Objetivo geral
*Refletir sobre as múltiplas realidades culturais presentes no Acre, bem como suas manifestações a partir de visões de mundo distintamente construídas;
Objetivos específicos
*Conhecer aspectos da cultura indígena regional;
*Compreender um pouco do significado dos kenês de alguns povos indígenas, segundo seu universo cosmológico;
*Relacionar expressões artísticas de diferentes povos indígenas aos elementos identitários e culturais próprios de cada povo;
*Questionar o próprio universo simbólico, a partir da compreensão de outros, que interagem no mesmo espaço geográfico atual.
Auditório
Projetor multimídia
Flip chart
Cartolina
Pincel
Urucum
Extrato de genipapo
Avaliação impressa
A avaliação será realizada em duas etapas; a primeira, de acordo com a participação na aula (valor: 50 pontos) e a segunda, por meio de um questionário a ser respondido em casa (valor: 50 pontos), o qual será distribuído ao final da atividade.
A atividade acontecerá no auditório do campus e inicia com uma breve apresentação das duas turmas presentes (cerca de 40 alunos no total)- especificando a série e o curso técnico - e dos quatro indígenas, Marubo e Katukina, que deverão dizer seu nome indígena e nome em português e sua idade. Os povos dos quais fazem parte e sua localização no Acre estarão projetados no telão enquanto falam.
Em seguida, será mencionado o conteúdo sobre cultura material e imaterial visto na aula anterior, sendo esta última, anunciada como tema da aula prática.
Por fim, será solicitado que se observe as diferenças entre algumas representações artísticas sobre povos indígenas do Brasil (conteúdo também já visto em aula prévia) e a expressão gráfica dos kenês.
Observação: Em anexo, uma imagem do kenê como pintura corporal .
Após a introdução da aula, os convidados (2 Katukinas e 2 Marubos) iniciarão seus desenhos no flip chart, explicando seus significados e usos para seu povo.
Por fim, pequenos trechos de vídeos, trazidos pelos indígenas, serão apresentados no sentido de mostrar como os kenês estão presentes no seu dia a dia.
Momento reservado para pinturas livres em cartolina, de discentes e convidados, visando a interação por meio de expressões gráficas.
Os minutos finais da aula serão reservados para que os discentes sejam pintados pelos indígenas, com urucum ou extrato de genipapo, sendo informados que o extrato demora entre uma e duas semanas para sair completamente da pele.
No decorrer desta atividade, vídeos com cantos Marubo e Katukina estarão sendo projetados no telão.
O questionário abaixo será distribuído aos discentes, após breve explicação de que deverão responder em casa e entregar na aula seguinte, valendo a outra parte da nota.
1. Defina cultura material e imaterial.
2. De que maneiras a cultura imaterial pode ser expressa por um povo? Cite pelo menos 3 exemplos.
3. O que são os kenês indígenas?
4. Que significado de expressão cultural você achou mais interessante nesta aula?
5. Trace diferenças entre as expressões culturais dos representantes dos 3 povos indígenas com os quais você teve aula.
6. As representações artísticas sobre os índios brasileiros, que você viu em aula, dão conta de explicar as culturas indígenas? Discorra, confrontando as imagens com o que você percebeu na aula prática.
7. Que imagem você fazia dos índios antes desta aula e como os vê agora?