Este conjunto de atividades tem como objetivo:
- Conscientizar os alunos acerca da diversidade de povos indígenas no Brasil;
- Apresentar aos alunos a distribuição espacial das populações indígenas brasileiras;
- Identificar a presença indígena no meio urbano e estabelecer comparações a imagética de representação indígena tradicional;
- Refletir acerca da participação das populações indígenas na realidade atual brasileira.
Para a realização desta aula:
- Atividade indicada para ser realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio;
- Os alunos devem estar organizados em forma de círculo para a realização das atividades;
- Disponibilidade de equipamento de mídia (TV, computador e/ou projetor);
- Imagens impressas para a realização da atividade 1 do plano de aula.
Os alunos devem ser avaliados a partir da participação nas discussões realizadas em sala de aula e da realização da atividade final que consiste na escrita de um texto que contemple o tema "Quem são os índios brasileiros?".
A primeira atividade consiste em realizar um levantamento acerca dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito da presença indígena em território brasileiro, a diversidade cultural dos povos indígenas, seus hábitos e influências que recebem no mundo contemporâneo.
Para tanto, será apresentado aos alunos um conjunto de imagens (em formato impresso) que devem ser analisadas conforme as perguntas-base: quem são estas pessoas? onde estão? é possível estabelecer semelhanças e diferenças entre as imagens? a que época se refere estas imagens? qual é a opinião sobre o uso de tecnologias/roupas pelos índios brasileiros?
Os alunos se reunirão em grupos de 4 a 5 alunos para discutir sobre as imagens e responder as perguntas citadas.
Esta atividade deve ser realizada após a discussão em grupos acerca das imagens. Neste momento os alunos devem apresentar suas impressões observadas nas imagens agora em um debate com toda a sala. É necessário que o professor, neste momento encaminhe a discussão para instigar o levantamento dos seguintes tópicos pelos alunos:
- Pluralidade cultural indígena;
- Distribuição espacial da população indígena no Brasil;
- Realidade atual do índio no Brasil (conflitos de terra, contato com equipamentos digitais e roupas, etc).
Apresentação do primeiro vídeo da série Índios no Brasil, "Quem são eles?" (Parte 1 e 2), parte do projeto Vídeo nas Aldeias.
Neste momento os alunos devem se voltar ao que foi observado no vídeo. O professor deverá conduzir uma discussão acerca dos seguintes itens:
- Qual é o tema principal do vídeo exibido?
- O que foi dito sobre as etnias indígenas? Elas são diferentes? Aonde vivem? (Na cidade? No campo? Em quais regiões do Brasil?)
- Quais são as impressões/opiniões das pessoas sobre as indígenas no Brasil? As impressões tem a ver com a realidade dos índios? O que acham destas opiniões?
- No final do vídeo as pessoas se autodeclaram indígenas ou não. O que levaria uma pessoa descendente de índios se autodeclarar não-indígena?
- Há diferenças entre o que foi discutido inicialmente nas imagens e a realidade apresentada pelo vídeo?
Tomando como base as discussões realizadas em sala de aula acerca das imagens apresentadas, das impressões anteriores dos alunos e o que foi apresentado no vídeo "Quem são eles?" e os questionamentos realizados em sala de aula, o professor realizará uma exposição oral acerca da distribuição da população indígena brasileira, as diferentes línguas e hábitos, além de ressaltar os aspectos positivos do contato das populações indígenas com as tecnologia, por exemplo, como ação benéfica ao cotidiano e resistência dos próprios, desmistificando a ideia imagem e conceito de índio vinculado ao passado, mais especificamente ao século XVI, no descobrimento do Brasil. Neste momento se faz necessário que o/a professor/a se posicione a respeito da disputa por direitos e terras indígenas desde a promulgação da Constituição de 1988.
Nesta atividade o livro "O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje", é muito interessante para captar informações, dados e mapas que podem ser utilizados na exposição ou até mesmo apresentados aos alunos (disponível online no link em anexo).
Os gráficos “População indígena no Brasil” (em anexo) e “Distribuição total, rural e urbana da população indígena no Brasil” (link do site do IBGE em anexo onde ao selecionar diferentes opções pode-se perceber as diferentes variantes e o resultado no mapa) pode também podem ser ferramentas para a exposição sobre a distribuição da população indígena em território brasileiro.
Ademais, o texto "Nem taba, nem oca" é muito interessante para refletir sobre o ensino de história indígena e estudar alguns conceitos-base que a autora expõe como importantes para serem tratados em sala de aula.
Os alunos devem escrever uma redação a partir do tema "Quem são os índios brasileiros?", onde será possível abarcar qualquer um dos temas discutidos em sala de aula.