Os alunos trazem diversas informações sobre a história indígena no Brasil e uma sondagem do que eles já sabem seria interessante para o desenvolvimento dos conteúdos, trata-se de práticas que incentivam o exercício imaginário, o processo de criação, a compreensão e interação de narrativas e tem como objetivo estimular o processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Neste momento apresento o cronograma de pesquisa, para minha realidade que trabalho com alunos da escola pública, sempre que peço pesquisa tenho o cuidado de propor os grupos respeitando o lugar onde moram e que pelo menos eles tenham acesso no horário oposto de vir para escola usar o computador, portanto trata-se de uma pesquisa fora do horário de aula, além da pesquisa na escola.
O trabalho com música: Pindorama e Índios podemos explorar a musicalidade, os sons na natureza, o contexto histórico, os sotaques, as diferentes visões da chegada e do encontro entre índios e europeus e o próprio engano sobre serem chamados de índios. O escambo, a simplicidade e a contraposição dos europeus, o descobrimento e a herança na linguagem, na alimentação, etc.
As imagens e os textos com a temática indígena estão no livro didático, traz algumas questões problemas que estimulam a pesquisa. Trabalhar em equipe; pesquisar, sistematizar e apresentar conceitos e informações; Desenvolver a expressão oral e escrita.Perceber que há vários pontos de vistas; Reconhecer diferentes formas que marcaram a história indígena brasileira e seu papel social, econômico, cultural e politico; Desenvolver a percepção de estudo de diferentes fontes históricas; Conhecer a historicidade e estabelecer relações de permanência e mudança entre as diferentes temporalidades (passado e presente), uma vez que várias tradições culturais permanecem vivas no presente; Compreender as características e a diversidade cultural identificar o modo de vida das tribos escolhidas; As quatro atividades a serem desenvolvidas terá importância se a aprendizagem for significativa. A pesquisa será realizada num primeiro momento fora da sala de aula, mas também na sala do acessa escola para possibilitar e oportunizar a todos de participarem. Depois da audição da música e analise da letras os alunos farão as atividades do livro didático que apresenta textos, atividades e imagens. Por fim a exposição do que aprenderam seria uma importante auto avaliação.
Os requisitos para a aula seria, um cronograma, textos sobre a história indígena, a música Índios e Pindorama, peças para exposição, livros de apoio didático, fontes iconográficas, letras das músicas, dicionários, sites da internet, cartolinas, lápis de cores, canetas, papel sulfite, cola e o material pesquisado sobre algumas tribos. A pesquisa...
A avaliação é um processo continuo e sistemático que deve ser realizado durante todo o processo ensino-aprendizagem. Ao planejar a avaliação temos que analisar a importância da pratica educativa e do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem levando em consideração que as salas de aula não são homogêneas e cabe ao professor subsidiar o trabalho pedagógico e redirecionar o processo para sanar as dificuldades encontradas na construção do conhecimento e para aperfeiçoar a prática educativa.
A avaliação é um trabalho continuo de observação, análise, reflexão e redirecionamento das atividades didáticas, importantes para a análise do processo educativo, tanto para o aluno quanto para o professor propor novas alternativas metodológicas e adotar novos procedimentos capazes de, se necessário, aperfeiçoar tal processo. E importante os alunos terem conhecimento de como serão avaliados nos conteúdos e conceitos, nos procedimentos e atitudes.
Nesta perspectiva a avaliação tem que abranger três aspectos:
- O aluno, avaliação vinculada a análise durante o processo de ensino e aprendizagem;
- O professor, vinculado ao desempenho efetivo realizado no processo e nas propostas de atividades;
- O contexto, vinculada às condições concretas de efetivação das aulas, do curso e do tema.
Neste caso seria avaliado a participação do aluno nas etapas do trabalho, a pesquisa realizada e o produto final (análise das musicas e as atividades), além da exposição e apresentação deste.
Os alunos trazem diversas informações sobre a história indígena no Brasil e uma sondagem do que eles já sabem seria interessante para o desenvolvimento dos conteúdos, trata-se de práticas que incentivam o exercício imaginário, o processo de criação, a compreensão e interação de narrativas e tem como objetivo estimular o processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Perguntas sobre os indígenas. Por que são chamados de índios? Quantas tribos existem no Brasil? Alguém já visitou uma tribo indígena? Qual idioma eles falam e qual a relação com o nosso idioma, será que falamos palavras de origem indígena?
Dependendo do interesse e do conhecimento da turma, as perguntas e respostas vão dando pistas para o professor se orientar qual será o próximo passo.
Apresentação o cronograma de trabalho:
Roteiro de trabalho e orientações para os alunos.
Pesquisa sobre o encontro entre europeus e indígenas no Brasil, que será feita em casa ou no acessa escola em horário oposto a aula e entregue a professora para verificação na data estipulada.
Letras das músicas Pindorama do grupo palavra cantada e índios do grupo Legião Urbana, juntamente com som para que eles possam acompanhar a música e analisa-lá.
Imagens de Johann Moritz Rugendas e de Theodore de Bry, que levo em pen-drive.
Por fim os textos com a temática indígena estão no livro didático: Projeto Araribá, HISTÓRIA.
O trabalho com música: Pindorama do grupo palavra cantada e índios do grupo Legião urbana podemos explorar a musicalidade, os sons na natureza, o contexto histórico, os sotaques, as diferentes visões da chegada e do encontro entre índios e europeus e o próprio engano sobre serem chamados de índios. Traz como possibilidade o trabalho de desconstrução e construção sobre o tema e propõe uma atividade diferente relacionando problemas do passado e do presente.
Após a audição das músicas e a letra impressa, propor um registro no caderno sobre qual ponto de vista pode ser reconhecido nas músicas. Do colonizador ou do colonizado, pedindo que justifique a resposta com trechos das músicas, fazendo um trabalho de analise.
Quais são os argumentos das músicas sobre acontecimentos após a conquista?
De qual ponto de vista é considerado conquista, invasão ou descobrimento?
Leitura e resolução de tarefas do livro didático, páginas 198 à 208. Neste livro tem textos, atividades e imagens que serão importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.
Pesquisa orientada na sala do acessa escola e produção de texto para exposição de algumas peças de artesanato indígena das tribos: surui, caiuá e cadiweu, na qual alunos do 7 ano apresentam e falam das tribos e sua diversidade cultural para as outras salas da escola.
É importante reconhecer a influencia indígena na linguagem, na alimentação, na medicina, entre outros,com auxilio da pesquisa aprendemos e percebemos essa herança. Reconhecemos também, diferentes formas que marcaram a história indígena brasileira e, seu papel social, econômico, cultural e politico;
Algumas questões podem ser estudadas e pesquisadas como:
Os povos indígenas do Brasil são homogêneos? O que é cultura? Os índios hoje: Quantos são? Onde estão? Modos de viver, a sociedade indígena e como é a relação com o branco? Problemas territoriais, quem é o dono da terra? O importante é possibilitar a reflexão e respeitar a diversidade dos povos indígenas.