3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

AS ORIGENS DAS REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO BRASILEIRO

O objetivo dessa aula é mostrar aos alunos do Ensino Médio que as representações do indígena nos livros didáticos tem uma origem na historiografia do século XIX. Assim, através da exposição de elementos da historiografia oitocentista, e uma análise comparativa com os livros didáticos utilizados atualmente, buscaremos levar aos alunos a historicidade das representações atuais sobre os indígenas.

Plano de aula construído por
Luis Fernando Tosta Barbato (Patos de Minas / MG)

Objetivos

Trabalhar o conceito de representação junto aos alunos; problematizar a figura do indígena comumente presente nos livros didáticos; historicizar a figura do indígena na história e historiografia brasileira; trabalhar e romper com preconceitos historiográficos que até os dias de hoje permeiam a história do Brasil em relação aos indígenas.

Requisitos

São materiais necessários para a aula:

- Folhas com trechos selecionados de autores da historiografia oitocentista.

- O livro didático utilizado no dia-dia da sala de aula pelos alunos.

- Data-show.

- Quadro branco e pincel.

Avaliação

A Avaliação ocorrerá através de um texto reflexivo, no qual os alunos poderão expor suas percepções acerca do indígena que encontraram nos livros didáticos analisados durante a aula, e como elas se inserem dentro da discussão realizada em sala de aula. Nessa reflexão, os alunos deverão expor quais elementos da historiografia oitocentista foram encontrados, e em que medida eles refletem os preconceitos que até hoje recaem sobre o indígena brasileiro.

1
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Aqui será realizada a introdução ao tema, dedicada principalmente à introdução do conceito de representação e à explicação da historicidade dos conceitos e dessas representações. Nesse sentido, explicaremos aos alunos como será a desenvolvida a atividade, que tem como objetivo principal trabalhar as representações do indígena nos livros didáticos utilizados pelos próprios alunos.

2
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Nesse momento, o professor questionará os alunos presentes, trazendo questões como: "O que é o índio pra vocês?"; "Qual é o papel do índio em nossa história?"; "Quando vocês pensam em índios, quais são as suas características que lhe vem à cabeça?"."Vocês sabem a origem do termo "Índio" e qual o significado que ele carrega?"

Depois de ouvir as respostas dos alunos, passaremos à etapa seguinte da aula.

3
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Nessa etapa da aula, o professor fara a projeção de uma série de excertos extraídos das obras de renomados autores da historiografia brasileira oitocentista, trabalhando com os alunos as representações que esses autores traziam sobre o indígena brasileiro. Como, por exemplo, os excertos abaixo:

Para fazermos, porém, melhor ideia da mudança ocasionada pelo influxo do cristianismo e da civilização, procuraremos dar uma noticia mais especificada da situação em que foram encontradas as gentes que habitavam o Brasil; isto é, uma ideia de seu estado, não podemos dizer de civilização, mas de barbárie e de atraso.

De tais povos na infância não há história: há só etnografia. A infância da humanidade na ordem moral, como a do indivíduo na ordem física, é sempre prevenção para qualquer leitor estrangeiro que por si, ou pela infância de sua nação, pense de ensoberber-se ao ler as pouco lisonjeiras páginas que vão seguir-se. (VARNHAGEN, 1953: 31, tomo1)

Ou

As notícias que sobre os indígenas da América, e com especialidade os do Brasil, nos deixaram os primeiros europeus que deles escreveram, são tão contraditórias, que não as podemos aceitar todas sem exame. De ordinário esses narradores de

coisas novas, que se não recomendam pela sua ciência e desinteresse, tendem mais a notar o ridículo e extravagante que exageram, do que o bom e razoável que calam. O amor ao extraordinário os leva a hipérboles e fábulas; acham homens

monstros, sem lei nem grei, como acham gigantes e amazonas (MAGALHÃES, 1860 [1859], p. 5)

Nessa etapa, ainda serão trabalhados excertos de Von Martius, Capistrano de Abreu e Euclides da Cunha. Todos com o objetivo de mostrar como o indígena foi retratado desde o nascimento da historiografia brasileira, no século XIX, sob um viés de homogeneização e de inferioridade frente ao colonizador europeu, que acabou por se tornar o centro da produção historiográfica brasileira.

Arquivos e links
4
15
min

Vídeo/Música/Imagem

Aqui projetaremos uma imagem, que se trata do frontispício presente na Revue de Deux Mondes, uma revista francesa de ampla difusão no Brasil oitocentista. Com a imagem projetada, o professor conduzirá os alunos na interpretação da imagem, ressaltando o lugar submisso que a imagem traz do indígena frente ao colonizador europeu.

Obs.: A imagem pode ser conferida, na página 1, da tese indicada no link.

Arquivos e links
5
25
min

Pesquisa em sala de aula (livros, revistas)

Nessa etapa o professor convidará os alunos a pegarem os livros didáticos utilizados durante o curso de História e fazer uma pesquisa sobre como os indígenas aparecem representados nele. Algumas perguntas será fornecidas pelo professor para estimular a reflexão dos alunos, tais como:

- O livro didático traz o indígena de uma maneira homogênica em seu livro? A partir dele, é possível entender toda a complexidade de etnias, culturas e organizações sociais que marcam os povos indígenas brasileiros?

- Há uma preocupação no livro didático em trabalhar a história indígena ou ela aparece apenas como apêndice da história europeia?

- O indígena, em algum momento, é protagonista da história brasileira no livro didático de sua pesquisa?

6
10
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Findas as pesquisas, o professor indicará uma lição de casa para os alunos, na qual eles devem preparar uma reflexão escrita sobre quais foram as impressões que encontraram sobre o indígena no livro didático abordado. Nessas reflexões, os alunos deverão fazer referência à historiografia oitocentista, mostrando em quais momentos aqueles ideais do século XIX ainda se mostram presentes nos livros didáticos atuais.

Na aula seguinte, os alunos apresentarão suas reflexões em forma de debate.

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