4º Curso de Formação de Professores

Imagens em sala de aula

Regulamento do Curso de Formação de Professores

Este é o regulamento do 4º Curso de Formação Continuada, a participação no curso é condicionada à leitura e concordância com o regulamento.

Regulamento do Curso de Formação Continuada da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

1. Dos participantes

1.1 O Curso de Formação Continuada é primordialmente voltado aos professores de história orientadores participantes da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Os professores orientadores com uma ou mais equipes inscritas na 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil deverão declarar se desejam ou não participar do Curso de Formação Continuada. O professor, ainda que tenha orientado mais de uma equipe, deverá declarar interesse no curso apenas uma vez.
Os professores que indicaram a opção “SIM” para o Curso de Formação Continuada estão AUTOMATICAMENTE inscritos e não necessitam, sob hipótese alguma, realizar nenhum tipo de pagamento para o curso.

1.2 É permitida a participação de professores e/ou outros profissionais que não sejam orientadores de equipes regularmente inscritas na 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, desde que realizem inscrição específica para o curso mediante pagamento do valor indicado neste regulamento.
É permitida a participação de professores que estejam exercendo a função de professor de História no momento da inscrição, mesmo que sua área original de formação não seja História. O contrário também vale: é permitida a participação de professores cuja área original de formação é História, mesmo que não estejam exercendo a função de professores de história no momento da inscrição.
Estudantes de graduação, independente de seu curso ou universidade/faculdade de origem, também podem se inscrever no curso, mesmo que não atuem, no momento, como professores.
Profissionais graduados, ou que interromperam seus cursos de graduação em algum momento de sua formação, também podem se inscrever no curso.
Para todos os casos acima, pode ser solicitado, a critério da Comissão Organizadora, comprovante de vínculo com instituição de ensino em nível superior, atual ou passado.
Não há limite para o número de cursistas inscritos no Curso de Formação desde que atendam às especificações acima.
A participação dos professores orientadores de equipes da 8ª ONHB no Curso de Formação Continuada é OPCIONAL e cabe ao professor a decisão de participar ou não. Entretanto, a Comissão Organizadora da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil não facultará a participação gratuita a professores que no momento da declaração de interesse não selecionaram a opção “SIM” para o curso de Formação Continuada. Professores que no momento da declaração de interesse selecionarem “NÃO” ou deixaram a seleção em branco não estarão inscritos no Curso de Formação e, se desejarem realizar o curso, deverão realizar o o processo de inscrição que inclui pagamento de taxa de inscrição. Esta medida é necessária porque o curso foi dimensionado de acordo com as declarações de interesse (seleção de opção “sim”).

1.3 A inscrição no Curso de Formação Continuada é pessoal e intransferível. Embora esteja primordialmente condicionada à participação do professor na 8ª ONHB como orientador de equipe, Olimpíada e Curso são projetos paralelos. Assim, não haverá em hipótese alguma a transferência da vaga no Curso de Formação no caso de substituição do professor orientador de equipe após o período de confirmação de interesse. Caso o novo professor orientador de uma ou mais equipes deseje realizar o curso ele deverá fazer a inscrição específica e pagar o valor indicado neste regulamento.

1.4 No ato da inscrição na 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, os participantes visualizaram na tela todos os dados de sua inscrição. Estes dados serão utilizados na confecção do certificado de conclusão do curso. Era de inteira responsabilidade dos professores conferir os dados fornecidos e garantir que estivessem corretos e corretamente grafados (nome do participante, nome da escola etc.).
Assim, os professores que declarem interesse em participar do Curso de Formação deverão conferir seus dados em suas contas de usuário do site da ONHB. Se houver erros e/ou desatualização, eles devem ser imediatamente corrigidos /ou atualizados pelo próprio professor.

2. Das inscrições

2.1 Em sua área de usuário em nosso site, o professor orientador selecionou a resposta “Sim, desejo participar”, para a pergunta: “… você pretende participar do Curso de Formação Continuada?”. Estes professores garantiram o direito de participar do curso sem pagamento de taxa de inscrição.
Para todos os outros casos, é necessário realizar uma inscrição online e um pagamento de taxa. Sob nenhuma hipótese as inscrições serão feitas por e-mail, correspondência, telefone ou qualquer outra forma de comunicação. Os professores e profissionais da área de História não inscritos na 8ª ONHB, que assumiram equipes após o prazo de declaração de interesse e/ou responderam “Não, desejo participar” que desejarem participar do Curso de Formação Continuada, deverão realizar o processo de inscrição com pagamento de taxa, disponível em nosso site. O mesmo vale para todos os demais interessados.

