Compreender e discutir o que é diversidade; raça, preconceito, culturas
Reconhecer as relações interétnicas atuais
Conhecer quem é o índio segundo a constituição e segundo ele próprio.
Discutir e avaliar estereótipos.
Documentário Indígenas Digitais.
Espaço no Auditório com multimídia (computador e projetor)
Distribuir cópias dos art. 231 e 232, do capítulo VIII, da Constituição Federal Brasileira.
Vídeo Índio Cidadão - Grito 3, protesto de Ailton Krenak.
Roda de debates – "O índio deixa de ser índio ao ter acesso a tecnologia?" Debate colocando questões apresentadas pelo documentário assistido na aula anterior, avaliando a participação dos envolvidos.
Elaboração de redação sobre indígenas contemporâneos. Os estudantes devem redigir um texto individualmente, expondo suas concepções do que é ser índio hoje, elencando antigas e novas opiniões sobre o assunto percebidas após as conversas nas últimas aulas.
Apresentar a temática e como serão os trabalhos nas aulas
O que sabemos sobre os indígenas? Quem é o índio hoje?
Registrar conclusões em cartaz para uso posterior
Distribuir pequena biografia de Ailton Krenak e assistir ao vídeo Índio Cidadão - Grito 3, explicação do contexto (motivações e resultados), que se referem ao protesto.
Distribuição e leitura dos artigos 231 e 232, do capítulo VIII, da Constituição Brasileira. Após, conversar sobre o entendimento do conteúdo lido.
Apresentação dos conceitos de raça, cultura, etnia, preconceito. Buscando a interação dos estudantes nestas abordagens com feed back das teorias do século XIX e utilizando os registros de opiniões sobre o que é ser índio,em cartaz na primeira aula.
Indígenas digitais
Reconhecer as relações interétnicas atuais e propor um debate tendo como pergunta norteadora: "O índio deixa de ser índio ao ter acesso a tecnologia?"
Explicar a lição de casa, que será produção de texto individual sobre suas concepções do que é ser índio atualmente, elencando antigas e novas opiniões sobre o assunto, percebidas após as conversas nas últimas aulas.