3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

SER ÍNDIO É SER GENTE

A aula será desenvolvida no nono ano do Ensino Fundamental e discorrerá sobre a história indígena e sua cultura com ênfase nos mitos e sua função, na diversidade cultural, nas resistências e desafios que as comunidades indígenas enfrentam atualmente. Os alunos serão instigados a pensar o indígena como gente, indo além das estereotipias folclóricas e percebendo suas problemáticas e conquistas.

Plano de aula construído por
EDSON PEIXOTO ANDRADE (Paripiranga / BA)

Objetivos

A presente aula objetiva trabalhar a questão do indígena de modo a integrar essa parcela da população dentro do contexto macro da cultura e civilização brasileira desconstruindo estereótipos, refletindo sobre visões distorcidas a respeito do indígena e construindo estratégias de afirmação do indígena no cotidiano dos grupos e da sociedade como um todo. De modo específico se pretende conhecer a história do indígena a partir da ótica de diferentes grupos e comunidades e assim, estabelecer um paralelo com a história oficial a respeito desse grupo populacional; identificar os traços culturais dos grupos indígenas considerando suas diferenças e o modo como cada elemento cultural se integra à vida dos grupos refletindo, desse modo, a respeito da importância do respeito, valorização, defesa e afirmação da cultura indígena; identificar as contribuições da cultura indígena para a sociedade brasileira; refletir a respeito dos processos de resistência indígena ao longo da história; identificar os modos de organização social, as formas de viver e os desafios que os indígenas enfrentam atualmente no Brasil.

Requisitos

• Exposição oral do professor

• Uso da série “Índios no Brasil”

• Letras das músicas

• Datashow

• Caixa de som

• notebook

• lápis de cor

• giz de cera

• pincel atômico

• papel metro

• cópias de imagens

Avaliação

A sociedade atual pode ser caracterizada como a sociedade da pressa e da fluidez. Como diz Bauman, as relações atuais são líquidas, são fluidas e desse modo, fluidos são os processos. A velocidade com que as informações chegam e são substituídas é tal, que se não nos dermos conta, as coisas passam sob nossos olhos e não damos conta de enxergar suas particularidades e especificidades. No fazer pedagógico isso é um grande risco. Podemos deixar de enxergar o óbvio e, por vezes, nos centramos apenas no superficial das relações que se dão dentro da sala de aula ou fora dela. Desse modo, avaliar os processos é muito mais do que classificar em termos de nota o rendimento de determinado aluno ou turma. O processo avaliativo decorre da necessidade de obter feedback a respeito de cada processo e também, da importante reflexão que todos os agentes e sujeitos da educação devem fazer constantemente a respeito dos processos que se dão na escola. Nesse sentido, a presente aula, a qual objetiva construir uma nova reflexão a respeito dos indígenas, propõe como formas de avaliação a observação da participação ativa dos alunos por meio das discussões em sala-de-aula, do envolvimento com a dinâmica da aula e com as propostas de trabalho apresentadas; o desenvolvimento de atividades propostas ao longo da aula e ao final da mesma; a capacidade de construção de relações entre os conteúdos trabalhados e outros temas discutidos no decorrer dos estudos; a capacidade de síntese, por meio da elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas na aula, apresentando as aprendizagens ocorridas no decorrer da mesma.

1
25
min

Vídeo/Música/Imagem

Distribuir letras das músicas "Todo dia era dia de ìndio" e "um índio". Colocar os vídeos das músicas e deixar os alunos escutarem. Orientar que os alunos deverão anotar as impressões a respeito das ideias sobre os índios trazidas pelas músicas. Colocar as músicas novamente. Deixar as alunos apresentarem suas reflexões por meio de frases que sintetizem suas anotações.

2
25
min

Exposição Oral por parte do professor

Em seguida, o professor, com base nas contribuições dos alunos, deverá trazer questões relacionadas à organização dos indígenas antes do período colonial e durante o período colonial dando ênfase aos processos de resistência indígena à colonização imposta pelos europeus tanto no aspecto do trabalho quanto na imposição religiosa empreendida pelos portugueses. Durante a exposição o professor deverá falar sobre os estereótipos construídos em torno do indígena no Brasil.

3
20
min

Produção escrita em grupo (alunos)

A partir da exposição realizada pelo professor, os alunos irão aprofundar o tema por meio da observação de imagens diferentes sobre o indígena na história do Brasil que serão expostas por meio de slides utilizando o Datashow, o professor solicitará aos alunos que, com embasamento no que já fora refletido anteriormente, construam análises que revelem os estereótipos relacionados ao indígena. Ao final os alunos deverão apresentar uma paródia sobre o assunto.

4
30
min

Vídeo/Música/Imagem

Veicular a Série Índios no Brasil e ao final refletir sobre a cultura indígena, a importância de sua preservação, o modo de vida indígena atual, as diferenças culturais e os desafios que os indígenas enfrentam atualmente. A reflexão será desenvolvida a partir de questões previamente apresentadas aos alunos.

5
20
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Os alunos, em dupla, deverão fazer uma síntese da presente aula por meio da produção de cartazes. Ao final, os cartazes deverão ser socializados.

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