2.2 O fato de uma, várias ou todas as equipes do professor responsável terem sido eliminadas em qualquer uma das etapas da Olimpíada não implica em nenhuma consequência para a participação do professor no Curso de Formação. Independente de possuir ou não equipes na Final Presencial da Olimpíada, o professor que declarou interesse em participar do Curso terá direito a cursá-lo gratuitamente até o final.
É decisão inteiramente da alçada do professor participar ou não do Curso de Formação. Não existe nenhuma obrigatoriedade em participar do Curso. A participação ou a não-participação no Curso não incidem de forma alguma no desempenho, pontuação, conteúdo ou andamento das equipes de na 8 ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. São duas atividades (Olimpíada e Curso) distintas e separadas.

2.3 As inscrições no Curso de Formação Continuada da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil só serão validadas após a confirmação da inscrição no Curso de Formação que ocorrerá de 18 de novembro de 2016 a 15 de fevereiro de 2017.
O simples cadastro na prova da ONHB não configura inscrição no Curso e, portanto, não garante a participação no Curso de Formação Continuada. É necessário ter declarado interesse e confirmar a sua inscrição.

2.4 Para os interessados em realizar o curso com pagamento de taxa, no ato da inscrição específica para o curso, o site automaticamente encaminha o interessado para o sistema de pagamento. O pagamento pode ser realizado unicamente por Boleto Bancário. O Boleto deve ser pago até a data de vencimento nos principais bancos do país, em agências, caixas eletrônicos, casas lotéricas e internet.
Para a inscrição no curso serão praticados dois períodos de inscrição:

De 18 de novembro a 29 de dezembro:
Valor Total de inscrição por todo o curso com desconto:
R$150,00 (cento e cinquenta reais)
Os Boletos bancários emitidos até as 23:59hrs do dia 29/12/2016 podem ser pagos até as 22:00hrs do dia 30/12/2016.

De 30 de dezembro de 2016 a 15 de fevereiro de 2017:
Valor Total de inscrição por todo o curso com desconto:
R$190,00 (cento e noventa reais)
Os Boletos bancários emitidos até as 23:59hrs do dia 15/02/2017 podem ser pagos até as 22:00hrs do dia 16/02/2017.

Este é o preço final para a participação. Não são fornecidos abonos, descontos ou quaisquer outros diferenciais, além do concedido no primeiro período de inscrição. Do mesmo modo, não serão cobradas taxas extras, taxas de material ou qualquer outra despesa além da taxa de inscrição.

Atenção: A Comissão Organizadora da ONHB, não se responsabiliza por pagamentos agendados e não realizados por problemas bancários ou de relacionamento banco/cliente, assim recomendamos que os boletos sejam pagos diretamente e não agendados para pagamento futuro.

3. Do curso

3.1 Acesso ao ambiente do curso
Ao se cadastrar no sistema da ONHB o usuário terá o seu email como login e deverá escolher uma senha de acesso. É de inteira responsabilidade dos participantes lembrar o login (e-mail) e a senha escolhidos. É também de inteira responsabilidade dos participantes garantir que seu login e senha não sejam compartilhados com outras pessoas. A Comissão Organizadora da Olimpíada não é responsável por usos inadequados do login e senha dos participantes do Curso de Formação Continuada. Estão sujeitos ao desligamento aqueles que compartilharem senhas ou deixarem-nas ao alcance de não participantes do Curso de Formação Continuada.
No caso de perda ou esquecimento, poderá ser gerada uma nova senha, por meio de solicitação no próprio site e envio de link para reconfiguração de senha para o e-mail fornecido no cadastro. A senha anterior ficará automaticamente invalidada.
A equipe de apoio da ONHB não possui acesso às senhas e às salas pessoais dos cursistas, e está, assim, impossibilitada de recuperar esses dados caso sejam perdidos ou esquecidos. Do mesmo modo, a Comissão Organizadora não possui meios de interferir na realização das tarefas dos cursistas, nem como fazer com que tarefas já enviadas e confirmadas sejam devolvidas, refeitas ou canceladas.

