3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

A presença indígena nas brincadeiras infantis nos dias atuais: permanências e mudanças.

O plano de aula "A Presença indígena nas brincadeiras infantis nos dias atuais: permanências e mudanças", será ministrado para os alunos do Ensino Médio (1º ano), tem por objetivo fazer com que eles compreendam que a cultura indígena resistiu ao etnocídio e que essa cultura indígena se faz presente em nosso meio, principalmente no que se refere às brincadeiras infantis.

Plano de aula construído por
Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira (Mineiros / GO)

Objetivos

Compreender e reconhecer que, mesmo com o genocídio e o vilipêndio praticado pelos homens brancos europeus, a cultura indígena conseguiu se manter viva e, ainda influenciar a cultura brasileira. A exemplo temos os povos Munduruku do Município de Juara-MT.

Fomentar nos alunos o gosto pela pesquisa;

Identificar as permanências e mudanças entre as brincadeiras nos dias atuais e a dos povos Munduruku_MT.

Instigar os alunos a criarem livretos informativos sobre o brincar dos povos indígenas: Munduruku-MT.

Requisitos

Para que o plano possa ser realizado é necessário:

1- Livro didático dos alunos;

2-Mesa e cadeira (apresentação do jogo dramático);

3-Projetor multimídia com som;

4-Acesso à internet para ler o texto, fazer as pesquisas e confeccionar o livreto ;

5- Resmas de papel;

5- Impressora para imprimir os livretos;

6-Auditório da escola com projetor multimídia, som e microfone para expor a pesquisa.

Avaliação

A avaliação acontecerá em quatro momentos:

1- Participação na discussão em sala;

2- Envolvimento com a leitura proposta para casa do texto;

3- Capacidade de pesquisar sobre os povos indígenas da tribo Munduruku e redigir um pequeno livreto sobre as brincadeiras;

4- Desenvoltura ao apresentar as pesquisas aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da escola.

1
10
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

Para iniciar o conteúdo sobre os povos indígenas, os alunos fizeram uma leitura prévia do capítulo do livro didático nº 6 em casa; a professora dividirá a sala em três grupos e entregará a cada um, cenas sobre aspectos cotidianos de tribos indígenas para que sejam apresentadas em forma de jogo dramático pelos alunos. Nesta apresentação, aparecerão três cenas: uma referente a não existência da diversidade étnica; outra sobre o embranquecimento dos povos indígenas e, por último, cenas de brincadeiras entre meninos e meninas indígenas .

2
10
min

Exposição Oral por parte do professor

Após o término da apresentação do jogo dramático, o professor irá debater sobre o que foi encenado, lançando alguns questionamentos para os demais alunos.Dentre eles:

1- Os índios constituem um bloco único, com a mesma cultura, compartilhando as mesmas crenças e a mesma língua?

2-Há diferenças entre os povos? Elenque algumas diferenças.

3- O fato de um índio usar celular faz com que ele deixe ser considerado índio?

4- As brincadeiras indígenas se diferem das brincadeiras atuais?

3
30
min

Vídeo/Música/Imagem

Em seguida, os alunos assistirão ao vídeo intitulado "Povos indígenas: conhecer para valorizar" , com o objetivo de compreender a diversidade étnica que existe entre os povos indígenas,bem como sua cultura. Será franqueada a palavra aos alunos, para que possam fazer comentários sobre o vídeo.

Arquivos e links
3.1
4

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Os alunos irão ler em casa o capítulo 4.3 (As brincadeiras no cotidiano das crianças Mundukuru) da dissertação "Ser criança na comunidade Mundukuru", acessando via internet.Caso os alunos não possuam acesso a internet, eles poderão utilizar o laboratório de informática da escola

O objetivo dessa leitura é para que os alunos possam conhecer, compreender e fazer um levantamento das brincadeiras que as crianças da tribo Munduruku brincam.

Em seguida, os alunos irão montar um quadro comparativo das suas brincadeiras quando eram crianças com as dos povos indígenas Munduruku.

Arquivos e links
5
15
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Os alunos se dividirão em 4 grupos com 5 pessoas, para que possam fazer o levantamento das brincadeiras mais pertinentes entre eles.

6
45
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

A penúltima etapa da aula,os alunos irão para o Laboratório de Informática, utilizando o programa "publisher",para digitar os dados pesquisados e iniciar o processo de confecção dos livretos.Vale ressaltar, que os alunos serão divididos em dupla para fazerem a capa, a apresentação do livro, o sumário, a introdução, os dados da pesquisa, a conclusão, as referências bibliográficas e as ilustrações.

7
10
min

Seminário em grupo (alunos)

Os alunos apresentarão a pesquisa intitulada "A presença indígena nas brincadeiras nos dias atuais: permanências e mudanças" para os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da escola, objetivando desmistificar essa concepção folcloricizada que a mídia e os livros didáticos trazem sobre os povos indígenas e, ao mesmo tempo, apresentar as brincadeiras que as crianças indígenas brincam e que fazem parte do cotidiano de muitas crianças brasileiras. Após a apresentação serão entregues os livretos impressos para que os professores possam utilizar essas brincadeiras em sala de aula.

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