3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

Por que não falamos dos povos indígenas? Perspectivas para atuação docente.

Pensar os povos indígenas a partir da reprodução feita nos séc. XVI/XIX, e pelas atuais pesquisas acadêmicas, considerando o cotidiano, a história e a cultura dos povos indígenas na percepção passado/presente. Apresentar aos alunos reflexões sobre a realidade indígena, para assim desconstruir a visão do índio cristalizado e introduzir conceitos identitários entre indígenas e não indígenas.

Plano de aula construído por
Cláudia Lago (João Pessoa / PB)

Objetivos

- Fornecer ao estudante um panorama geral da história dos povos indígenas, a partir da interpretação dos cronistas e viajantes, e do IHGB;

- Compreender as formas de organização social, econômica, política e cultural dos povos indígenas antes da conquista europeia, a partir da produção arqueológica, histórica e antropológica;

- Estimular a discussão sobre os povos indígenas na perspectiva do passado e presente;

- Discutir o ensino de História indígena nos diferentes níveis escolares e suas práticas metodológicas.

Requisitos

Considerando a participação de uma turma média de 30 alunos, para apresentação e exposição da aula serão utilizados projetor multimídia e aparelho de áudio. Os slides, contendo entre 30 – 40 projeções, estarão divididos em tópicos explicativos e apresentação das imagens.

Avaliação

A avaliação será feita a partir de trabalho escrito e da realização de debate coletivo. No texto escrito serão considerados a capacidade argumentativa, de coerência textual e estruturação gramatical. Na apresentação do debate, os alunos deverão apresentar suas argumentações, sendo considerado: domínio do assunto, desenvoltura de exposição.

1
40
min

Exposição Oral por parte do professor

A exposição abordará:

1 - a visão do índio a partir dos relatos de cronistas e viajantes, do IHGB, e da produção historiográfica, arqueológica e antropológica do século XX. Objetivo: explicar como se deu a construção da percepção que se tem dos povos indígenas e a ideia de cristalização;

2 - a visão do índio nos manuais didáticos. Objetivo: mostrar, de forma breve, qual é a construção da história indígena a partir dos livros didáticos;

3 - o que ensinar sobre os povos indígenas. Objetivo: discutir a história dos povos indígenas na percepção do passado/presente e dentro dos conceitos de memória e identidade.

2
20
min

Vídeo/Música/Imagem

A imagem como formadora de opinião. Como a imagem do índio foi construída a partir da representação imagética.

Iconografia: apresentar a imagem do índio através dos relatos dos cronistas dos séculos XVI-XIX. Exposição de gravuras de Hans Staden e Theodore de Bry; pinturas de Albert Eckhout; gravuras de Jean-Baptiste Debret;

Fotografias: a imagem do índio atual e sua diversidade. Fotografias das expedições de Marechal Cândido Rondon; Sebastião Salgado; acervos jornalísticos;

Quadrinhos: a imagem do índio abordada nos livros didáticos e nos quadrinhos infantis.

3
30
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Em grupo, os alunos deverão discutir e escrever um breve texto. Na discussão, os alunos deverão considerar as exposições realizadas na apresentação oral e escrever um texto apresentando ideias didáticas em torno do seguinte questionamento: Como trabalhar a História indígena no ensino básico, a partir da desconstrução dos estereótipos?

4
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Os grupos deverão apresentar seus textos, expondo suas perspectivas e expectativas sobre como trabalhar a temática indígena em sala de aula.

Ao término das apresentações, alunos e professor deverão finalizar com um breve debate, apontando para as estratégias de atuação do professor frente a missão de se trabalhar os povos indígenas no contexto do passado e do presente.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.