3.2 Características do Curso
O Curso de Formação Continuada será realizado de forma complementar à 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. O Curso terá início no dia 01 de março de 2017, e finalizará no mês de maio de 2017, evitando, assim, uma eventual sobrecarga de atividades a professores que se inscreverem como orientadores de equipes na 9ª ONHB (2017).
O Curso terá carga horária total de 60 horas (somadas as atividades online e atividades de estudo) e duração de 10 semanas. Envolve atividades de leitura, escrita e debate e o acompanhamento de tutores on-line. O curso está dividido em 03 módulos.
Há a entrega de uma atividade intermediária, que consiste em um Plano de Aula Comentado Intermediário (PACI) elaborado pelos participantes com base nos conteúdos e reflexões ao longo do Curso. Este plano intermediário é analisado e comentado pelos tutores online e devolvido com sugestões para alterações/acréscimos, que embasarão a realização e entrega da Atividade Final.
A atividade final consiste em um Plano de Aula Comentado Final (PACF).
O tema do Curso de Formação Continuada do ano de 2017 é “Imagens na sala de aula”.
O Curso de Formação Continuada é elaborado pelos docentes do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, em conjunto com docentes convidados de outras universidades e especialistas no tema, é compatível tanto com a formação dos professores e com temas trabalhados no ensino Fundamental e Médio quanto com a formação de interessados de diferentes área de conhecimento
A duração do Curso de Formação em sua totalidade é independente do calendário da Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Os módulos do Curso trazem aulas, atividades, materiais de apoio e tarefas e foram elaborados para serem realizados da seguinte forma:

Módulo 1 = duração total de 2 semanas
Módulo 2 = duração total de 4 semanas
Módulo 3 = duração total de 4 semanas

Utilizamos a expressão “duração total” porque os Módulos 1 e 2 não possuem uma data fixa de início e finalização. Apenas o Módulo 3 possui uma deadline (data limite) para a entrega final do Plano de Aula Comentado. Cada cursista poderá avançar no Curso segundo a sua disponibilidade de tempo e em seu próprio ritmo. Esse sistema de aprendizagem autogerida (self-paced learning) respeita as especificidades de cada cursista e aumenta as possibilidades de conclusão das tarefas com sucesso.
Assim, ao realizar o módulo 1 e enviar as tarefas para ele propostas o professor terá automaticamente acesso ao módulo 2; ao enviar as tarefas do módulo 2 terá automaticamente acesso ao módulo 3.
Embora o progresso de um tópico para outro seja de acordo com o ritmo de cada professor o Curso manterá uma data de início (01 de março de 2017) e uma data de término (10 de maio de 2017) assim como datas fixas para as entregas do PACI e do PACF, indicadas abaixo.
Nosso sistema enviará e-mails aos cursistas alertando-os quando o prazo de entrega do PACF estiver a 3 semanas do final, a 2 semanas do final, a 1 semana do final e a 2 dias do final. Também será enviado um e-mail comunicando que os planos intermediário e/ou final receberam as correções e comentários dos tutores.
Mas atenção: estes emails visam auxiliar a organização dos cursistas. No entanto, a Comissão Organizadora não assume responsabilidade sobre o recebimento destes emails por parte dos participantes nem sobre o controle do tempo remanescente de cada um. Em outras palavras, permanece sendo de total responsabilidade dos cursistas atentar para as datas de entrega e respeitá-las. Não serão concedidas prorrogações e nem criadas datas diferenciadas de entrega.
A entrega da primeira versão do Plano de Aula – Plano de Aula Comentado Intermediário (PACI) ocorre até as 23:59 do dia 24 de abril de 2017.
A entrega final do Plano de Aula Comentado Final (PACF) ocorre até as 23:59 do dia 24 de maio de 2017.

