Geral: Ampliar o conhecimento sobre as representações históricas produzidas acerca dos povos indígenas no plano nacional e local.
Específicos:
. Apresentar diferentes visões acerca dos povos indígenas construídas através da História;
. Debater as diversas construções históricas sobre os povos indígenas;
. Reconhecer a importância da presença indígena na História do Brasil e do município de Palmeira dos Índios.
. Valorizar o legado histórico cultural dos povos indígenas;
. Contribuir para desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre os povos indígenas.
Para o desenvolvimento dessa aula serão utilizados os seguintes recursos/materiais: papel, caneta, meio de transporte, computador, datashow, resumo de textos sobre a representação do índio na História, visita ao museu Xucuru.
A avaliação se desenvolverá em dois momentos:
1. De forma oral (coletivamente), a partir do debate que será realizado em sala de aula depois da visita dos alunos ao Museu Xucuru na cidade de Palmeira dos Índios. Os pontos a serem refletidos estão contemplados na parte 1 e 3 da aula.
2º - Através de uma atividade escrita em dupla na sala de aula que se encontra na 3ª parte da aula (arquivo 2)
Essa atividade se desenvolverá a partir de uma visita ao Museu Xucuru na cidade de Palmeira dos Índios e tem como objetivo conhecer o acervo da instituição e fazer o aluno refletir sobre o espaço e a representação que é dada ao índio no museu que leva o nome da etnia Xucuru. Antes da visita os alunos receberão as seguintes questões para serem refletidas:
1. Qual o espaço que o museu destina aos índios em seu acervo ? esse espaço faz jus ao nome que o museu carrega?
2. De que forma a figura do índio está representada nas obras que compõem o acervo do museu?
3. Que objetos, usos e costumes dos povos indígenas que estão presentes na coleção do museu fazem parte do nosso cotidiano?
Essas questões serão discutidas posteriormente em um debate em sala de aula e sistematizadas na atividade avaliativa.
Breve apresentação em slides de uma síntese dos textos de Deivison Amaral - Os povos indígenas nas obras de Capistrano de Abreu, Gilberto Freyre e Caio Prado Junior; Aldo Rebelo - O índio no imaginário nacional; Maria Regina Celestino Almeida - O lugar dos índios na História; John Monteiro - Redescobrindo os índios da América Portuguesa e uma breve apresentação sobre a presença indígena no município de Palmeira dos índios. Objetiva mostrar como o índio foi e tem sido visto sob o olhar do outro. As imagens escolhidas na abertura do slide mostram um índio da época colonial e outro da atualidade e tenciona provocar o olhar do aluno sobre a questão da “pureza” do índio. No início da aula será feita uma provocação aos alunos a respeito das duas imagens: O que diferencia essas duas representações? É possível afirmar que existe um índio mais "puro" que outro? Porque?
Essa atividade em sala de aula será dividida em três momentos:
1. Assistir o vídeo Xucuru-Kariri: cultura, tradição e cemitérios indígenas em Palmeira dos Índios (12 min);
2. Debater as questões que foram levantadas na visita ao museu, acrescentando outros questionamentos como: Qual a importância de ouvir os próprios índios narrarem sua história? Quais as contradições que podem ser estabelecidas entre o vídeo apresentado e o que foi visto no acervo do museu sobre os povos Xucuru-Kariri? (15 min).
3. Sistematização desses questionamentos (18 min -atividade realizada em dupla)