3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

Viagens pelo imaginário

A introdução: colonização do Brasil, abordando aspectos históricos como: datas e motivos da colonização. Segundo momento: o tema passará para as visões pré-concebidas da sociedade indígena e europeia, por meio da produção de diários de viagens. Ao final: os relatos de viagem serão comparados com as cartas de navegação produzidas pelos europeus sobre o Brasil, repensando visões sobre os indígenas.

Plano de aula construído por
Marcia Chinaglia Zabotto (Salto / SP)

Objetivos

Sabemos que o encontro entre europeus e a população indígena brasileira foi marcada por estranhamentos dos dois lados. Por meio de uma construção de um diário de viagem, proporcionar aos alunos a contextualização desses "olhares". Perceber que o outro não é menor, pior. Auxiliar na construção de um conhecimento crítico sem precisar diminuir o outro.

Os alunos deverão por uma semana, registrar em um caderno de anotações, encontros com pessoas e lugares diferentes. Para isso poderão utilizar a imaginação.

Requisitos

1ºDatashow: dialogar sobre a colonização do Brasil (data, como a sociedade se comportava, objetivos, localização dos países) deverão anotar as informações. 2ªIrão até o jardim da escola (incentivo a imaginação) e escrita de um diário de viagem (relato do encontro com pessoas e lugares diferentes - reais e imaginários). Necessário caderno de anotações, canetas, lápis (ou bloco de notas do celular).

Avaliação

Nessa primeira atividade a avaliação será em cima dos conhecimentos prévios dos alunos. A participação dialogada entre alunos e a professora será a ferramenta essencial para avaliar o grau de envolvimento e conhecimento sobre esse assunto.

Na atividade final, será avaliada a produção dos diários de viagem, se há presença de pessoas e lugares, se houveram os "encontros" pedidos.

1
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Aula dialogada com uso de datashow sobre o processo de colonização na América. Conversa introdutória com os alunos sobre o período, localização dos países envolvidos, objetivos da colonização, forma como a sociedade da época se comportava.

2
30
min

Produção escrita individual (alunos)

Os alunos serão convidados a produzir um diário de viagem. Nesse registro, deverão descrever o encontro com pessoas e lugares reais e imaginários. Poderão além da escrita, desenhar ou colar imagens que representem esse contato.

No primeiro momento a professora levará os alunos no jardim da escola, para terem um começo de contato com a imaginação. Serão incentivados a iniciar a escrita fantástica que deverá ter continuidade por uma semana.Alguns alunos iniciaram a escrita no bloco de notas do celular.

Arquivos e links
3
30
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Após a aula no jardim da escola, os alunos deverão por uma semana relatar encontros com pessoas e lugares. Todo dia deverão fazer um registro descrevendo uma viagem (imaginária ou mesmo real).

4
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Após as anotações de uma semana, receber os diários de viagens dos alunos. Ler alguns relatos, comparar com a leitura de cartas de navegação de Pero Vaz de Caminha. Dialogar com os alunos sobre as visões fantásticas que os portugueses tiveram sobre as populações indígenas. Incentivar o posicionamento crítico dos alunos, as visões pré-concebidas, a diminuição do "ser diferente" diminuindo-o para mostrar poder.

Ao final, analisar com calma todos os diários de viagem a fim de avaliar a capacidade crítica de cada aluno.

Arquivos e links

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.