100
minutos

Caçadores do Paleolítico: muito além da pedra lascada

Os primeiros humanos do Paleolítico viviam principalmente da caça, pesca e coleta. Eram nômades, não domesticavam animais e não praticavam a agricultura. Produziram vários artefatos especialmente de pedra lascada. Mas os caçadores do paleolítico fizeram mais do lascar pedra. Criaram manifestações artísticas, como a escultura da Vênus de Willendorf que nos propomos a analisar na sala de aula.

Plano de aula construído por
Camila Carolina Flausino (Conselheiro Lafaiete / MG)

Objetivos

- Observar, atenta e minuciosamente, a projeção da escultura "Vênus de Willendorf”;

- Propor o diálogo entre os estudantes para trazer suas experiências e contribuições para o desenvolvimento da aula/atividade;

- Analisar a escultura, questionando os alunos sobre o que se vê na obra;

- Identificar como a escultura teria sido feita: forma, material, técnica de produção, cor, textura, tamanho, idade;

- Segundo estudiosos, a figura feminina representada na estatueta devia ter uma função religiosa para a comunidade. Explorar com os estudantes qual seria o papel religioso dessa figura;

- Questionar aos estudantes se a estatueta possui traços realistas. Pedir que justifiquem a resposta com elementos da imagem reproduzida;

- Questionar aos estudantes quais as características são mais marcantes na escultura;

- Estimular os estudantes a levantar hipóteses que busquem explicar por que a escultura possui tais características que eles identificaram;

- Identificar quais seriam os objetivos/finalidades desta escultura para o período;

- Investigar quais as possíveis interpretações da estátua: significado, por que se retratou uma figura feminina, se a imagem poderia ter um sentido religioso para os povos do paleolítico, dentre outros aspectos;

- Estimular a discussão sobre os possíveis significados que esta estátua possa ter tido para os seres humanos do Paleolítico;

- Refletir sobre a interpretação dos estudiosos atuais que associam a imagem à fertilidade feminina da época e o papel da mulher no paleolítico;

- Trabalhar o entendimento dos estudantes sobre a representação da figura feminina para o período Paleolítico;

- Estimular os estudantes a perceberem, através da análise da estátua, que os seres humanos do Paleolítico fizeram muito mais do que lascar pedras.

Requisitos

Projeção da escultura “Vênus de Willendorf” no Data Show. Quadro e giz. Estudantes do 6º ano do ensino fundamental já devem ter estudado o conteúdo sobre as origens do ser humano e como foram, aos poucos, se adaptando à natureza, transformando-a. Utilizar um breve texto sobre a arte paleolítica junto à projeção do slide. Anotar no quadro as observações feitas pelos estudantes e pedir que copiem.

Avaliação

Os estudantes serão avaliados ao longo das aulas e das atividades realizadas, sobretudo quanto à participação, envolvimento com as atividades propostas e as contribuições para a discussão em grupo. Será solicitado que eles tomem nota no caderno das informações mais importantes que forem discutidas e socializadas nos debates. Ao final da observação, discussão e análise da estátua, os estudantes deverão produzir um texto individual procurando relacionar a estátua com o período retratado e com a atualidade, levando em consideração seus significados, finalidade, interpretações, simbolismos, dentre outros, conforme discutidos em sala.

1
10
min

Exposição Oral por parte do professor

Retomar, com os estudantes, as principais características e informações sobre o período da pré-história Paleolítica previamente estudado em aulas anteriores. Estimular a participação dos estudantes, deixando-os se manifestarem livre e ordenadamente sobre o que se recordarem do período estudado. Anotar no quadro as principais informações socializadas.

2
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Projetar a reprodução da escultura "Vênus de Willendorf" no Data Show para toda a turma, com uma breve legenda com informações gerais sobre a obra. Ler a legenda conjuntamente. Solicitar que os estudantes realizem uma observação atenta e minuciosa da escultura. Pedir aos estudantes para fazer uma descrição da imagem, do que mais lhe chamarem atenção. Anotar no quadro. Pedir que relatem as impressões que tiverem ao observar a imagem e anotar no quadro. Posteriormente, pedir que eles anotem as observações no caderno para auxiliar nas discussões futuras.

Arquivos e links
3
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Iniciar a conversa com os estudantes estimulando-os a identificar a forma, o material, a técnica de produção, as cores, a textura, o tamanho da estátua. Estimular a percepção da idade aproximada que a estátua teria e onde foi encontrada, localizando a região no mapa mundi. Questionar aos estudantes quais seriam as possíveis representações desta estátua, para a época do Paleolítico e para a atualidade. Estimular o levantamento de hipóteses para as representações que eles manifestarem. Questionar aos estudantes quais os objetivos/finalidades dessa escultura para o período, a partir do que estudamos sobre os povos pré-históricos. Realizar as anotações no quadro. Questionar os estudantes quais poderiam ser o significado da estátua para os seres humanos do Paleolítico. Questionar aos estudantes se a imagem poderia ter algum simbolismo e/ou algum significado religioso.

4
5
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentar, brevemente, aos estudantes as principais informações que temos até o presente sobre as possíveis interpretações da estátua da "Vênus de Willendorf". Anotar no quadro para auxiliar as discussões.

Arquivos e links
5
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Solicitar que os estudantes comparem as interpretações que eles manifestaram em sala, anteriormente, com as novas informações apresentadas pela professora. Iniciar um debate estimulando os estudantes a estabelecer comparações entre as interpretações que tiveram e as dos estudiosos (trazidas pela professora). Estimular a percepção dos atributos físicos da estátua em relação à representação feminina que, possivelmente, havia no período paleolítico. Discutir os possíveis significados simbólicos e religiosos que a estátua teria para os povos do paleolítico como um possível indício da existência da vida em sociedade naquele período. Solicitar que estabeleçam comparações. Pedir que organizem as conclusões a que chegarem, buscando semelhanças e diferenças e anotar no quadro. Pedir que organizem tais anotações no caderno.

6
20
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Ao final das discussões e debates, os estudantes deverão produzir, em duplas, um texto apresentando uma síntese das discussões em sala de aula, apresentando as possíveis análises e interpretações da estátua da "Vênus de Willendorf". No texto deverão apresentar as comparações entre as percepções iniciais que tiveram e as interpretações dos estudiosos (conforme repassado pela professora), buscando ressaltar as semelhanças e diferenças encontradas. Os estudantes poderão recorrer as anotações que fizeram no caderno. Posteriormente, solicitar que compartilhem a leitura do texto para o encerramento da aula.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.