Planos de aula selecionados


50 planos de aula

12345

VISÕES DAS VILAS MINEIRAS: O USO DE IMAGENS PARA O ESTUDO DA FORMAÇÃO DA VIDA URBANA

120
min

A sociedade urbana das Minas Gerais que surgiu a partir da mineração, será analisada pelo Segundo ano/Ensino Médio, a partir de fotografias “célebres” que representam e marcam o desenvolvimento desses núcleos populacionais. Destacamos São João del-Rei, Ouro Preto, Diamantina, Sabará e Mariana. Ainda, busca-se compreender o impacto desse passado no cotidiano dessas cidades na atualidade.

Plano de aula construído por Ana Paula Mendonça de Resende (Resende Costa/MG)

Caçadores do Paleolítico: muito além da pedra lascada

100
min

Os primeiros humanos do Paleolítico viviam principalmente da caça, pesca e coleta. Eram nômades, não domesticavam animais e não praticavam a agricultura. Produziram vários artefatos especialmente de pedra lascada. Mas os caçadores do paleolítico fizeram mais do lascar pedra. Criaram manifestações artísticas, como a escultura da Vênus de Willendorf que nos propomos a analisar na sala de aula.

Plano de aula construído por Camila Carolina Flausino (Conselheiro Lafaiete/MG)

Imagens do passado: Memória material da cidade de Orlândia

120
min

A fim de promover um contato mais próximo dos jovens com o passado histórico da cidade de Orlândia, interior de São Paulo, essa aula vai estimulá-los, em grupo, a fotografar e analisar criticamente locais históricos da cidade, traçando comparações com aquilo que esses lugares eram há muitas décadas e aquilo que se tornaram nos dias de hoje. Aula voltada para o 9º ano do Ensino Fundamental.

Plano de aula construído por Oscar Martins Ribeiro dos Santos (Orlândia/SP)

MANHUAÇU PELO OLHAR DAS LENTES.

120
min

Aula destinada à 2ª série do Ens. Médio. O objetivo é ajudar os alunos a reconhecerem a importância das imagens para o estudo da história de sua cidade e com estas podem criar preconceitos que devem ser extirpados. Observar como a fotografia revela as mudanças e alterações na geografia do local e no visual da cidade. E como são diferentes as possibilidades de interpretação sobre uma mesma imagem.

Plano de aula construído por Vanessa Santos Gomes (Manhuaçu/MG)

Indígenas e europeus em terras americanas: encontros e desencontros.

120
min

A chegada dos europeus à América representou grande trauma às populações ameríndias, determinando novos rumos para as suas histórias. Por meio de pinturas, mapas históricos, obra cinematográfica e música, espera-se que os alunos de 7º ou 8º anos percebam que o encontro entre esses dois mundos teve resultado trágico para os indígenas.

Plano de aula construído por Eduardo Scrich (Campinas/SP)

GUERRA DO PARAGUAI: A CONSTRUÇÃO DO INIMIGO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA.

90
min

A Guerra do Paraguai (1864-1870) contou com uma cobertura visual expressiva, pelos beligerantes. Longa, destrutiva e cruel, legou cerca de 200 mil almas consumidas, constituindo-se num dos principais dramas do continente. Através de artigos e charges, os periódicos, à época, demonstravam suas antipatias ao inimigo numa linguagem jocosa em claros exercícios de construção/desqualificação do outro.

Plano de aula construído por Edilson Santos Vieira (São José de Ribamar/MA)

A Regra de Ouro

60
min

Esta aula para o 9º ano tem como tema A Regra de Ouro devido à análise da obra de Norman Rockwell, The Golden Rule. Através de socialização da atividade, trabalharemos como o respeito poderá vir ser a base para a construção de uma sociedade mais justa e consciente.

Plano de aula construído por Gabriela de Freitas Xavier (João Pessoa/PB)

ANTES E O DEPOIS: A REPRESENTAÇÃO DOS INDÍGENAS DO SÉCULO XIX

20
min

Alunos do 2º ano do curso de Administração Integrado ao Ensino Médio terão a oportunidade analisar a aquarela, "Botocudos armados diante de uma cabana", desenhado por Maximiliano de Wied-Neuwied, buscando identificar como os indígenas foram retratados pelos naturalistas que passaram pelo Brasil no século XIX, além de perceber como esta imagem foi alterada por outros artistas ao chegar na Europa.

Plano de aula construído por Igor de Lima e Silva (Cuiabá/MT)

A arte na colônia (Ensino Médio)

100
min

Inicialmente levantando um pouco de teoria sobre o que é a arte. Após isso trabalhar com a arte brasileira pré-cabralina, além de inserir o Brasil no mapa europeu, trazendo os mapas dos descobrimentos e seus desdobramentos, passando pela problematização do olhar europeu sobre a América. Por fim, trabalho com os alunos a arte na sociedade da cana, tentando trazer aspectos que reforçam miscigenação.

Plano de aula construído por Raphael Abreu (Campinas/SP)

FUTEBOL E IDENTIDADE NACIONA

120
min

O futebol constitui-se como um discurso horizontal no Brasil, permitindo articulações simbólicas que transpassam divisões sociais e culturais. Dessa forma, construindo uma memória coletiva e dialogando com imagens sociais, o futebol contribui na construção da imagem de identidade nacional. A aula deverá ser aplicada para o 3º ano do Ensino Médio, que estarão estudando Brasil Contemporâneo.

Plano de aula construído por Harian Pires Braga (Caçapava/SP)

A história da cidade do Rio de Janeiro no contexto do Brasil Colonial

120
min

A história do Rio de Janeiro se mescla à do Brasil. Assim, é possível "aproveitar" a arquitetura e as marcas da época, presentes na paisagem, para realizar uma aula para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para isto, foram organizadas duas aulas, nas quais o conteúdo é ligado às imagens. O presente plano propõe seis atividades, das quais, as imagens são componentes essenciais.

Plano de aula construído por Monica Afonso (Nova Iguaçu/RJ)

Olha elas! As representações femininas, das pinturas brasileiras no século XIX às propagandas do século XXI.

120
min

Refletir sobre os padrões da representação feminina no final do século XIX e atualmente. Partiremos do realismo brasileiro, através dos quadros "Arrufos" de Belmiro de Almeida, "Cena da Família de Adolfo A. Pinto" e "Saudade", ambos de Almeida Junior. A partir dessa análise, se discutirá as permanências e mudanças desse padrão na atualidade utilizando a propaganda comercial da cerveja Skol.

Plano de aula construído por Carla Izabel Amaro Brolia (Lucianópolis/SP)


50 planos de aula

12345

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.