3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

HISTÓRIAS INDÍGENAS - A RELAÇÃO ENTRE PASSADO E PRESENTE, E A IMPORTÂNCIA DAS MANIFESTAÇÕES MUSICAIS COMO FONTES DE CONHECIMENTO HISTÓRICO.

Uma aprendizagem significativa(7 ano do ensino fundamental), utilizando estratégias para reflexão crítica, estabelecendo relações com conhecimentos anteriores e novos, e ampliando a autonomia do aluno. Relacionar a ocupação do território brasileiro e a transformação/destruição das sociedades indígenas, a partir das várias fontes, oportunizando um estudo sobre a diversidade dos povos indígenas.

Plano de aula construído por
Glasiely Virgilio Silva (Valinhos / SP)

Objetivos

Os alunos trazem diversas informações sobre a história indígena no Brasil e uma sondagem do que eles já sabem seria interessante para o desenvolvimento dos conteúdos, trata-se de práticas que incentivam o exercício imaginário, o processo de criação, a compreensão e interação de narrativas e tem como objetivo estimular o processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Neste momento apresento o cronograma de pesquisa, para minha realidade que trabalho com alunos da escola pública, sempre que peço pesquisa tenho o cuidado de propor os grupos respeitando o lugar onde moram e que pelo menos eles tenham acesso no horário oposto de vir para escola usar o computador, portanto trata-se de uma pesquisa fora do horário de aula, além da pesquisa na escola.

O trabalho com música: Pindorama e Índios podemos explorar a musicalidade, os sons na natureza, o contexto histórico, os sotaques, as diferentes visões da chegada e do encontro entre índios e europeus e o próprio engano sobre serem chamados de índios. O escambo, a simplicidade e a contraposição dos europeus, o descobrimento e a herança na linguagem, na alimentação, etc.

As imagens e os textos com a temática indígena estão no livro didático, traz algumas questões problemas que estimulam a pesquisa. Trabalhar em equipe; pesquisar, sistematizar e apresentar conceitos e informações; Desenvolver a expressão oral e escrita.Perceber que há vários pontos de vistas; Reconhecer diferentes formas que marcaram a história indígena brasileira e seu papel social, econômico, cultural e politico; Desenvolver a percepção de estudo de diferentes fontes históricas; Conhecer a historicidade e estabelecer relações de permanência e mudança entre as diferentes temporalidades (passado e presente), uma vez que várias tradições culturais permanecem vivas no presente; Compreender as características e a diversidade cultural identificar o modo de vida das tribos escolhidas; As quatro atividades a serem desenvolvidas terá importância se a aprendizagem for significativa. A pesquisa será realizada num primeiro momento fora da sala de aula, mas também na sala do acessa escola para possibilitar e oportunizar a todos de participarem. Depois da audição da música e analise da letras os alunos farão as atividades do livro didático que apresenta textos, atividades e imagens. Por fim a exposição do que aprenderam seria uma importante auto avaliação.

Requisitos

Os requisitos para a aula seria, um cronograma, textos sobre a história indígena, a música Índios e Pindorama, peças para exposição, livros de apoio didático, fontes iconográficas, letras das músicas, dicionários, sites da internet, cartolinas, lápis de cores, canetas, papel sulfite, cola e o material pesquisado sobre algumas tribos. A pesquisa...

Avaliação

A avaliação é um processo continuo e sistemático que deve ser realizado durante todo o processo ensino-aprendizagem. Ao planejar a avaliação temos que analisar a importância da pratica educativa e do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem levando em consideração que as salas de aula não são homogêneas e cabe ao professor subsidiar o trabalho pedagógico e redirecionar o processo para sanar as dificuldades encontradas na construção do conhecimento e para aperfeiçoar a prática educativa.

A avaliação é um trabalho continuo de observação, análise, reflexão e redirecionamento das atividades didáticas, importantes para a análise do processo educativo, tanto para o aluno quanto para o professor propor novas alternativas metodológicas e adotar novos procedimentos capazes de, se necessário, aperfeiçoar tal processo. E importante os alunos terem conhecimento de como serão avaliados nos conteúdos e conceitos, nos procedimentos e atitudes.

