3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

Que índio é esse?

Inicialmente os alunos farão um desenho sobre como eles percebem o índio. Depois assistirão ao vídeo "Índios no Brasil.1.Quem são eles?" e discutirão o tema. Em seguida o professor irá projetar imagens dos mapas com os povos indígenas do Brasil e de Minas Gerais. Então os alunos farão uma pesquisa sobre os povos indígenas em Minas Gerais e finalizarão com uma redação. Aula destinada ao 7º ano.

Plano de aula construído por
Larissa Carvalho Sandes (Betim / MG)

Objetivos

Ampliar a percepção dos alunos de quem é o "índio brasileiro", quebrando estereótipos e preconceitos. Ajudá-los a compreender e localizar os diversos povos indígenas da atualidade. Conhecer os índios da região em que vivem, neste caso o estado de Minas Gerais.

Requisitos

Para a realização da aula serão necessários: folhas de papel A4, cola ou fita adesiva, data show, notebook, sala de informática (computadores disponíveis para os alunos) e internet.

Avaliação

Tendo em vista o público alvo a avaliação será feita através dos debates em sala de aula e da participação e interesse na temática. Além disso, a última atividade composta por uma produção de texto, poderá nos permitir perceber a capacidade reflexiva do aluno a partir do conteúdo trabalhado na aula. Deste modo o critério avaliativo será pautado nos objetivos da aula já descritos.

1
30
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

A aula terá inicio com a seguinte questão: Quem é o índio para você? Após refletir sobre a questão os alunos deverão fazer um desenho à mão livre representando a percepção deles sobre o índio. A medida que os alunos forem terminando o desenho o professor vai colando os mesmo em um mural na sala.

2
30
min

Vídeo/Música/Imagem

Após terminarem os desenhos os alunos assistirão ao vídeo "Índios no Brasil.1.Quem são eles?" produzido pelo projeto Vídeo nas Aldeias. Em seguida o professor coordenará um debate sobre o assunto, podendo utilizar as seguintes perguntas: Todos os índios do Brasil são iguais? Eles ainda existem? Sofrem algum tipo de preconceito? Onde eles estão?

Arquivos e links
3
15
min

Vídeo/Música/Imagem

O professor vai projetar com um data-show imagens do mapa do Brasil com a identificação dos povos indígenas e do mapa de Minas Gerais com a identificação dos povos indígenas.

Arquivos e links
4
30
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

Após identificarem nos mapas quais povos indígenas estão localizados em Minas Gerais os alunos se dividirão em equipes. Cada equipe será responsável por pesquisar um dos povos. A pesquisa deverá ser feita com a orientação do professor na sala de informática da escola. Um site importante em que as pesquisas poderão ser feitas é o http://pib.socioambiental.org/pt. Em seguida os alunos devem socializar o resultado da pesquisa com o restante da turma.

Arquivos e links
5
15
min

Produção escrita individual (alunos)

Para finalizar os alunos deverão produzir um pequeno texto, no próprio caderno, refletindo sobre o que aprenderam durante a aula e comparando as informações discutidas com a ideia inicial que tinham do índio. Esta atividade será utilizada como instrumento avaliativo para perceber a capacidade reflexiva do aluno e o quanto os objetivos da aula foram alcançados ou não.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.