-Destacar e analisar a presença indígena na Guerra dos Farrapos
- Compreender que a presença indígena no conflito não esteve restrita as forças rebeldes. Os índios também atuaram ao lado das forças Imperiais
- Compreender e analisar a história da Revolução Farroupilha de maneira que contemple a presença e participação ameríndia.
- Demonstrar, enfim, o caráter de agente histórico e papel do indígena na construção histórica.
- Introdução sobre o contexto da Guerra dos Farrapos: causas, participações, motivações, interesses envolvidos. Quadro-negro, giz;Folhas impressas com reprodução de documentos já publicados sobre o conflito nos quais encontramos a participação indígena e seu posicionamento.
- Projetor para demonstrar imagens representativas do conflito e do papel indígena na sociedade gaúcha do século XIX.
Em trios, cada um deverá expôr, em formato de carta, como se fosse o referido índio de seu documento, seus motivos para participar da guerra e suas motivações para escolher um dos lados, dando participação e voz ativa ao indígena como a gente histórico, visto que a documentação que se tem acerca do episódio é majoritariamente escrita a partir das mãos dos oficiais das armas daquele conflito, e não dos índios ou negros que participaram na linha de frente, na grande maioria das vezes.
A partir das cartas, então discutiremos o papel do índio no conflito, sua função e sua participação,evidenciando que era um agente histórico participante e com decisões convenientes naquele determinado contexto histórico.
A exposição visa instrumentalizar os alunos a entenderem os principais conceitos e eventos relacionados à Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul do século XIX, sendo considerada a maior guerra contestatória ao Império. Aqui, através de exposição oral e do uso do quadro-negro, a ideia é uma aula expositivo-dialogada com os estudantes visando salientar as causas, participações, motivações, interesses envolvidos no conflito da elite riograndense com o Império Brasileiro, evidenciando também o papel do negro e do indígena.
Os alunos, separados em trios, receberão cópias de documentos onde conste a presença indígena no conflito farroupilha e serão provocados com a seguinte indagação: ONDE ESTÃO OS ÍNDIOS NA GUERRA DOS FARRAPOS? Assim, serão estimulados a realizarem a interpretação dos documentos buscando compreender a presença e o papel do indígena no conflito. Muitas vezes o documento apresenta alguma informação escrita e evidenciada não pelas parcialidade indígenas, o que também será discutido com auxílio da professora.
Os alunos, após serem divididos em trios, receberão documentos nos quais consta a participação de indígenas durante o conflito da Revolução Farroupilha. Dessa forma, alguns grupos terão documentos de indígenas que lutaram junto aos rebeldes farrapos e outros que estavam lutando a favor do Império. Os alunos serão orientados a analisar essa documentação e procurar compreender as motivações dos indígenas para a tomada de decisão de que lado seguir durante o conflito. Assim, após análise em grupo com auxílio da professora, cada trio deverá expôr, em formato de carta, como se fosse o referido índio de seu documento, seus motivos para participar da guerra e suas motivações para escolher um dos lados, dando participação e voz ativa ao indígena como a gente histórico, visto que a documentação que se tem acerca do episódio é majoritariamente escrita a partir das mãos dos oficiais das armas daquele conflito, e não dos índios ou negros que participaram na linha de frente, na grande maioria das vezes.
A partir das cartas, então discutiremos o papel do índio no conflito, sua função e sua participação,evidenciando que era um agente histórico participante e com decisões convenientes naquele determinado contexto histórico.