3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

ENTENDENDO OS MOVIMENTOS INDÍGENAS DO BRASIL

Este trabalho tem como objetivo abordar os movimentos indígenas no Brasil para séries de 9º ano do ensino fundamental, com o intuito de desenvolver uma qualificada reflexão sobre a atual organização política e social dos povos indígenas do país.

Plano de aula construído por
Gabriel Valença Rios (Jaboatão dos Guararapes / PE)

Objetivos

•Analisar a situação dos povos indígenas na atualidade;

•Compreender a formação dos movimentos sociais indígenas no século XX;

•Esclarecer as pautas de reivindicações desses movimentos;

•Discutir o fenômeno da emergência étnica e a diversidade cultural dos povos indígenas

Requisitos

•Leitura prévia do docente acerca dos Movimentos Indígenas a partir dos artigos e livros sugeridos na bibliografia para a produção de fichas de conteúdos a serem utilizadas no decorrer das aulas.

•Utilização de recursos audiovisuais (data show);

•Utilização de reportagens de periódicos;

Avaliação

•Participação nos debates e comprometimento na realização das atividades propostas;

•Pesquisa de imagens e reportagens sobre os movimentos indígenas em atividade extra-classe pelos alunos;

•Confecção de mural sobre os movimentos indígenas em grupos a partir dos resultados dos debates realizados em sala, pelas pesquisas desenvolvidas individualmente por cada aluno.

1
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Acolhida dos alunos e formação de debate sobre o conceito de índio sem leitura prévia.

•Fazer algumas provocações:

•Por que o livro didático não apresenta qualquer conteúdo acerca dos povos indígenas na atualidade? (Trabalhar com o conceito de esquecimento na História a partir dessa questão)

•Existe realmente um movimento social indígena?

•O que os índios reivindicam?

•O que tem sido reportado na mídia recentemente?

Para trabalhar com a presença/ausência dos povos indígenas nos livros didáticos, sugiro ao professor a leitura prévia de alguns textos que devem auxilia-lo na condução do debate.

O artigo de Michael Pollak esclarece a noção de esquecimento e de ausência para a historiografia, para a presença/ausência dos povos indígenas nos livros didáticos recomendo a leitura dos artigos de Coelho e de Silva.

Arquivos e links
2
25
min

Exposição Oral por parte do professor

Aula expositiva sobre a história recente dos povos indígenas mediante o uso de slides, com entrega de ficha de conteúdo contendo os seguintes temas:

•Os povos indígenas no século XIX: o que a historiografia atual nos apresenta.

•A República e os índios: a política indigenistas e a criação dos órgãos governamentais SPI e FUNAI

•A Expansão do Oeste e o projeto de desenvolvimento da Ditadura Militar

Para a composição desse material didático solicitamos a leitura do livro “A Presença Indígena na Formação do Brasil”, especificamente a segunda e a terceira partes da obra que trazem informações sobre o período histórico a ser compreendido na aula, assim como a primeira parte do livro “Povos indígenas e a lei dos ‘brancos’: o direito à diferença”. Ambos os livros estão disponível para download no site do MEC.

Na explanação em sala de aula, o professor deve salientar a construção de uma política indigenista que atravessa os séculos XIX e XX tendo uma perspectiva assimilacionista, cujas prerrogativas entendiam que os índios estariam em fase de “extinção” e gradativamente “perdiam” seus aspectos e culturais e por esta razão se acreditava que aos poucos essas comunidades seriam assimiladas na “grande massa” da população brasileira. Também deve ser frisado que foi a partir do século XIX que se criou uma imagem genérica do que seria o índio, uma ideia que ainda permanece no imaginário brasileiro, que entende o índio a partir de uma singularidade cultural, negando a heterogeneidade dos povos atuais.

Atividade de casa: pesquisar reportagens e imagens sobre os movimentos sociais indígenas em revistas e jornais.

Orientar os alunos a pesquisar as reportagens em periódicos nacionais e internacionais sobre as últimas mobilizações dos povos indígenas: O Globo, Estadão, Folha de São Paulo, El País, como também nos veículos de informação locais: Diário de Pernambuco, Jornal do Comércio e Folha de Pernambuco. Ver também em revistas como a National Geograph Brasil.

1) Indicar quando e onde a reportagem foi registrada, qual periódico noticiou aquela mobilização e qual seria a razão desta.

2) Buscar mais de uma imagem acerca do movimento indígena, podendo ser fotografia e/ou charge, e utilizar os mesmo procedimentos de identificação em relação à reportagem.

3) O material investigado deve estar impresso ou escrito no caderno (no caso das imagens, devem ser impressas) para que possa ser apresentado ao professor.

Arquivos e links
3
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

•Acolhida das pesquisas dos alunos e formação de debate sobre os as matérias das reportagens.

• Os alunos devem dividir-se em grupos de 5 integrantes e conversar sobre os resultados das pesquisas individuais, discutindo as semelhanças e as diferenças entre os materiais pesquisados por eles.

• O professor deve fazer algumas provocações, de preferência registra-las no quadro:

o A justiça tem sido favorável às reclamações dos indígenas?

o Qual seria a pauta comum desses movimentos?

o Quem se incomoda com as reivindicações indígenas?

o Por que os povos indígenas lutam para o reconhecimento de sua etnia?

•Apresentação de cada grupo sobre as imagens e reportagens pesquisas. Solicitar que os alunos guardem o material pesquisado para a atividade final da aula.

4
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Aula expositiva sobre a formação dos movimentos indígenas no Brasil mediante o uso de slides, com entrega de ficha de conteúdo.

Para a composição desse material didático solicitamos a leitura do segundo capítulo do livro “O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje”, texto que apresenta de maneira bastante didática o conceito de movimento indígena, as formas de organização, e acima de tudo o caráter plural do movimento. A organização desse capítulo serve de base para organizar o conteúdo da ficha. O livro encontra-se para download na página do MEC.

Para aqueles docentes que são da Região Nordeste, sugiro a leitura do livro de Kelly Oliveira “Diga ao povo que avance!” que trata da formação do movimento indígena no Nordeste. O texto de Arruti “Morte e Vida no Nordeste Indígena” também deve ajudar, mas devo ressaltar que é artigo muito denso, requisitando uma leitura mais lenta para apreender as informações do mesmo.

•A partir da exposição do conteúdo da ficha, mediar as informações trazidas pelo professor com os materiais pesquisados pelos alunos.

Sugiro a utilização das imagens que constam no periódico El País sobre os protestos indígenas em Brasília contra a PEC/215.

Arquivos e links
5
20
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Atividade em grupo: Elaboração de Mural com as imagens e os principais resultados das pesquisas e dos debates sobre os movimentos indígenas.

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