3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

100
minutos

Da ocupação do território brasileiro às questões indígenas atuais.

Nesta aula, para a 1ª série do ensino médio, abordaremos a ocupação do território brasileiro, além do desenvolvimento de algumas culturas, através da observação de mapas e fontes históricas, da arte rupestre às cerâmicas Marajoara, concluindo com uma reflexão sobre a questão indígena atual e o caso do massacre de Corumbiara (RO), estabelecendo relações com as questões atuais.

Plano de aula construído por
Ivan Pereira Rodrigues dos Santos (São Paulo / SP)

Objetivos

Levar os alunos a estabelecerem conexões entre a história da ocupação do território pertencente atualmente ao Brasil e a identidade e o pertencimento existentes entre os povos indígenas que aqui vivem e suas terras.

Levá-los também a entenderem e se inserirem na discussão acerca da violência que se estende a diversos povos indígenas no Brasil.

Requisitos

Supõe-se que nas aulas anteriores tenhamos analisado os deslocamentos humanos e possíveis teorias e sentidos em que se deram as ocupações dos continentes.

Materiais: Giz, lousa, Data-show com mapa-múndi, mapa das Américas, imagens de arte rupestre no Brasil, imagens da cerâmica Marajoara e mapa do Brasil indígena e o documentário Corumbiara, de Vincent Carelli.

Avaliação

Consiste em um artigo de opinião que deve ser elaborado individualmente após a aula, no qual o aluno deve criar e estabelecer ligações entre o tema da ocupação do território brasileiro e as questões indígenas atuais, apresentadas parcialmente no documentário proposto.

Há intenção em trabalhar as habilidades e competências da escrita, argumentação e organização de documentos e fontes.

Discutiríamos sobre a avaliação em sala após a correção.

1
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Destaca-se o fato de a aula ser na sala de vídeo, para que seja possível usar o data-show na apresentação dos mapas e imagens.

Nesta primeira parte expositiva haveria uma explicação sobre o tema da aula, os possíveis fluxos migratórios que constituíram a ocupação do atual território brasileiro. No entanto, usaríamos um mapa-múndi e um mapa da ocupação das Américas (anexos 2 e 1, respectivamente) para relembrarmos das aulas anteriores, tirar possíveis dúvidas e prosseguir com o conteúdo proposto, já que a linha teórica apresentada nestas aulas (com base em Eduardo Natalino dos Santos e Carlos Fausto) supõe que a ocupação das Américas tenha ocorrido no sentido norte-sul.

Contudo, com um mapa do "Brasil indígena"(que contém a localização de alguns povos), refletiríamos sobre os possíveis fluxos migratórios (citados em Carlos Fausto) que teriam ocorrido em um formato parecido com o de uma pinça. Tais fluxos ocorreram pelo interior amazônico e o litoral brasileiro, constituindo duas faixas pelas quais se distribuíram os povos indígenas no sentido norte-sul.

Arquivos e links
2
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Para estimular os alunos a refletirem sobre o tema e estabelecer ligações entre os fluxos migratórios e as culturas que se formaram posteriormente nestes territórios, passamos a analisar o mapa do "Brasil indígena" e alguns elementos da cultura material de alguns povos da região norte do Brasil, mais especificamente ligados à cerâmica Marajoara. O objetivo é que os alunos tirem suas conclusões a respeito da localização destes povos com relação ao sentido em que se deu a ocupação territorial do Brasil. Analisaríamos também as pinturas rupestres da Serra da Capivara (PI), abordando o processo pelo qual passaram os primeiros habitantes deste território.

Todas as imagens seriam apresentadas com algumas questões aos alunos, como: Alguém conhece oque está sendo apresentado? Há semelhanças com algo que já viram? Comentem os detalhes das imagens. O quê significam?

Esta atividade conclui-se com a apresentação de uma charge de Carlos Latuff que aborda a questão dos conflitos indígenas pelas terras. Introduzindo a próxima parte da aula, coloca-se as seguintes questões: O quê o autor da charge quis abordar? Em que situação encontra-se o sujeito da imagem?

Arquivos e links
3
40
min

Vídeo/Música/Imagem

Após a aula expositiva e a breve discussão com a sala, assistiríamos a primeira parte do documentário Corumbiara, de Vincent Carelli, que aborda o massacre dos povos indígenas de Corumbiara (RO) durante a década de 1990, estabelecendo relações entre o tema e as questões indígenas atuais, com destaque para a questão da terra.

Arquivos e links
3.1
4
10
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Nos últimos minutos de aula, propõe-se que os alunos façam um artigo de opinião relacionando da forma que preferirem os seguintes temas: - A ocupação do território brasileiro e o desenvolvimento das diversas culturas indígenas

- A questão indígena atual; a questão da terra.

Os objetivos desta avaliação consistem em possibilitar que os alunos desenvolvam a escrita, a argumentação, análise de fontes históricas e a visão crítica perante as realidades diversas.

Após a correção, haveria comentários e discussão sobre as produções dos alunos.

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