3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

INDÍGENAS NO SÉCULO XXI

O que é ser índio hoje? Vamos tentar construir essa resposta buscando as referências dos discentes do nono ano do Ensino Fundamental, introduzindo conceitos como cultura, diversidade e etnia. Desconstruindo visões equivocadas e buscando um melhor entendimento do tema através de documentos, leis e relatos.

Plano de aula construído por
Clarice Ehmke Gayo (Blumenau / SC)

Objetivos

Compreender e discutir o que é diversidade; raça, preconceito, culturas

Reconhecer as relações interétnicas atuais

Conhecer quem é o índio segundo a constituição e segundo ele próprio.

Discutir e avaliar estereótipos.

Requisitos

Documentário Indígenas Digitais.

Espaço no Auditório com multimídia (computador e projetor)

Distribuir cópias dos art. 231 e 232, do capítulo VIII, da Constituição Federal Brasileira.

Vídeo Índio Cidadão - Grito 3, protesto de Ailton Krenak.

Avaliação

Roda de debates – "O índio deixa de ser índio ao ter acesso a tecnologia?" Debate colocando questões apresentadas pelo documentário assistido na aula anterior, avaliando a participação dos envolvidos.

Elaboração de redação sobre indígenas contemporâneos. Os estudantes devem redigir um texto individualmente, expondo suas concepções do que é ser índio hoje, elencando antigas e novas opiniões sobre o assunto percebidas após as conversas nas últimas aulas.

1
5
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentar a temática e como serão os trabalhos nas aulas

2
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

O que sabemos sobre os indígenas? Quem é o índio hoje?

Registrar conclusões em cartaz para uso posterior

3
10
min

Vídeo/Música/Imagem

Distribuir pequena biografia de Ailton Krenak e assistir ao vídeo Índio Cidadão - Grito 3, explicação do contexto (motivações e resultados), que se referem ao protesto.

Arquivos e links
3.1
4
10
min

Leitura de texto em sala de aula

Distribuição e leitura dos artigos 231 e 232, do capítulo VIII, da Constituição Brasileira. Após, conversar sobre o entendimento do conteúdo lido.

Arquivos e links
5
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentação dos conceitos de raça, cultura, etnia, preconceito. Buscando a interação dos estudantes nestas abordagens com feed back das teorias do século XIX e utilizando os registros de opiniões sobre o que é ser índio,em cartaz na primeira aula.

6
30
min

Vídeo/Música/Imagem

Indígenas digitais

Arquivos e links
6.1
7
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Reconhecer as relações interétnicas atuais e propor um debate tendo como pergunta norteadora: "O índio deixa de ser índio ao ter acesso a tecnologia?"

8
5
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Explicar a lição de casa, que será produção de texto individual sobre suas concepções do que é ser índio atualmente, elencando antigas e novas opiniões sobre o assunto, percebidas após as conversas nas últimas aulas.

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