3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

100
minutos

A imagem do indígena brasileiro na Europa no século XVI

A proposta visa apresentar duas aulas para uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental II sobre a criação de estereótipos acerca dos nativos americanos, como a ideia do bom selvagem, entre outros. As aulas problematizariam estas imagens acerca dos índios através de dois documentos produzidos na metade do século XVI na França.

Plano de aula construído por
Ana Claudia Magalhães Pitol (Fazenda Rio Grande / PR)

Objetivos

Objetivo Geral: análise de estereótipos construídos acerca dos indígenas brasileiros ao longo do primeiro século de contato com os europeus;

Objetivos específicos: - problematizar diferenças e semelhanças entre as imagens indígenas a partir de seus construtores (portugueses e franceses)

- Identificar diferenças entre as relações tecidas pelos indígenas com franceses e portugueses

- Apresentar aos alunos um fato pouco mencionado nos livros didáticos: a presença real de indígenas na Europa.

Requisitos

Para a realização da aula serão necessários os documentos transcritos em folhas para os alunos.

Também será necessário que os documentos possam, se possível ser projetados para que o aluno possa ver o que o professor está falando e localizar em seu material, principalmente, no caso, da xilogravura que reúne uma série de imagens em seu interior.

Avaliação

Trabalho em grupo a ser realizado na segunda aula: os alunos serão divididos em grupos e cada um desses grupos ficará responsável por identificar um estereótipo abordado na xilogravura. Esse estereótipo será apresentado para a turma. Como a imagem apresenta indios em diversos momentos (caçando, dormindo na rede, batalhando, etc.) os alunos terão bastante opções para trabalhar.

1
10
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

A aula terá início com uma conversa com os alunos sobre as ideias prévias que eles possuem acerca dos índios brasileiros. Após anotar essas ideias no quadro, o professor questionará a turma sobre a origem dessas ideias: de onde vem as ideias levantadas por eles? Os alunos apontarão, muito provavelmente que essas ideias vem da tv, internet, senso comum, etc.

2
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Após o debate anterior o professor deverá iniciar a explicação do tema acerca dos estereótipos indígenas mostrando quais as imagens que circulavam sobre os nativos americanos na Europa durante o século XVI. O professor deverá deixar claro aos alunos que essas imagens variavam entre os grupos com os quais os nativos entravam em contato e dependiam das relações que se estabeleciam entre eles e os europeus, franceses e portugueses, por exemplo. Em anexo segue texto que auxiliará o professor nesse debate. O professor deverá finalizar essa exposição oral explicando aos alunos de que forma essas ideias a respeito dos nativos circulavam na Europa. O professor deverá falar sobre os livros e relatos orais mas não pode esquecer de mencionar que em alguns portos europeus não era raro encontrar indígenas brasileiros.

Arquivos e links
3
10
min

Leitura de texto em sala de aula

Após a exposição dessas ideias o professor deverá ler com os alunos a fonte escrita que apresenta a apresentação realizada por cinquenta indígenas tupinambás na cidade de Rouen na França durante a Entrada do Rei Henrique II a cidade. Antes de iniciar a leitura o professor deve explicar aos alunos o que era uma Entrada real e o que a apresentação indígena fazia ali. Em anexo segue texto que auxiliará o professor nessa discussão.

Arquivos e links
4
10
min

Vídeo/Música/Imagem

Após a análise do texto o professor deverá apresentar a xilogravura intitulada Figure des Brisilians, mostrando como cada parte do texto é apresentada nela.

Arquivos e links
5
5
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Em casa os alunos deverão pesquisar fontes nas quais a imagem do indígena é apresentada (livros, revistas, reportagens, páginas de internet). Esse material deve ser trazido na próxima aula. Os alunos deverão em casa tentar identificar que ideia acerca do indígena o material escolhido apresenta.

6
5
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

No início da aula o professor deverá retomar com a turma o que foi trabalhado na aula anterior:

- O que é um estereótipo?

- Quais estereótipos foram construídos a respeito dos indígenas no século XVI?

- De que forma essas imagens acerca do indígena circulavam?

7
20
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Os alunos serão separados em grupos. Cada grupo ficará com um pequeno pedaço da xilogravura e com base nele e no material trazido de casa deverão tentar entender que estereótipo acerca do indígena é apresentado ali. Os alunos deverão se questionar:

- Qual a ideia acerca do indígena esta imagem passa?

- Esta ideia ainda é presente em nosso imaginário acerca do indígena?

- Que tipo de preconceito essa imagem gera?

O debate do grupo deverá ser registrado em uma folha a ser entregue para o professor.

8
20
min

Seminário em grupo (alunos)

Para finalizar os alunos apresentarão os resultados de seus debates para a turma. A imagem deverá ser exposta para toda a turma para que os alunos possam ajudá-la a se localizar com relação ao trecho da imagem que foi analisado pelo grupo.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.