunos da 1ª série do Ensino Médio.

Plano de aula construído por Renata Finkler Johann (Porto Alegre/RS)

INDÍGENAS NO SÉCULO XXI

120
min

O que é ser índio hoje? Vamos tentar construir essa resposta buscando as referências dos discentes do nono ano do Ensino Fundamental, introduzindo conceitos como cultura, diversidade e etnia. Desconstruindo visões equivocadas e buscando um melhor entendimento do tema através de documentos, leis e relatos.

Plano de aula construído por Clarice Ehmke Gayo (Blumenau/SC)


49 planos de aula

12345

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.