- Fornecer ao estudante um panorama geral da história dos povos indígenas, a partir da interpretação dos cronistas e viajantes, e do IHGB;
- Compreender as formas de organização social, econômica, política e cultural dos povos indígenas antes da conquista europeia, a partir da produção arqueológica, histórica e antropológica;
- Estimular a discussão sobre os povos indígenas na perspectiva do passado e presente;
- Discutir o ensino de História indígena nos diferentes níveis escolares e suas práticas metodológicas.
Considerando a participação de uma turma média de 30 alunos, para apresentação e exposição da aula serão utilizados projetor multimídia e aparelho de áudio. Os slides, contendo entre 30 – 40 projeções, estarão divididos em tópicos explicativos e apresentação das imagens.
A avaliação será feita a partir de trabalho escrito e da realização de debate coletivo. No texto escrito serão considerados a capacidade argumentativa, de coerência textual e estruturação gramatical. Na apresentação do debate, os alunos deverão apresentar suas argumentações, sendo considerado: domínio do assunto, desenvoltura de exposição.
A exposição abordará:
1 - a visão do índio a partir dos relatos de cronistas e viajantes, do IHGB, e da produção historiográfica, arqueológica e antropológica do século XX. Objetivo: explicar como se deu a construção da percepção que se tem dos povos indígenas e a ideia de cristalização;
2 - a visão do índio nos manuais didáticos. Objetivo: mostrar, de forma breve, qual é a construção da história indígena a partir dos livros didáticos;
3 - o que ensinar sobre os povos indígenas. Objetivo: discutir a história dos povos indígenas na percepção do passado/presente e dentro dos conceitos de memória e identidade.
A imagem como formadora de opinião. Como a imagem do índio foi construída a partir da representação imagética.
Iconografia: apresentar a imagem do índio através dos relatos dos cronistas dos séculos XVI-XIX. Exposição de gravuras de Hans Staden e Theodore de Bry; pinturas de Albert Eckhout; gravuras de Jean-Baptiste Debret;
Fotografias: a imagem do índio atual e sua diversidade. Fotografias das expedições de Marechal Cândido Rondon; Sebastião Salgado; acervos jornalísticos;
Quadrinhos: a imagem do índio abordada nos livros didáticos e nos quadrinhos infantis.
Em grupo, os alunos deverão discutir e escrever um breve texto. Na discussão, os alunos deverão considerar as exposições realizadas na apresentação oral e escrever um texto apresentando ideias didáticas em torno do seguinte questionamento: Como trabalhar a História indígena no ensino básico, a partir da desconstrução dos estereótipos?
Os grupos deverão apresentar seus textos, expondo suas perspectivas e expectativas sobre como trabalhar a temática indígena em sala de aula.
Ao término das apresentações, alunos e professor deverão finalizar com um breve debate, apontando para as estratégias de atuação do professor frente a missão de se trabalhar os povos indígenas no contexto do passado e do presente.