Com a constatação de que a população indìgena vem crescendo em um ritmo acelerado, a questão das terras indígenas perpassa o campo do direito e começa a ser visto como um dos principais problemas enfrentados pelos indigenas da atualidade. Reconhecer esse processo é o objetivo do plano de aula que será trabalhado com o 2o ano do Ensino Médio.
Acredita-se que os mapas e gráficos podem proporcionar um aprendizado e uma reflexão mais interessante sobre o questão indígena no Brasil para os alunos.
Dessa maneira objetiva-se:
• Compreender que a ideia de extermínio da população indígena é falsa e que segundo os dados mais recentes, a população indígena vem crescendo consideravelmente.
• Perceber os indígenas brasileiros, em sua diversidade, como agentes históricos fundamentais para a elaboração de seu próprio processo histórico.
• Analisar a luta indígena através da busca de reconhecimento das suas terras pelo Estado nos dias atuais.
Para a realização da proposta, será necessário que os alunos do 2o ano do Ensino Médio tenham em mãos cópias coloridas de mapas e cópias coloridas de gráficos sobre a população e distribuição dos indios no Brasil. Ainda, o livro didático deve estar disponível para as consultas que serão solicitadas.
O processo avaliativo ocorrerá durante todo o desenvolvimento das atividades propostas na aula preparada para o 2º ano do Ensino Médio. Os alunos serão avaliados em conjunto. Caberá a cada aluno e o grupo ao qual pertence elaborar uma pesquisa escrita e um cartaz. Ainda, a participação dos alunos nas atividades orais será avaliada.
O professor deverá expor os objetivos das atividades que serão desenvolvidas na aula proposta: explicar que a ideia de exterminio da população indigena no periodo colonial deve ser problematizada. Apontar que essa população indígena vem crescendo, assim como a necessidade de que as terras as quais os índios têm direito devem ser entregues a eles.
A população indígena brasileira será apresentada aos alunos partir da análise do gráfico "População Indígena no Brasil". Logo depois iremos perceber a distribuição da população através da análise dos seguintes mapas: "Distribuição espacial da população indígena" e "Distribuição total, rural e urbana da população indígena no Brasil".
Em grupos compostos por cinco estudantes, será elaborada uma síntese sobre as situações colocadas em questão e analisadas a partir da análise dos mapas e dos gráficos.
Pesquisar e definir os termos utilizados para definir a situação geral das terras indigenas, quais sejam: "Registradas", "Homologadas", "Declaradas", "Identificadas", "A Identificar", "Sem providência", "Reservadas/Dominiais" e "Com restrição".
Responder, a partir da pesquisa realizada em casa, a seguinte questão proposta pelo livro didático: Para alguns grupos, no Brasil "há terra demais para pouco índio". Para outros, os índios devem possuir as terras que tradionalmente ocupam. O que devemos discutir sobre o assunto?
O professor deverá explicar a ação das organizações em defesa da causa indígena, que tem crescido em importância e representatividade.
Elaboração de cartazes que apontem as estratégias utilizadas pela população indígena com relação à posse da terra.