Objetivo principal da aula: • Reconhecer a importância dos povos indígenas para a formação sociocultural do Brasil.
• Posicionar-se criticamente diante dos questionamentos referentes a questão indígena.
• Perceber que as categorias sociedade brasileira e comunidade indígena são construções ideológicas.
• Identificar a diversidade étnica-cultural dos povos indígenas.
• Localizar no mapa do Brasil os grupos indígenas.
• Analisar as mudanças ocorridas no modo de vida das populações indígenas.
• Comparar o modo de vida à época da conquista com as novas maneiras de viver dos indígenas.
• Destacar o papel dos indígenas nas lutas pela valorização de suas tradições.
• Identificar os principais problemas enfrentados pelos indígenas na atualidade.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Alunos do 9º Ano. Conhecimento sobre o povoamento da América, chegada dos portugueses ao Brasil, primeiros contatos, hábitos / culturas nativas, missões, bandeirantes, resistência.
MATERIAIS:caderno, caneta, papel 40, hidrocor, cola, TV, DVD, Notebook, Data show,caixa de som.
CONTEÚDO DIDÁTICO: livro, vídeos,texto complementar, letra de música.
A prioridade será instigar o aluno para que ele seja o produtor da aprendizagem. Através de rodas de conversa, debates, sínteses sobre o conteúdo.
Não há possibilidade de aplicar a avaliação tendo como pressuposto a classificação ou a mensuração, razão pela qual, as questões a serem apresentadas seguirão o princípio da promoção da aprendizagem. A prova como instrumento de avaliação não será utilizada.
A avaliação será a partir da participação dos alunos nas atividades propostas como a leitura do texto, a audição e o canto da música, as palavras do mural "tempestade mental".
Introdução ao tema da aula. Iniciar com o seguinte questionamento para a turma: Como podemos reconhecer em nós a nossa diversidade? Como valorizar essa diversidade?
Vídeo. Direito à Diferença (28 minutos). Jornal Mundo Jovem- PUCRS.2002.
Vídeo entrevista com Silvia Nobre Waiãpi(12:45).
Dinâmica: Tempestade Mental (os alunos deverão anotar em "tarjetas" que receberam ao iniciar a aula, palavras chaves ouvidas durante a exposição dos vídeos. Deseja-se o maior número de palavras referentes ao tema.Todas as palavras são coladas aleatoriamente para a formação de um painel de ideias).Os resultados somente serão processados em outro momento da aula, junto com a análise do texto complementar.
Leitura do texto.
A vida de estudante (Maloca da Malacacheta. Roraima)(Mundo Jovem, fev/2014. página 18)
Entrevista com Mayra Celina da Silva Pereira.
As novas possibilidades para jovem indígena, é a essência da entrevista a partir do diálogo, a jovem fala sobre a sua vida de jovem e estudante índia frente aos desafios de manter sua identidade em um ambiente escolar com cultura diferente e excludente.
Com o texto é possível fazer a conexão com as palavras que foram colocadas no painel.
Música TUDO ÍNDIO, de Eliakin Rufino, gravada por Nilson Chaves.
A música proporciona a reflexão sobre o deslocamento do índio hoje nas cidades.
Terminar com os alunos ouvindo e cantando a música.