Objetiva-se possibilitar aos aluno estudos de caso sobre a produção dos povos indígenas, localizando-os espacialmente e historicamente, a partir do olhar da diversidade e da multiplicidade e não apenas como povos da floresta e naturalmente “não trabalhadores” nestas sociedades.
Sala de aula;
Caderno de anotações;
Livros didáticos (distribuídos pelo MEC);
Computadores do laboratório escolar com internet;
Datashow do laboratório de informática;
Painel para exposição de trabalho;
Os alunos serão avaliados a partir da participação durante a pesquisa, na sistematização das informações e na participação da feitura do produto final.
Como produto final, pretende-se a montagem de um painel para coletivizar a pesquisa. Utilizando as anotações feitas durante as pesquisas deverão compor o painel com as seguintes informações:
- O que são povos indígenas? Onde estão?
- O trabalho indígena: produção material
Introdução ao tema. Sondagem da turma sobre o tema, capaz de redirecionar e retomar a proposta de trabalho da professora. Divisão da classe em grupos de trabalho.
Pesquisar no livro didático como o tema é tratado.
Pesquisa nos sites recomendados sobre O que são povos indígenas, onde estão e suas origens. Sistematizar no caderno ou num processador de texto.
Pesquisa nos sites recomendados sobre A produção nas sociedades indígenas e o trabalho.
Produção de painel.