3.3 O Curso de Formação Continuada da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil será constituído por 3 módulos online, que serão exclusivamente realizados no site da Olimpíada Nacional em História do Brasil (www.olimpiadadehistoria.com.br), a partir da sala do inscrito.
Ao acessar a sua sala por meio de seu login e senha, o cursista terá acesso aos materiais, aulas e atividades propostas pelo Curso de Formação Continuada.
A cada um dos Módulos, os participantes farão uma entrega de tarefa em campo específico.
A participação dos cursistas nos Fóruns de Debate é obrigatória.
Durante o Módulo 3, os participantes farão a entrega do Plano de Aula Comentado Intermediário (PACI), entrega esta considerada preparatória para a entrega do Plano de Aula Comentado Final (PACF). A Entrega Parcial será analisada, comentada e devolvida pelos tutores até o dia 02 de maio de 2017.
Ao final deste processo, em 24 de maio de 2017, até as 23h:59m, os cursistas deverão enviar a versão definitiva de seu Plano de Aula – o Plano de Aula Comentado Final (PACF), que consiste na Entrega Final do Curso. A Entrega Final será analisada, comentada e devolvida pelos tutores até o dia 05 de junho de 2017.
Detalhes sobre as tarefas e sobre as entregas serão fornecidos na Sala do Cursista, uma vez iniciado o Curso de Formação.

3.4 Todas as tarefas solicitadas pelo Curso de Formação devem ser realizadas na página da ONHB. Todo o envio de respostas deve ser realizado nos locais indicados na página do Curso de Formação Olimpíada. Sob nenhuma hipótese serão aceitas respostas ou tarefas enviadas por e-mail, correio ou outros meios de comunicação. Sob nenhuma hipótese respostas e tarefas enviadas podem ser alteradas posteriormente, ou o envio cancelado e/ou substituído por novo envio.
Cada tarefa poderá ser assinalada como “rascunho”, permitindo aos participantes a reflexão antes do envio definitivo. No entanto, sob nenhuma hipótese, as respostas deixadas na forma de “rascunhos” serão consideradas na avaliação da participação no curso. Do mesmo modo, tarefas salvas e concluídas não poderão retornar à forma de “rascunho”.

4. Dos Tutores do Curso

4.1 O andamento das atividades dos cursistas será acompanhado por meio da atuação de TUTORES, que são docentes e pós-graduandos do departamento de história da Universidade Estadual de Campinas, coordenados e sob a responsabilidade da Comissão Elaboradora do Curso de Formação Continuada.
Os cursistas serão divididos em salas de aula online sob a orientação de um Tutor indicado pela Comissão Organizadora do Curso de Formação. Cada cursista terá um Tutor por ele responsável. A distribuição dos participantes nas salas de aula online será feita de forma aleatória por nosso sistema. Assim, a Comissão Organizadora não realizará em hipótese alguma a troca de cursistas ou de tutores entre as salas de aula, para que conhecidos possam “ficar na mesma sala”. As atividades desenvolvidas ocorrem em ambiente virtual e constituem uma oportunidade de vir a conhecer colegas professores e demais estudantes e/ou profissionais de outros estados do Brasil.
Os tutores se apresentarão à sala pela qual são responsáveis assim que iniciar o Módulo 1 do Curso, colocando-se à disposição dos cursistas.

4.2 Aos tutores caberá comentar as tarefas, mediar os fóruns e auxiliar os cursistas em suas dúvidas sobre o curso e seu material.
Os tutores poderão ser contatados de duas maneiras: pelos Fóruns ou pelo correio eletrônico privado. Nos fóruns o Tutor terá a função de mediar e de esclarecer dúvidas gerais que contemplem toda a turma. O cursista que tiver dúvidas específicas sobre seu trabalho poderá escrever em privado ao seu Tutor via correio eletrônico privado. O correio eletrônico privado de cada tutor ficará disponível na aba “Mensagens”.
Os tutores ficarão sob a coordenação da Comissão Organizadora, reportando eventuais problemas que possam ocorrer em suas salas. Os tutores são obrigados a comunicar à Comissão Organizadora todas as ocorrências de suas salas. A Comissão Organizadora poderá pedir a qualquer momento relatórios sobre a turma e/ou sobre um, ou mais, cursistas, assim como cópia da troca de correspondência e fóruns para deliberar sobre posturas indevidas assinaladas por tutores ou cursistas.
Os tutores do Curso de Formação Continuada da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil não possuem acesso à prova da Olimpíada e não estão autorizados a efetuar comentários sobre ela. O cursista que buscar consultar seu Tutor sobre assuntos da prova da Olimpíada em História do Brasil poderá ser sumariamente desligado do curso.

