Objetivo Geral: análise de estereótipos construídos acerca dos indígenas brasileiros ao longo do primeiro século de contato com os europeus;
Objetivos específicos: - problematizar diferenças e semelhanças entre as imagens indígenas a partir de seus construtores (portugueses e franceses)
- Identificar diferenças entre as relações tecidas pelos indígenas com franceses e portugueses
- Apresentar aos alunos um fato pouco mencionado nos livros didáticos: a presença real de indígenas na Europa.
Para a realização da aula serão necessários os documentos transcritos em folhas para os alunos.
Também será necessário que os documentos possam, se possível ser projetados para que o aluno possa ver o que o professor está falando e localizar em seu material, principalmente, no caso, da xilogravura que reúne uma série de imagens em seu interior.
Trabalho em grupo a ser realizado na segunda aula: os alunos serão divididos em grupos e cada um desses grupos ficará responsável por identificar um estereótipo abordado na xilogravura. Esse estereótipo será apresentado para a turma. Como a imagem apresenta indios em diversos momentos (caçando, dormindo na rede, batalhando, etc.) os alunos terão bastante opções para trabalhar.
A aula terá início com uma conversa com os alunos sobre as ideias prévias que eles possuem acerca dos índios brasileiros. Após anotar essas ideias no quadro, o professor questionará a turma sobre a origem dessas ideias: de onde vem as ideias levantadas por eles? Os alunos apontarão, muito provavelmente que essas ideias vem da tv, internet, senso comum, etc.
Após o debate anterior o professor deverá iniciar a explicação do tema acerca dos estereótipos indígenas mostrando quais as imagens que circulavam sobre os nativos americanos na Europa durante o século XVI. O professor deverá deixar claro aos alunos que essas imagens variavam entre os grupos com os quais os nativos entravam em contato e dependiam das relações que se estabeleciam entre eles e os europeus, franceses e portugueses, por exemplo. Em anexo segue texto que auxiliará o professor nesse debate. O professor deverá finalizar essa exposição oral explicando aos alunos de que forma essas ideias a respeito dos nativos circulavam na Europa. O professor deverá falar sobre os livros e relatos orais mas não pode esquecer de mencionar que em alguns portos europeus não era raro encontrar indígenas brasileiros.
Após a exposição dessas ideias o professor deverá ler com os alunos a fonte escrita que apresenta a apresentação realizada por cinquenta indígenas tupinambás na cidade de Rouen na França durante a Entrada do Rei Henrique II a cidade. Antes de iniciar a leitura o professor deve explicar aos alunos o que era uma Entrada real e o que a apresentação indígena fazia ali. Em anexo segue texto que auxiliará o professor nessa discussão.
Após a análise do texto o professor deverá apresentar a xilogravura intitulada Figure des Brisilians, mostrando como cada parte do texto é apresentada nela.
Em casa os alunos deverão pesquisar fontes nas quais a imagem do indígena é apresentada (livros, revistas, reportagens, páginas de internet). Esse material deve ser trazido na próxima aula. Os alunos deverão em casa tentar identificar que ideia acerca do indígena o material escolhido apresenta.
No início da aula o professor deverá retomar com a turma o que foi trabalhado na aula anterior:
- O que é um estereótipo?
- Quais estereótipos foram construídos a respeito dos indígenas no século XVI?
- De que forma essas imagens acerca do indígena circulavam?
Os alunos serão separados em grupos. Cada grupo ficará com um pequeno pedaço da xilogravura e com base nele e no material trazido de casa deverão tentar entender que estereótipo acerca do indígena é apresentado ali. Os alunos deverão se questionar:
- Qual a ideia acerca do indígena esta imagem passa?
- Esta ideia ainda é presente em nosso imaginário acerca do indígena?
- Que tipo de preconceito essa imagem gera?
O debate do grupo deverá ser registrado em uma folha a ser entregue para o professor.
Para finalizar os alunos apresentarão os resultados de seus debates para a turma. A imagem deverá ser exposta para toda a turma para que os alunos possam ajudá-la a se localizar com relação ao trecho da imagem que foi analisado pelo grupo.