- Ter breve conhecimento da história indígena do Ceará pré-colonial e colonial.
- Entender o discurso oficial do “desaparecimento” dos índios no Ceará.
Conhecer os remanescentes indígenas e suas origens étnicas.
- Entender as causas da diminuição da população indígena no Ceará, sobretudo dos povos dos quais os índios do Ceará atual são remanescentes.
- Identificar etnograficamente os povos indígenas cearenses da atualidade.
- Reconhecer as reivindicações sociais, políticas e culturais desses povos, assim como os conflitos que vivem com outros setores da sociedade envolvendo questões territoriais.
- Conhecer em loco, o cotidiano de uma aldeia indígena na região metropolitana de Fortaleza.
Material bibliográfico (livros acadêmicos, didáticos, textos, etc.), pesquisa eletrônica: enciclopédias, sítios, blogues; vídeos disponíveis na internet; câmeras fotográficas e de filmagem, projetor multimídia, material para confecção de mapas mentais, cartazes etc.
A avaliação será feita a partir de três momentos.
1- Os estudantes, após terem tido exposição pelo professor, leitura, pesquisa em diferentes fontes, pesquisarão sobre diferentes etnias do Ceará atual de outrora e exporão em forma de seminário ou painéis.
2 – Em um segundo momento assistirão ao vídeo: Índios do Ceará, programa produzido pela TV Jangadeiro. Após a exibição do vídeo haverá um pequeno debate, procurando-se associar pontos do programa com as informações de suas pesquisas e com o que foi exposto pelo professor.
3- O terceiro momento avaliativo será uma aula de campo na aldeia Jenipapo-Kanindé na cidade de Aquiraz-CE. Munidos de pesquisa mais detalhada sobre essa etnia e a partir de uma trilha feita no território da aldeia, de uma vista à escola indígena jenipapo-kanindé, da observação de um ritual (Toré) e a visita ao museu da aldeia, os estudantes produzirão trabalhos diversificados (exposição de fotografia, vídeos, mapas mentais, dossiês, cartazes, painéis etc.) para uma exposição na escola.
Exposição breve pelo professor da história e cultura dos povos indígenas no Ceará pré-colonial e colonial e uma introdução à situação dos remanescentes indígenas atuais. Leitura de parte do texto: Marco Referencial dos Povos Indígenas do Estado do Ceará, notadamente da parte que se refere às etnias (localização, população). Tratar-se-á de uma leitura em sala com o professor, buscando-se captar pontos do texto que ressaltam a relevante presença indígena no estado do Ceará atualmente.
Em um segundo momento assistirão parte do vídeo Índios do Ceará, programa produzido pela TV Jangadeiro/Fortaleza. Após a exibição do vídeo haverá um pequeno debate, procurando-se associar pontos relevantes abordados pelo programa, pela exposição do professor e das pesquisas dos estudantes como atividade domiciliar (Atividade seguinte).
Entre as atividades anteriores (1 e 2), os estudantes ampliarão seus conhecimentos sobre os índios do Ceará atual, pesquisando a partir de um roteiro proposto. Usarão para tanto, diferentes fontes de pesquisa (bibliográfica, fílmica, eletrônica etc.). Focalizarão a pesquisa sobre a etnia que será privilegiada na aula seguinte (Índios Jenipapo-Kanindé).
Uma aula de campo na aldeia Jenipapo-Kanindé na cidade de Aquiraz-CE. Para a aula será levado em consideração a pesquisa sobre a situação histórica, social e cultural da etnia, assim como conhecimentos prévios sobre a aldeia, obtidos por contato com as lideranças indígenas jenipapo-kanindé, por pesquisa eletrônica e informações sobre a escola indígena da aldeia através de documentos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Os estudantes e o professor farão um roteiro de aula baseado nos dados mencionados acima e do roteiro programado pelos guias turísticos da aldeia, a saber, uma trilha a ser feita para conhecer a flora, a fauna e a lagoa; de uma visita à escola indígena da aldeia; da observação de um ritual (Torém); e a visita ao museu da tribo. A partir disso os estudantes produzirão trabalhos diversificados (Exposição de fotografia, vídeos, mapas mentais, dossiê, cartazes), os quais serão expostos à comunidade escolar.