5. Do Aproveitamento e da Aprovação no Curso

5.1 Serão considerados aprovados no curso os cursistas que apresentarem rendimento adequado a partir da somatória das tarefas parciais (entregas dos Módulos 1, 2 e 3), da participação obrigatória nos Fóruns de Debate e das entregas parcial e final do Módulo 3 (Plano de Aula Comentado Intermediário e Plano de Aula Comentado Final).
Os participantes que, ao final do Curso, não tiverem acessado a plataforma ou enviado nenhuma das questões propostas para os 3 Módulos, serão desligados do Curso de Formação sob a justificativa de rendimento e participação insuficientes e não terão direito a certificado.
Os participantes que, ao final do Curso, acessaram a plataforma, mas enviaram apenas questões propostas para o Módulo 1, serão reprovados no Curso de Formação sob a justificativa de rendimento e participação insuficientes. Neste caso, será fornecido certificado online de participação no Curso de Formação Continuada referente somente ao Módulo 1.
Os participantes que, ao final do Curso, acessaram a plataforma, mas enviaram apenas as questões propostas para os Módulos 1 e 2 serão reprovados no Curso de Formação sob a justificativa de rendimento e participação insuficientes. Neste caso, será fornecido certificado online de participação no Curso de Formação Continuada referente somente aos Módulos 1 e 2.
Os participantes que, ao final do Curso, acessaram a plataforma, mas enviaram apenas questões propostas para os Módulos 1, 2 e 3, mas não realizaram a entrega do Plano de Aula Comentado Parcial obrigatório até as 23:59 horas do dia 24 de abril de 2017, receberão um certificado online de participação no Curso de Formação referente aos Módulos 1, 2 e 3.
Os participantes que realizarem todos os Módulos, enviarem todas as questões propostas e o PACI, mas não enviarem, até as 23:59 do dia 24 de maio de 2017, a versão final de seu Plano de Aula Comentado, receberão um certificado online de participação no Curso de Formação referente aos Módulos 1, 2 e 3.
Apenas a realização dos Módulos 1, 2 e 3 , o envio do PACI (Plano de Aula Comentado Parcial) e do PACF (Plano de Aula Comentado Final) permitem aos cursistas atingir a fase final do Curso de Formação e o certificado correspondente, conforme descrito abaixo.
Os participantes que cumprirem todas as etapas assinaladas nos Módulos 1, 2 e 3, inclusas as entregas parcial e final do Plano de Aula Comentado, receberão um Certificado emitido pela Universidade Estadual de Campinas, atestando seu aproveitamento. Os nomes dos aprovados no Curso de Formação Continuada da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil serão divulgados no dia 31/07/2017.
Os cursistas que enviarem questões e/ planos com trechos comprovadamente plagiados ou copiados de terceiros, sem as devidas referências de autoria, serão sumariamente desligados do curso, sem direito a recurso.

5.2 A qualquer momento, o cursista pode abandonar o Curso de Formação Continuada, sem nenhum prejuízo de sua parte. O professor que abandonar ou pedir desligamento do Curso de Formação Continuada receberá o certificado referente ao(s) Módulo(s) em que efetivamente acompanhou as atividades.
Em hipótese alguma será devolvido o valor da inscrição, total ou parcial.

5.3 A experiência online de cada participante pode variar conforme a velocidade de conexão e o equipamento utilizado.
A Comissão Organizadora responsabiliza-se apenas pelo funcionamento do site da ONHB. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por falhas no provedor de acesso dos participantes ou por falhas em seus equipamentos.
A Comissão Organizadora garante o funcionamento do site da ONHB para os navegadores de internet: Firefox 10+, Internet Explorer 8+, Chrome 12+, Opera 10+ e Safari 5+. A utilização de outros navegadores não é recomendada pela Comissão Organizadora, que não se responsabilizará pelo funcionamento do Curso de Formação em outros navegadores que não os indicados.
Em caso de falha no sistema da Unicamp ou falha ampla no sistema no país, a Comissão Organizadora do Curso de Formação poderá prorrogar o prazo dos módulos, em separado ou na totalidade, a seu critério. Falhas pontuais e ou locais dos sistemas, que não atinjam a totalidade dos participantes, não serão levadas em consideração.
Ainda, a Comissão Organizadora do Curso de Formação Continuada pode, a seu critério, alterar as datas de início e término do Curso ou as datas de entrega do PACI e do PACF. Estas alterações serão excepcionais, em casos de imprevistos de força maior que fujam da alçada da Comissão Elaboradora do Curso de Formação e, se realizadas, serão aplicadas a todos os participantes. A Comissão Organizadora não fará alterações em seu calendário para solucionar casos individuais.
Não existe nenhuma possibilidade, fora as expressas acima, de enviar respostas e tarefas fora do prazo determinado no calendário. A Comissão Organizadora recomenda vivamente que os professores cursistas não deixem o envio de suas tarefas para a “última hora”.

