3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

DE LÁ PRA CÁ - O INDIO NA NOSSA HISTÓRIA

A aula é destinada aos alunos dos 2º ano do Ensino Médio e terá 3 partes: 1. Visita com os alunos ao Museu Xucuru; 2. Apresentação oral em sala de aula do resumo de textos que tratam da representação do índio através da História; 3. Exibição de vídeo em sala sobre os Xucuru-Kariri. A metodologia empregada será expositiva/dialogada e debate.

Plano de aula construído por
Roberto Idalino Barros (Palmeira dos Índios / AL)

Objetivos

Geral: Ampliar o conhecimento sobre as representações históricas produzidas acerca dos povos indígenas no plano nacional e local.

Específicos:

. Apresentar diferentes visões acerca dos povos indígenas construídas através da História;

. Debater as diversas construções históricas sobre os povos indígenas;

. Reconhecer a importância da presença indígena na História do Brasil e do município de Palmeira dos Índios.

. Valorizar o legado histórico cultural dos povos indígenas;

. Contribuir para desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre os povos indígenas.

Requisitos

Para o desenvolvimento dessa aula serão utilizados os seguintes recursos/materiais: papel, caneta, meio de transporte, computador, datashow, resumo de textos sobre a representação do índio na História, visita ao museu Xucuru.

Avaliação

A avaliação se desenvolverá em dois momentos:

1. De forma oral (coletivamente), a partir do debate que será realizado em sala de aula depois da visita dos alunos ao Museu Xucuru na cidade de Palmeira dos Índios. Os pontos a serem refletidos estão contemplados na parte 1 e 3 da aula.

2º - Através de uma atividade escrita em dupla na sala de aula que se encontra na 3ª parte da aula (arquivo 2)

1
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Essa atividade se desenvolverá a partir de uma visita ao Museu Xucuru na cidade de Palmeira dos Índios e tem como objetivo conhecer o acervo da instituição e fazer o aluno refletir sobre o espaço e a representação que é dada ao índio no museu que leva o nome da etnia Xucuru. Antes da visita os alunos receberão as seguintes questões para serem refletidas:

1. Qual o espaço que o museu destina aos índios em seu acervo ? esse espaço faz jus ao nome que o museu carrega?

2. De que forma a figura do índio está representada nas obras que compõem o acervo do museu?

3. Que objetos, usos e costumes dos povos indígenas que estão presentes na coleção do museu fazem parte do nosso cotidiano?

Essas questões serão discutidas posteriormente em um debate em sala de aula e sistematizadas na atividade avaliativa.

2
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Breve apresentação em slides de uma síntese dos textos de Deivison Amaral - Os povos indígenas nas obras de Capistrano de Abreu, Gilberto Freyre e Caio Prado Junior; Aldo Rebelo - O índio no imaginário nacional; Maria Regina Celestino Almeida - O lugar dos índios na História; John Monteiro - Redescobrindo os índios da América Portuguesa e uma breve apresentação sobre a presença indígena no município de Palmeira dos índios. Objetiva mostrar como o índio foi e tem sido visto sob o olhar do outro. As imagens escolhidas na abertura do slide mostram um índio da época colonial e outro da atualidade e tenciona provocar o olhar do aluno sobre a questão da “pureza” do índio. No início da aula será feita uma provocação aos alunos a respeito das duas imagens: O que diferencia essas duas representações? É possível afirmar que existe um índio mais "puro" que outro? Porque?

Arquivos e links
3
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Essa atividade em sala de aula será dividida em três momentos:

1. Assistir o vídeo Xucuru-Kariri: cultura, tradição e cemitérios indígenas em Palmeira dos Índios (12 min);

2. Debater as questões que foram levantadas na visita ao museu, acrescentando outros questionamentos como: Qual a importância de ouvir os próprios índios narrarem sua história? Quais as contradições que podem ser estabelecidas entre o vídeo apresentado e o que foi visto no acervo do museu sobre os povos Xucuru-Kariri? (15 min).

3. Sistematização desses questionamentos (18 min -atividade realizada em dupla)

Arquivos e links
3.2

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.