3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

O Legado da Historiografia Brasileira e do Ensino de História e Cultura Indígena para os indígenas no século XXI

Nesta aula, a partir de um estudo de caso - o assassinato do curumim Vitor - vamos debater a cristalização de uma imagem errônea criada pela historiografia e disseminada pelo ensino de História sobre os indígenas, que contribui e fortalece para a discriminação aos indígenas brasileiros. Público Alvo: 1º Ano do Ensino Médio

Plano de aula construído por
WENDERSON SANTOS COUTO (Bom Jesus do Amparo / MG)

Objetivos

-Identificar a imagem do indígena formulada pela- historiografia tradicional brasileira e veiculada nos livros e meios de comunicação.

-Conceber o indígena como agente da história e portanto, um ser dinâmico.

-Superar a visão folclórica que temos a cerca dos povos indígenas.

-Entender a imagem do indígena cristalizada pela historiografia do século XIX e XX como ultrapassada, excludente e tendenciosa.

Requisitos

-Material: Datashow, som, computador para projeção e texto "1500, o ano que não terminou (...)";

-Edição de filmes: "O descobrimento do Brasil", "Hans Sataden", e "O caçador de esmeraldas";

-Leitura do texto: "1500, o ano que não terminou (...)"

-Agendamento, organização de roteiro e visita técnica à Reserva Indígena dos Pataxós em Carmésia (MG).

Avaliação

O processo avaliativo ocorrerá de maneira qualitativa e processual levando em consideração os seguintes momentos:

-Debate a cerca da reportagem jornalística: "1500, o ano que não terminou: Quem chorou por Vitor, o bebê indígena assassinado com uma lâmina enfiada no pescoço?";

-Análise da imagem dos indígenas projetadas nos filmes "O descobrimento do Brasil", "Hans Staden", e "O caçador de esmeraldas";

-Comparação entre a imagem tradicional do indígena e as impressões dos alunos sobre os indígenas da reserva pataxó do município de Carmésia (MG).

1
5
min

Exposição Oral por parte do professor

Iniciar a aula com uma "tempestade de ideias": perguntar aos alunos o que os mesmos sabem com relação a história e a cultura indígena. Anotar na lousa as respostas dos alunos de maneira esquemática.

2
30
min

Vídeo/Música/Imagem

Exibir trechos dos filmes "O Descobrimento do Brasil", "Hans Staden" e "O caçador de esmeraldas" que retratam os povos indígenas em diferentes momentos do período colonial.

Obs.: a escolha dos filmes leva em conta o período de sua produção, assim podemos perceber a perpetuação de uma determinada imagem a cerca do indígena em diferente períodos da história do Brasil. Os vídeos estão disponíveis no YouTube e contam com inúmeras cenas que devem ser selecionadas e editadas pelo professor.

Arquivos e links
2.2
2.3
3
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Após a exibição dos trechos dos filmes "O Descobrimento do Brasil", "Hans Staden" e "O caçador de esmeraldas" apresentar aos alunos aos alunos as imagens dos indígenas consolidadas no imaginário nacional e reproduzida nos filmes.

Obs.: Esse momento pode ser complementado com imagens veiculadas em livros, revistas, jornais e outros meios. Segue em anexo algumas sugestões.

Arquivos e links
4

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Propor aos alunos que façam uma leitura do texto jornalístico "1500, o ano que não terminou: Quem chorou por Vitor, o bebê indígena assassinado com uma lâmina enfiada no pescoço?" para discussão na próxima aula.

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5
25
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

A partir da discussão sobre os trechos dos filmes "O Descobrimento do Brasil", "Hans Staden" e "O caçador de esmeraldas" exibidos na aula anterior e da leitura do texto jornalístico "1500, o ano que não terminou: Quem chorou por Vitor, o bebê indígena assassinado com uma lâmina enfiada no pescoço?" coordenar um debate entre os alunos sobre a imagem do indígena apresentada no texto e nos filmes.

Obs.: Essa atividade servirá como preparação para a visita técnica realizada pelos alunos a reserva indígena Pataxó, no município de Carmésia (MG), portanto, após o término da mesma entregaremos a ficha de relatório aos alunos para nortear suas observações durante a visitação.

Arquivos e links
6
45
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

_VISITA TÉCNICA À RESERVA PATAXÓ NO MUNICÍPIO DE CARMÉSIA (MG)_

Juntamento com o professor e de posse do relatório entregue na aula anterior os alunos deverão observar os pontos indicados e responder as perguntas.

Obs.: A visita será realizada em um sábado letivo, e levando em consideração a questão do tempo, esse só será contabilizado entre a chegada e saída da reserva, sendo desconsiderado o tempo em transito. Por falta de opção do sistema, considerei a visita técnica como um "Outro tipo de atividade em sala de aula". Achei o termo apropriado por pensar que a aula pode e deve ultrapassar o ambiente da sala física ocorrendo em espaços diversos.

7

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Propor aos alunos que redijam um texto comparando a imagem do indígena no imaginário nacional com o indígena da reserva Pataxó no município de Carmésia (MG).

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