3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

AS POPULAÇÕES INDÍGENAS NO BRASIL – SITUAÇÃO ATUAL.

A História não possui a verdade absoluta e acabada, mas proporciona a reflexão sobre os fatos. A aula propõe o estudo sobre a existência dos vários grupos indígenas espalhados pelo país atualmente. Longe de reduzir o conteúdo a mera exposição, deverá ser participativo e crítico para que o aluno possa perceber como esses povos estão organizados na sua complexidade.

Plano de aula construído por
Fátima Ribeiro de Almeida (Rio das Ostras / RJ)

Objetivos

Objetivo principal da aula: • Reconhecer a importância dos povos indígenas para a formação sociocultural do Brasil.

• Posicionar-se criticamente diante dos questionamentos referentes a questão indígena.

• Perceber que as categorias sociedade brasileira e comunidade indígena são construções ideológicas.

• Identificar a diversidade étnica-cultural dos povos indígenas.

• Localizar no mapa do Brasil os grupos indígenas.

• Analisar as mudanças ocorridas no modo de vida das populações indígenas.

• Comparar o modo de vida à época da conquista com as novas maneiras de viver dos indígenas.

• Destacar o papel dos indígenas nas lutas pela valorização de suas tradições.

• Identificar os principais problemas enfrentados pelos indígenas na atualidade.

Requisitos

CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Alunos do 9º Ano. Conhecimento sobre o povoamento da América, chegada dos portugueses ao Brasil, primeiros contatos, hábitos / culturas nativas, missões, bandeirantes, resistência.

MATERIAIS:caderno, caneta, papel 40, hidrocor, cola, TV, DVD, Notebook, Data show,caixa de som.

CONTEÚDO DIDÁTICO: livro, vídeos,texto complementar, letra de música.

Avaliação

A prioridade será instigar o aluno para que ele seja o produtor da aprendizagem. Através de rodas de conversa, debates, sínteses sobre o conteúdo.

Não há possibilidade de aplicar a avaliação tendo como pressuposto a classificação ou a mensuração, razão pela qual, as questões a serem apresentadas seguirão o princípio da promoção da aprendizagem. A prova como instrumento de avaliação não será utilizada.

A avaliação será a partir da participação dos alunos nas atividades propostas como a leitura do texto, a audição e o canto da música, as palavras do mural "tempestade mental".

1
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Introdução ao tema da aula. Iniciar com o seguinte questionamento para a turma: Como podemos reconhecer em nós a nossa diversidade? Como valorizar essa diversidade?

2
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Vídeo. Direito à Diferença (28 minutos). Jornal Mundo Jovem- PUCRS.2002.

Vídeo entrevista com Silvia Nobre Waiãpi(12:45).

Dinâmica: Tempestade Mental (os alunos deverão anotar em "tarjetas" que receberam ao iniciar a aula, palavras chaves ouvidas durante a exposição dos vídeos. Deseja-se o maior número de palavras referentes ao tema.Todas as palavras são coladas aleatoriamente para a formação de um painel de ideias).Os resultados somente serão processados em outro momento da aula, junto com a análise do texto complementar.

3
35
min

Leitura de texto em sala de aula

Leitura do texto.

A vida de estudante (Maloca da Malacacheta. Roraima)(Mundo Jovem, fev/2014. página 18)

Entrevista com Mayra Celina da Silva Pereira.

As novas possibilidades para jovem indígena, é a essência da entrevista a partir do diálogo, a jovem fala sobre a sua vida de jovem e estudante índia frente aos desafios de manter sua identidade em um ambiente escolar com cultura diferente e excludente.

Com o texto é possível fazer a conexão com as palavras que foram colocadas no painel.

Arquivos e links
4
25
min

Vídeo/Música/Imagem

Música TUDO ÍNDIO, de Eliakin Rufino, gravada por Nilson Chaves.

A música proporciona a reflexão sobre o deslocamento do índio hoje nas cidades.

Terminar com os alunos ouvindo e cantando a música.

Arquivos e links

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