Nesta perspectiva a avaliação tem que abranger três aspectos:

- O aluno, avaliação vinculada a análise durante o processo de ensino e aprendizagem;

- O professor, vinculado ao desempenho efetivo realizado no processo e nas propostas de atividades;

- O contexto, vinculada às condições concretas de efetivação das aulas, do curso e do tema.

Neste caso seria avaliado a participação do aluno nas etapas do trabalho, a pesquisa realizada e o produto final (análise das musicas e as atividades), além da exposição e apresentação deste.

1
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Os alunos trazem diversas informações sobre a história indígena no Brasil e uma sondagem do que eles já sabem seria interessante para o desenvolvimento dos conteúdos, trata-se de práticas que incentivam o exercício imaginário, o processo de criação, a compreensão e interação de narrativas e tem como objetivo estimular o processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Perguntas sobre os indígenas. Por que são chamados de índios? Quantas tribos existem no Brasil? Alguém já visitou uma tribo indígena? Qual idioma eles falam e qual a relação com o nosso idioma, será que falamos palavras de origem indígena?

Dependendo do interesse e do conhecimento da turma, as perguntas e respostas vão dando pistas para o professor se orientar qual será o próximo passo.

Apresentação o cronograma de trabalho:

Roteiro de trabalho e orientações para os alunos.

Pesquisa sobre o encontro entre europeus e indígenas no Brasil, que será feita em casa ou no acessa escola em horário oposto a aula e entregue a professora para verificação na data estipulada.

Letras das músicas Pindorama do grupo palavra cantada e índios do grupo Legião Urbana, juntamente com som para que eles possam acompanhar a música e analisa-lá.

Imagens de Johann Moritz Rugendas e de Theodore de Bry, que levo em pen-drive.

Por fim os textos com a temática indígena estão no livro didático: Projeto Araribá, HISTÓRIA.

2
20
min

Vídeo/Música/Imagem

O trabalho com música: Pindorama do grupo palavra cantada e índios do grupo Legião urbana podemos explorar a musicalidade, os sons na natureza, o contexto histórico, os sotaques, as diferentes visões da chegada e do encontro entre índios e europeus e o próprio engano sobre serem chamados de índios. Traz como possibilidade o trabalho de desconstrução e construção sobre o tema e propõe uma atividade diferente relacionando problemas do passado e do presente.

Após a audição das músicas e a letra impressa, propor um registro no caderno sobre qual ponto de vista pode ser reconhecido nas músicas. Do colonizador ou do colonizado, pedindo que justifique a resposta com trechos das músicas, fazendo um trabalho de analise.

Quais são os argumentos das músicas sobre acontecimentos após a conquista?

De qual ponto de vista é considerado conquista, invasão ou descobrimento?

Arquivos e links
2.1
2.4
3
40
min

Produção escrita individual (alunos)

Leitura e resolução de tarefas do livro didático, páginas 198 à 208. Neste livro tem textos, atividades e imagens que serão importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.

Arquivos e links
4
40
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

Pesquisa orientada na sala do acessa escola e produção de texto para exposição de algumas peças de artesanato indígena das tribos: surui, caiuá e cadiweu, na qual alunos do 7 ano apresentam e falam das tribos e sua diversidade cultural para as outras salas da escola.

É importante reconhecer a influencia indígena na linguagem, na alimentação, na medicina, entre outros,com auxilio da pesquisa aprendemos e percebemos essa herança. Reconhecemos também, diferentes formas que marcaram a história indígena brasileira e, seu papel social, econômico, cultural e politico;

Algumas questões podem ser estudadas e pesquisadas como:

Os povos indígenas do Brasil são homogêneos? O que é cultura? Os índios hoje: Quantos são? Onde estão? Modos de viver, a sociedade indígena e como é a relação com o branco? Problemas territoriais, quem é o dono da terra? O importante é possibilitar a reflexão e respeitar a diversidade dos povos indígenas.

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