Conhecer vários povos indígenas brasileiros, sua história, cultura, diversidades, complexidades e a realidade em que vivem hoje.
Localizar geograficamente as populações pesquisadas.
Produzir materiais didáticos: esquemas, resumos e cartazes.
Adquirir o hábito de expressar e comunicar-se em público por meio da apresentação do trabalho para a turma.
Aulas anteriores sobre Ocupação/Conquista do Brasil pelos portugueses e História do Povos Indígenas no Período Colonial.
Laboratório de Informática
Impressora
Papel Pardo
Canetões
Folhas de Oficio
Sites para consulta:
http://indigenas.ibge.gov.br/mapas-indigenas-2.html
https://pib.socioambiental.org/pt
O trabalho será realizado no 7° Ano como encerramento das atividades sobre a Ocupação/Conquista Portuguesa do Brasil.
A turma tem 25 alunos.
A avaliação será observada em quatro aspectos:
1° Dedicação e eficiência na Pesquisa.
2° Sucesso e criatividade da apresentação para os colegas.
3° Qualidade do resumo entregue para a turma e do cartaz que será fixado no corredor da escola.
4° Participação e respeito durante a pesquisa e a fala dos grupos.
1° Formação das duplas (em 11 duplas e 1 trio) e escolha dos temas. Serão disponibilizados 12 povos: Bororó, Charrua, Cinta Larga, Guarani, Kaingang, Karajá, Makuxí, Pataxó, Tupinambá, Xavante, Xingu e Yanomami. Os critérios para a escolha dos 12 foram a presença no RS e nas proximidades de Santa Maria cidade da escola, contato com os portugueses no século XVI e tribos com questões políticas e territoriais na atualidade.
2° As duplas pesquisarão na Internet sobre seus povos reunindo as informações solicitadas e imprimindo uma ou duas imagens que acharem adequadas para a produção do cartaz. Será indicado o site:https://pib.socioambiental.org/pt - Povos Indígenas no Brasil.
Portando as informações pesquisadas na aula anterior as duplas farão um cartaz em papel pardo, e um resumo ou esquema em folha de oficio explicando o que aprenderam sobre o povo escolhido. Os alunos terão liberdade para elaborar seus cartazes com as imagens e informações que mais gostarem, acharem pertinentes, ou importantes.
Nos resumos contarão um pouco da história do povo estudado, onde vivem hoje, qual sua população, costumes e modo de vida.
Os cartazes produzidos serão colados no corredor da escola para que todas as duplas possam ver os trabalhos uns dos outros e também para que outras turmas possam vê-los expostos. Por fim as duplas entregarão seus resumos em oficio, aos colegas, para serem fixados no caderno de todos os alunos.
Eu produzirei um cartaz com o título da aula, resumo e objetivos para apresentar a exposição.