Ampliar a percepção dos alunos de quem é o "índio brasileiro", quebrando estereótipos e preconceitos. Ajudá-los a compreender e localizar os diversos povos indígenas da atualidade. Conhecer os índios da região em que vivem, neste caso o estado de Minas Gerais.
Para a realização da aula serão necessários: folhas de papel A4, cola ou fita adesiva, data show, notebook, sala de informática (computadores disponíveis para os alunos) e internet.
Tendo em vista o público alvo a avaliação será feita através dos debates em sala de aula e da participação e interesse na temática. Além disso, a última atividade composta por uma produção de texto, poderá nos permitir perceber a capacidade reflexiva do aluno a partir do conteúdo trabalhado na aula. Deste modo o critério avaliativo será pautado nos objetivos da aula já descritos.
A aula terá inicio com a seguinte questão: Quem é o índio para você? Após refletir sobre a questão os alunos deverão fazer um desenho à mão livre representando a percepção deles sobre o índio. A medida que os alunos forem terminando o desenho o professor vai colando os mesmo em um mural na sala.
Após terminarem os desenhos os alunos assistirão ao vídeo "Índios no Brasil.1.Quem são eles?" produzido pelo projeto Vídeo nas Aldeias. Em seguida o professor coordenará um debate sobre o assunto, podendo utilizar as seguintes perguntas: Todos os índios do Brasil são iguais? Eles ainda existem? Sofrem algum tipo de preconceito? Onde eles estão?
O professor vai projetar com um data-show imagens do mapa do Brasil com a identificação dos povos indígenas e do mapa de Minas Gerais com a identificação dos povos indígenas.
Após identificarem nos mapas quais povos indígenas estão localizados em Minas Gerais os alunos se dividirão em equipes. Cada equipe será responsável por pesquisar um dos povos. A pesquisa deverá ser feita com a orientação do professor na sala de informática da escola. Um site importante em que as pesquisas poderão ser feitas é o http://pib.socioambiental.org/pt. Em seguida os alunos devem socializar o resultado da pesquisa com o restante da turma.
Para finalizar os alunos deverão produzir um pequeno texto, no próprio caderno, refletindo sobre o que aprenderam durante a aula e comparando as informações discutidas com a ideia inicial que tinham do índio. Esta atividade será utilizada como instrumento avaliativo para perceber a capacidade reflexiva do aluno e o quanto os objetivos da aula foram alcançados ou não.