3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

POVOS INDÍGENAS ONTEM E HOJE.

Serão apresentados doze povos indígenas brasileiros para que os alunos escolham um para pesquisarem. Definidas as duplas e seus temas vamos para o Laboratório de Informática da Escola Pesquisar atualidades dos povos, localização das aldeias; vilas; povoados e cidades onde vivem, suas histórias e suas relações com a história do Brasil. Feita a pesquisa os alunos terão que apresentar aos colegas.

Plano de aula construído por
Juliano Silva de Bastos (Santa Maria / RS)

Objetivos

Conhecer vários povos indígenas brasileiros, sua história, cultura, diversidades, complexidades e a realidade em que vivem hoje.

Localizar geograficamente as populações pesquisadas.

Produzir materiais didáticos: esquemas, resumos e cartazes.

Adquirir o hábito de expressar e comunicar-se em público por meio da apresentação do trabalho para a turma.

Requisitos

Aulas anteriores sobre Ocupação/Conquista do Brasil pelos portugueses e História do Povos Indígenas no Período Colonial.

Laboratório de Informática

Impressora

Papel Pardo

Canetões

Folhas de Oficio

Sites para consulta:

http://indigenas.ibge.gov.br/mapas-indigenas-2.html

https://pib.socioambiental.org/pt

Avaliação

O trabalho será realizado no 7° Ano como encerramento das atividades sobre a Ocupação/Conquista Portuguesa do Brasil.

A turma tem 25 alunos.

A avaliação será observada em quatro aspectos:

1° Dedicação e eficiência na Pesquisa.

2° Sucesso e criatividade da apresentação para os colegas.

3° Qualidade do resumo entregue para a turma e do cartaz que será fixado no corredor da escola.

4° Participação e respeito durante a pesquisa e a fala dos grupos.

1
45
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

1° Formação das duplas (em 11 duplas e 1 trio) e escolha dos temas. Serão disponibilizados 12 povos: Bororó, Charrua, Cinta Larga, Guarani, Kaingang, Karajá, Makuxí, Pataxó, Tupinambá, Xavante, Xingu e Yanomami. Os critérios para a escolha dos 12 foram a presença no RS e nas proximidades de Santa Maria cidade da escola, contato com os portugueses no século XVI e tribos com questões políticas e territoriais na atualidade.

2° As duplas pesquisarão na Internet sobre seus povos reunindo as informações solicitadas e imprimindo uma ou duas imagens que acharem adequadas para a produção do cartaz. Será indicado o site:https://pib.socioambiental.org/pt - Povos Indígenas no Brasil.

2
45
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Portando as informações pesquisadas na aula anterior as duplas farão um cartaz em papel pardo, e um resumo ou esquema em folha de oficio explicando o que aprenderam sobre o povo escolhido. Os alunos terão liberdade para elaborar seus cartazes com as imagens e informações que mais gostarem, acharem pertinentes, ou importantes.

Nos resumos contarão um pouco da história do povo estudado, onde vivem hoje, qual sua população, costumes e modo de vida.

3
30
min

Seminário em grupo (alunos)

Os cartazes produzidos serão colados no corredor da escola para que todas as duplas possam ver os trabalhos uns dos outros e também para que outras turmas possam vê-los expostos. Por fim as duplas entregarão seus resumos em oficio, aos colegas, para serem fixados no caderno de todos os alunos.

Eu produzirei um cartaz com o título da aula, resumo e objetivos para apresentar a exposição.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.