3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

História e cultura indígena no Ceará atual

Trata-se de uma aula para estudantes do segundo ano do Ensino Médio, visando conhecer a história indígena do Ceará, notadamente das etnias atuais, sua etnicidade, organização social e política, saber onde vivem, como se chamam, que manifestações culturais têm, como se assemelham e se diferenciam. Além da pesquisa em diversos meios, os estudantes aprenderão pelo contato e interação com uma aldeia.

Plano de aula construído por
Paulo Barros (Fortaleza / CE)

Objetivos

- Ter breve conhecimento da história indígena do Ceará pré-colonial e colonial.

- Entender o discurso oficial do “desaparecimento” dos índios no Ceará.

Conhecer os remanescentes indígenas e suas origens étnicas.

- Entender as causas da diminuição da população indígena no Ceará, sobretudo dos povos dos quais os índios do Ceará atual são remanescentes.

- Identificar etnograficamente os povos indígenas cearenses da atualidade.

- Reconhecer as reivindicações sociais, políticas e culturais desses povos, assim como os conflitos que vivem com outros setores da sociedade envolvendo questões territoriais.

- Conhecer em loco, o cotidiano de uma aldeia indígena na região metropolitana de Fortaleza.

Requisitos

Material bibliográfico (livros acadêmicos, didáticos, textos, etc.), pesquisa eletrônica: enciclopédias, sítios, blogues; vídeos disponíveis na internet; câmeras fotográficas e de filmagem, projetor multimídia, material para confecção de mapas mentais, cartazes etc.

Avaliação

A avaliação será feita a partir de três momentos.

1- Os estudantes, após terem tido exposição pelo professor, leitura, pesquisa em diferentes fontes, pesquisarão sobre diferentes etnias do Ceará atual de outrora e exporão em forma de seminário ou painéis.

2 – Em um segundo momento assistirão ao vídeo: Índios do Ceará, programa produzido pela TV Jangadeiro. Após a exibição do vídeo haverá um pequeno debate, procurando-se associar pontos do programa com as informações de suas pesquisas e com o que foi exposto pelo professor.

3- O terceiro momento avaliativo será uma aula de campo na aldeia Jenipapo-Kanindé na cidade de Aquiraz-CE. Munidos de pesquisa mais detalhada sobre essa etnia e a partir de uma trilha feita no território da aldeia, de uma vista à escola indígena jenipapo-kanindé, da observação de um ritual (Toré) e a visita ao museu da aldeia, os estudantes produzirão trabalhos diversificados (exposição de fotografia, vídeos, mapas mentais, dossiês, cartazes, painéis etc.) para uma exposição na escola.

1
35
min

Exposição Oral por parte do professor

Exposição breve pelo professor da história e cultura dos povos indígenas no Ceará pré-colonial e colonial e uma introdução à situação dos remanescentes indígenas atuais. Leitura de parte do texto: Marco Referencial dos Povos Indígenas do Estado do Ceará, notadamente da parte que se refere às etnias (localização, população). Tratar-se-á de uma leitura em sala com o professor, buscando-se captar pontos do texto que ressaltam a relevante presença indígena no estado do Ceará atualmente.

Arquivos e links
2
40
min

Vídeo/Música/Imagem

Em um segundo momento assistirão parte do vídeo Índios do Ceará, programa produzido pela TV Jangadeiro/Fortaleza. Após a exibição do vídeo haverá um pequeno debate, procurando-se associar pontos relevantes abordados pelo programa, pela exposição do professor e das pesquisas dos estudantes como atividade domiciliar (Atividade seguinte).

Arquivos e links
2.1
3
5
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Entre as atividades anteriores (1 e 2), os estudantes ampliarão seus conhecimentos sobre os índios do Ceará atual, pesquisando a partir de um roteiro proposto. Usarão para tanto, diferentes fontes de pesquisa (bibliográfica, fílmica, eletrônica etc.). Focalizarão a pesquisa sobre a etnia que será privilegiada na aula seguinte (Índios Jenipapo-Kanindé).

Arquivos e links
4
40
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Uma aula de campo na aldeia Jenipapo-Kanindé na cidade de Aquiraz-CE. Para a aula será levado em consideração a pesquisa sobre a situação histórica, social e cultural da etnia, assim como conhecimentos prévios sobre a aldeia, obtidos por contato com as lideranças indígenas jenipapo-kanindé, por pesquisa eletrônica e informações sobre a escola indígena da aldeia através de documentos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Os estudantes e o professor farão um roteiro de aula baseado nos dados mencionados acima e do roteiro programado pelos guias turísticos da aldeia, a saber, uma trilha a ser feita para conhecer a flora, a fauna e a lagoa; de uma visita à escola indígena da aldeia; da observação de um ritual (Torém); e a visita ao museu da tribo. A partir disso os estudantes produzirão trabalhos diversificados (Exposição de fotografia, vídeos, mapas mentais, dossiê, cartazes), os quais serão expostos à comunidade escolar.

Arquivos e links

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