Num conjunto de 2 aulas destinadas ao 1º ano do Ensino Médio, se objetivará:
• Dar voz ao indígena, mostrando sua visão da vida e dos problemas que afligem seu povo
• Demonstrar a diversidade das expressões culturais dos indígenas brasileiros
• Desmistificar as imagens preconcebidas sobre os povos indígenas, trabalhando cinco equívocos mais comuns : a ideia de que o índio está acabando; a ideia de que índio é tudo igual, um índio genérico, de que todos eles formam uma única cultura; a ideia de que são povos atrasados e primitivos; a ideia de que são culturas congeladas, paradas no tempo ; a ideia de que fazem parte apenas do passado e não integram o Brasil de hoje; a ideia de que o brasileiro não é índio.
• Discutir a noção de que os indígenas não são nem santos, nem selvagens, nem infantis, nem puros, nem demônios, mas , seres humanos apenas, com qualidades e defeitos. Criticar a visão maniqueísta sobre o indígena, tanto a negativa, como aquela excessivamente positiva, que o mostra apenas em aspectos ideais, como o “bom selvagem”, puro em meio à natureza..
• Caracterizar os indígenas como atores políticos e não vítimas passivas do “civilizado”.
• Mostrar como o indígena, de uma maneira geral , vê os não- indígenas: como invasores, como exploradores, ou como pertencentes a uma nação “superior”, que possui objetos materiais que ele deseja
• Esclarecer que os povos indígenas apresentam variados graus de contato com a dita " civilização", desde aqueles quase totalmente isolados, passando pelos de contato intermitente, contato permanente, até os totalmente integrados, que nem por isso deixam de ser e de se considerarem indígenas.
• Valorizar a contribuição das culturas indígenas para a construção da cultura brasileira, do nosso modo de viver
• Reconhecer que a nossa maneira de viver não é a única possível, nem necessariamente a melhor e que não temos o direito de impor nossa maneira de viver aos demais.
• No encontro com o outro, com o diferente, ao conhecer o funcionamento das sociedades indígenas, refletir sobre nossa própria cultura, sociedade e valores.
• Desenvolver a leitura, a interpretação de textos, a comunicação escrita, a expressão oral e o trabalho cooperativo em equipe, assim como técnicas de elaboração de power-point.
Caderno, caneta
Livro em pdf “ Cineastas indígenas: um outro olhar”
Lousa, pincel atômico
Computadores
Vídeos do Youtube, do projeto “ Vídeos na aldeia”
Data show e telão
Os alunos serão avaliados através de :
• Participação oral no levantamento dos conhecimentos prévios sobre os indígenas brasileiros
. elaboração de apresentação em power point com máximo de 5 telas sobre uma das 5 sociedades indígenas selecionadas ( habilidade em selecionar as ideias principais das secundárias, nos textos lidos, em estruturar uma apresentação em conjunto coerente, em selecionar imagens na internet, compondo uma apresentação restrita ao essencial, em linguagem esquemática, na forma de itens, visualmente limpa)
• apresentação oral do seminário ( comunicação verbal clara, concisa, com estruturação adequada da narrativa, apresentação, desenvolvimento e conclusão
• participação nos debates em pequenos e grandes grupos ( uso da norma culta, clareza de expressão, respeito à participação dos outros, saber ouvir, participar de forma organizada)
• conclusão escrita individual - ( avaliação da habilidade em estabelecer relações entre diferentes ideias, formulando conclusões)
PARTINDO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE OS INDÍGENAS
Num primeiro momento da aula, a professora solicitará a divisão dos alunos em equipes de quatro, para que façam um levantamento do que já sabem sobre os indígenas brasileiros, propondo as seguintes questões que serão projetadas no telão e respondidas por escrito, sem consulta. Os alunos serão notificados de que não há obrigação de responder a todas as questões.
QUESTÕES
1. Quantos são, aproximadamente, os indígenas brasileiros hoje? Quantos eram, por ocasião da chegada de Cabral?
2.Onde vivem a maior parte dos indígenas brasileiros?
3. Mencione três contribuições dos indígenas para nossa cultura
3. O que você lembra que estudou sobre as relações entre os portugueses e os indígenas no Período Colonial da nossa História? 4. Quais são os principais problemas que os povos indígenas brasileiros enfrentam hoje?
5. Você já viu um índio? Onde? Qual foi sua impressão?
6. Há indígenas no estado de São Paulo? Onde?
7. Como vivem hoje os indígenas brasileiros?
8. Você acha que um índio que hoje vive na cidade, como nós, ainda pode ser considerado um índio? Por que?
Neste segundo momento da aula , as questões serão respondidas oralmente, sendo chamada um relator por equipe, para cada questão, a professora anotando os resultados de forma abreviada na lousa. Na questão 1, que envolve números, logo após a resposta da equipe indicada, os alunos serão solicitados a confirmar ou não a resposta através de pesquisa pela internet, em seus celulares. Nas questões mais amplas, como a de número 3, 4 e 7, a professora solicitará a contribuição de várias equipes. A professora recomendará que todos anotem os resultados da lousa e guardem os mesmos para confrontá-los , na segunda aula , com o que aprenderam nesse espaço de tempo.
DESMISTIFICANDO , QUEBRANDO PRECONCEITOS E CONHECENDO
Para finalizar essa primeira aula os alunos assistirão ao vídeo " "Povos Indígenas, conhecer para valorizar", sendo orientados a tomar anotações abreviadas daquilo que considerarem mais importante, para uso posterior.
Em seguida, receberão uma tarefa para ser executada em casa, com uma semana de prazo, para sua realização.
Cada grupo de 5 alunos da classe, deverá, em casa:
1) pesquisar sobre um dos seguintes povos indígenas abordado no livro em pdf: " Cineastas indígenas - um outro olhar - guia para professores e alunos": Kuikuro, Huni Kuı˜, Panará, Xavante e Ashaninka.
2) Após a pesquisa, fazer resumo a respeito
3)Assistir a pelo menos um dos vídeos feitos pelo próprio povo pesquisado e selecionar trecho a ser exibido em sala, no dia do seminário de apresentação
4) Com base no lido e no assistido, elaborar e power point a ser apresentado em classe, pela equipe com o máximo de 5 telas.
DANDO VOZ AOS INDÍGENAS
Na segunda aula, serão apresentados os mini - seminários das equipes sobre os povos Kuikuro, Huni Kui, Panará, Xavante e Ashaninka, de modo a demonstrar a enorme diversidade cultural dos povos indígenas hoje e também de forma a dar voz aos próprios indígenas, pois cada seminário constará de apresentação oral fundamentada em power point e apresentação de pequeno trecho de vídeo indígena a respeito. Os vídeos indicados estão anexados ao lado, e deles, cada grupo selecionará um máximo de 3 minutos de imagens a serem mostradas para a classe.
Cada grupo terá 6 minutos de apresentação. Os demais alunos serão orientados a tomar anotações do que considerarem principal e a perguntar suas dúvidas aos colegas apresentadores.
COMPARANDO
A classe será organizada em U e os alunos apresentarão seus depoimentos sobre o que aprenderam durante os seminários e também com o filme " Povos indígenas, conhecer para valorizar", estabelecendo uma comparação entre o que pensavam saber e o que sabem agora, com base em fundamentos sólidos e pesquisa.
CONCLUINDO
O aluno confrontará o seus conhecimentos prévios sobre os indígenas, anotados na primeira aula com o que aprendeu no decorrer do seminários e do debate, e redigirá um pequeno texto a respeito, a ser avaliado pela professora.
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