Para a presente aula foram traçados os seguintes objetivos:
* Compreender que muitos hábitos e costumes sobretudo alimentares da região em que vivemos são heranças de povos indígenas;
* Reconhecer quem são os povos indígenas;
* Perceber a historicidade das vivências indígenas em solo brasileiro;
* Entender que são povos que possuem semelhanças e diferenças;
* Compreender que os povos indígenas na formação da sociedade brasileira;
* Perceber a riqueza da contribuição cultural dos povos indígenas para as sociedades não indígenas;
* Identificar as etnias que vivem no estado do Tocantins e reconhecer algumas diferenças entre as mesmas.
Recursos didáticos: vídeo com imagens, música e provérbios; exposição.
Recursos materiais: data show, redes, canoa, pilão, cestos, tapiti, quibanos, bonecas indígenas, arco, flechas, milho (vários tipos), feijões, abobora, mandioca, pimentas, macaúbas, castanhas do Pará, beiju.
A avaliação inicial do trabalho será feita oralmente permitindo a cada estudante que fale sobre a aula e a temática da mesma. Posteriormente será solicitado uma produção de texto individual sobre o que os povos indígenas nos ensinam.
Ao inciar os trabalhos a professora fará algumas perguntas aos estudantes sobre os povos indígenas, que conhecimentos e imagens possuem a respeitos dos mesmos. De posse dessas informações será feita uma breve explicação para a turma sobre o tema e os objetivos de toda aula. Lógico que usando uma linguagem adequada ao nível da turma para que possam compreender da melhor forma possível o assunto.
Apresentação de vídeo: Povos indígenas brasileiros, produzido pela professora com duração de 4 minutos. Após a apresentação, incentivar os estudantes a comentarem o mesmo: as imagens, os provérbios, a música. A professora chamará atenção dos estudantes para as diferenças com relação à arte, os rituais, o modo de viver dos povos apresentados. Questionará os alunos se identificaram alguma etnia do estado do Tocantins.
Após o vídeo comentado os estudantes são levados para a exposição montada previamente, onde a professora apresentará aos estudantes os objetos, utensílios e alimentos que são heranças dos povos indígenas. Explicando as utilidades dos objetos desconhecidos pelos alunos e ouvindo os mesmos sobre os objetos conhecidos. Falando e ouvindo sobre os alimentos.
Posteriormente de volta a sala de aula, a professora incentivará os estudantes a avaliar toda a aula. Após ouvir a todos, a professora solicitará de todos que individualmente produzam um texto sobre o tema central da aula: O que os povos indígenas nos ensinam. O mesmo deve evidenciar os hábitos e costumes típicos dos indígenas e que praticamos, a importância das comunidades indígenas para a história de nosso país e como vivem hoje esses povos. O texto deve ser entregue em aula posterior.