6. Da premiação nacional dos 50 melhores Planos de Aula Comentados

Os Planos de Aula Comentados (versão Final) dos cursistas que foram aprovados em todas as etapas do curso serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por membros da equipe elaboradora do Curso de Formação e por professores convidados, inclusive de diferentes universidades de origem. Essa Comissão Julgadora procederá à escolha de 50 Planos de Aula de mérito e destaque dentre os enviados por todo o Brasil. Estes 50 Planos de Aula serão publicados no site da Olimpíada Nacional em História do Brasil.
O Envio do Plano de Aula Comentado Final (PACF), em 24 de maio de 2017, implica que o professor participante AUTORIZA a publicação do Plano de Aula Comentado no site da Olimpíada, caso este venha a ser selecionado pela Comissão Julgadora como sendo de mérito e destaque. Os professores que tiverem seus planos selecionados receberão um Certificado emitido pela Universidade Estadual de Campinas, atestando que o seu plano foi escolhido por mérito entre os 50 melhores planos do Curso de Formação.

7. Da participação dos cursistas nos “Fóruns” de Interação e nos Fóruns Obrigatórios

7.1 O Curso de Formação Continuada da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil organizará Fóruns nos Módulos 1, 2 e 3. Estes Fóruns serão mediados pelo tutor da sala de aula online. Estes Fóruns mediados pelos Tutores são denominados “Fórum”.
Ao acessar a aba “Fóruns” o cursista visualizará todos os Fóruns abertos. Ao lado de cada fórum constará se o mesmo é obrigatório ou apenas para a interação dentro da sala virtual. O Tutor da sala mediará todos os fóruns, mas dúvidas específicas devem ser enviadas por meio do correio eletrônico.
A participação nos Fóruns de interação (não obrigatórios) é desejável, mas não obrigatória.

7.2 A participação nos Fóruns quando solicitada pelo Tutor do curso é considerada uma Tarefa Obrigatória. Nesses Fóruns serão propostas questões a serem discutidas obrigatoriamente por todos os participantes e caberá ao tutor avaliar a participação de cada cursista, considerando sua relevância para o tema e a discussão proposta. Será assinalado para o cursista que aquele é um Fórum Obrigatório e que, consequentemente, a participação a também obrigatória.

7.3 Não serão permitidas, no espaço dos “Fóruns”, postagens que tragam conteúdos que não tenham relação com o Curso de Formação.
Ficam proibidos qualquer tipo de divulgação comercial, propaganda política ou qualquer outro tipo de propaganda, doutrinação religiosa ou qualquer outro tipo de atividade que não seja relacionada ao Curso de Formação e seus conteúdos.
Os professores que fizerem uso dos Fóruns para postagens indevidas e/ou ofensivas, voltadas contra os tutores, contra outros cursistas, contra a Comissão Organizadora ou de forma geral, poderão ser imediatamente desligados do Curso de Formação Continuada. Fica a critério da Comissão Organizadora avaliar essas ocorrências, determinar sua gravidade e deliberar sobre o desligamento do cursista.

8. Contato com a Comissão Organizadora

8.1 Todas as informações relativas ao Curso de Formação Continuada da 8ª Olimpíada serão divulgadas única e exclusivamente a partir do site da ONHB (www.olimpiadadehistoria.com.br)
A Comissão Organizadora do Curso de Formação da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil não se responsabiliza por informações divulgadas em seu nome em blogs, páginas de internet ou outros meios de comunicação que não aqueles geridos pela ONHB.
A Comissão Organizadora da ONHB mantém, para promover a interação entre os participantes, uma página na rede social Facebook. Entretanto, as informações oficiais relativas ao Curso de Formação da 8ª Olimpíada devem ser consultadas exclusivamente no site da ONHB.

