3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

REPENSANDO A IMAGEM DOS ÍNDIOS BRASILEIROS

Esta aula proposta para alunos do 3° Ano do Ensino Médio pretende problematizar a imagem dos índios brasileiros que geralmente aparece no senso comum ainda hoje. Por meio de imagens diversas (pinturas, fotografias, etc.), será debatido com os alunos como a imagem dos indígenas brasileiros foi construída ao longo do tempo e foi modificada dependendo de contextos históricos específicos.

Plano de aula construído por
Rodrigo Francisco Dias (Bambuí / MG)

Objetivos

O objetivo geral desta aula é demonstrar que ao longo do tempo os povos indígenas do Brasil foram vistos de diferentes maneiras, seja pelos colonizadores europeus seja pela população branca e urbana após a independência do Brasil. Desta maneira, ao colocarmos a construção da imagem do índio em discussão, a proposta da aula é refletir sobre como as pessoas lidam com as diferenças culturais quando estão em contato com “o outro”, com o que é visto como “o diferente”. Há ainda objetivos específicos que a aula pretende atingir, a saber: a) discutir a permanência de diversas formas de preconceito em relação aos povos indígenas em nosso país; b) analisar a contribuição da população indígena para a História do Brasil; c) compreender o índio como um sujeito ativo de sua própria história, e não como um personagem passivo; d) colocar em evidência a presença dos indígenas em nosso país na atualidade, tendo em vista que há no senso comum a ideia de que tais populações estão fadadas ao desaparecimento; e) refletir sobre os processos de trocas culturais entre povos de diferentes etnias; f) compreender as diferentes formas de resistência e de busca pela sobrevivência por parte dos índios.

Requisitos

Computador, Data Show, Caixas de Som, vídeos extraídos da internet, imagens de índios (gravuras, pinturas, fotografias).

Avaliação

A avaliação constará de um questionário a respeito do tema da aula que deverá ser respondido pelos alunos. Este questionário deve ser feito em casa após a aula e entregue ao professor na aula seguinte. Questões propostas para o questionário:

1) Como a história dos índios do Brasil foi abordada ao longo de sua vida escolar até hoje?

2) Você já ouviu algum familiar ou algum amigo dizer algo a respeito dos índios? O que foi dito por essa(s) pessoa(s) sobre os indígenas?

3) Você já se deparou com imagens de índios em livros, na televisão, no cinema, em revistas ou jornais? Como os índios geralmente aparecem em tais imagens?

4) Após a aula, o que você tem a dizer sobre a frase “Índio é tudo igual”?

5) Atualmente, muitas pessoas criticam o fato de os índios de hoje em dia terem hábitos como usar celular, estudar em universidades, assistir TV e navegar na internet, dizendo até que, se tais povos fazem essas coisas, eles “não são mais índios”. Qual sua opinião sobre isso? O índio deixa de ser índio quando adota tais hábitos?

6) Como os índios foram vistos ao longo do tempo no Brasil desde o período colonial? Discuta as permanências e as mudanças na forma como tais povos foram vistos pela população branca/urbana durante a História do Brasil.

7) Você diria que hoje o preconceito em relação aos índios diminuiu? Justifique sua resposta.

1
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentar aos alunos a construção da ideia do que é o “índio” no Brasil. Mencionar a origem da palavra “índio”. Lembrar os objetivos da colonização portuguesa do Brasil e o modo como os indígenas foram tratados pelos europeus nesse processo, bem como os modos como os indígenas se comportaram em tal contexto. Abordar as maneiras como os índios foram vistos pelos brancos no período colonial, no período do Império (século XIX) e ao longo do século XX, destacando as contribuições da historiografia sobre os povos indígenas. Salientar a contribuição de historiadores e antropólogos nas últimas décadas para uma mudança na forma de se ver os índios.

2
25
min

Vídeo/Música/Imagem

Exibir algumas imagens de índios produzidas em diferentes contextos históricos e discutir com os alunos o contexto de produção de tais imagens. As imagens selecionadas são: a) “Canibais”, desenho de Theodore de Bry (1593); b) “Dança dos Tapuias”, pintura de Albert Eckhout (c. 1641-1644); c) “Caboclos ou índios civilizados”, prancha n° 5 de Jean-Baptiste Debret (século XIX); d) Caricatura extraída da Revista Illustrada (1888); e) “Moema”, pintura de Victor Meirelles (1866); f) “O último tamoio”, pintura de Rodolfo Amoedo; g) “Botocudos”, daguerreotipo de E. Thiesson (1843); h) “Botocudos, Sul da Bahia”, fotografia Marc Ferrez (1875); i) Fotogramas do filme “Ronuro: Selvas do Xingu” (1932); j) “Índio Yawalapiti - Expedição Xingu Roncador”, fotografia de José Medeiros (1949); k) Capa da revista “Veja” de 10 de junho de 1992. Tais imagens foram selecionadas pois elas nos permitem pensar como os indígenas foram representados pelo colonizador europeu (no período colonial) e pelos homens brancos e das cidades (século XIX e século XX). Assim, a análise de tais imagens nos permitirá a reflexão sobre a construção da imagem dos índios ao longo de grande parte da História do Brasil, em um processo marcado por permanências e mudanças na forma de se ver o índio desde o período colonial até os dias de hoje.

Arquivos e links
3
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Exibição dos vídeos “Povos indígenas: conhecer para valorizar”, de 25 minutos de duração, e “Índios no Brasil 1 Quem são eles?”, de 18 minutos de duração. Estes dois vídeos procuram tratar dos povos indígenas a partir de uma perspectiva que não leva em conta apenas o olhar do homem branco e das cidades em relação aos índios. Muito pelo contrário, os vídeos colocam em primeiro plano os pontos de vista dos próprios indígenas. Assim, esses vídeos auxiliarão no processo de desconstrução de preconceitos e estereótipos em relação aos índios do Brasil.

Arquivos e links
3.1
3.2
4
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Considerações finais do professor sobre o tema da aula. A partir dos materiais apresentados aos alunos e das discussões feitas anteriormente, nesta parte da aula serão abordadas algumas questões em torno dos modos como lidamos com as diferenças culturais, da necessidade de se perceber os índios como sujeitos de sua própria História e como personagens importantes da História do Brasil tanto no passado quanto no presente, bem como das transformações vivenciadas pelas culturas indígenas ao longo do tempo. Ao final, será feita a apresentação do questionário aos alunos.

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