8.2 No caso de situações não previstas por este Regulamento, e que porventura não tenham sido solucionadas pelos Tutores de Curso, os cursistas poderão contatar, por meio do site, a Comissão Organizadora do Curso de Formação.
Estes contatos devem ser realizados única e exclusivamente por meio do site. Será necessário fornecer um endereço de e-mail válido. A Comissão Organizadora buscará responder aos contatos recebidos por meio de sua página em até 2 dias úteis.

8.3 Não escreva e-mails para nenhum Departamento ou órgão da Universidade Estadual de Campinas em busca de informações ou para solucionar dúvidas relativas ao Curso de Formação Continuada, seja para e-mail institucional, seja para e-mails de funcionários, docentes ou estudantes da universidade: eles não estão autorizados a responder questões relativas ao Curso de Formação Continuada por e-mail e toda e qualquer resposta, se ocorrer, é não-oficial e não foi autorizada pela Comissão Organizadora.
Não telefone para o Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas: ele é tão somente uma unidade administrativa das atividades dos docentes da universidade e, portanto, não haverá respostas a dúvidas ou qualquer outro contato via telefônica entre os participantes e Comissão Organizadora do Curso de Formação Continuada. Os funcionários, docentes e estudantes da Unicamp não tem acesso às informações relativas ao Curso ou à Olimpíada de modo geral e, portanto, não estão autorizados a responder questões por telefone ou qualquer outro meio.
A comunicação pelo site permite que fiquem registradas, tanto para os participantes quanto para a Comissão Organizadora todos os contatos e todas as informações dadas e recebidas. Isso garante a transparência do processo e a idoneidade das informações fornecidas.
Solicitações que sejam enviadas por qualquer outro meio que não o aqui indicado serão ignoradas. E-mails enviados a destinatários não autorizados não serão encaminhados para a Comissão Organizadora e, portanto, serão ignorados.

9. Calendário oficial

Inscrições
As inscrições para o Curso de Formação Continuada da Olimpíada Nacional em História do
Brasil compõem-se:

a. De professores orientadores de equipes participantes na 8ª Olimpíada Nacional em
História do Brasil: confirmação de inscrição até 15 de fevereiro de 2017.

b. Demais interessados que desejam realizar a inscrição específica no curso
As inscrições iniciam no dia 18 de novembro de 2016 e terminam no dia 15 de fevereiro de 2017.

Para a inscrição específica no curso serão praticados dois períodos de inscrição:

De 18 de novembro a 29 de dezembro
De 30 de dezembro de 2016 a 15 de fevereiro de 2017:
Os Boletos bancários emitidos até as 23:59hrs do dia 29/12/2016 podem ser pagos até as 22:00hrs do dia 30/12/2016.

Os Boletos bancários emitidos até as 23:59hrs do dia 15/02/2017 podem ser pagos até as 22:00hrs do dia 16/02/2017.

Início do curso:

01 de março de 2016
Término do Curso:
10 de maio de 2016

Entrega Parcial: Entrega do Plano de Aula Comentado Intermediário 24/04/2017.

Entrega Final: Entrega do Plano de Aula Comentado Final 24/05/2017.

Divulgação do nome dos aprovados no Curso de
Formação Continuada da Olimpíada
Nacional em História do Brasil: 31/07/2017.

Avaliação dos Planos de Aula pela banca: até 30/09/2017

Envio por email dos Certificados de Conclusão do Curso de Formação Continuada: até
31/10/2017.

Divulgação do nome dos autores dos 50 cursos que serão publicados na página da Olimpíada
Nacional em História do Brasil, selecionados como os 50 melhores Planos de Aula dentre todos
os participantes: 31/10/2017.

As Entregas Parcial e Final terminam às 23h:59m. Utilizaremos como hora-padrão o horário de Brasília.

10.

A Comissão Organizadora do Curso de Formação da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil reserva-se o direito de realizar alterações ou acréscimos a este Regulamento, que serão divulgadas no site oficial e devem ser consideradas como parte integrante deste Regulamento.


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.