- Observar, atenta e minuciosamente, a projeção da escultura "Vênus de Willendorf”;
- Propor o diálogo entre os estudantes para trazer suas experiências e contribuições para o desenvolvimento da aula/atividade;
- Analisar a escultura, questionando os alunos sobre o que se vê na obra;
- Identificar como a escultura teria sido feita: forma, material, técnica de produção, cor, textura, tamanho, idade;
- Segundo estudiosos, a figura feminina representada na estatueta devia ter uma função religiosa para a comunidade. Explorar com os estudantes qual seria o papel religioso dessa figura;
- Questionar aos estudantes se a estatueta possui traços realistas. Pedir que justifiquem a resposta com elementos da imagem reproduzida;
- Questionar aos estudantes quais as características são mais marcantes na escultura;
- Estimular os estudantes a levantar hipóteses que busquem explicar por que a escultura possui tais características que eles identificaram;
- Identificar quais seriam os objetivos/finalidades desta escultura para o período;
- Investigar quais as possíveis interpretações da estátua: significado, por que se retratou uma figura feminina, se a imagem poderia ter um sentido religioso para os povos do paleolítico, dentre outros aspectos;
- Estimular a discussão sobre os possíveis significados que esta estátua possa ter tido para os seres humanos do Paleolítico;
- Refletir sobre a interpretação dos estudiosos atuais que associam a imagem à fertilidade feminina da época e o papel da mulher no paleolítico;
- Trabalhar o entendimento dos estudantes sobre a representação da figura feminina para o período Paleolítico;
- Estimular os estudantes a perceberem, através da análise da estátua, que os seres humanos do Paleolítico fizeram muito mais do que lascar pedras.
Projeção da escultura “Vênus de Willendorf” no Data Show. Quadro e giz. Estudantes do 6º ano do ensino fundamental já devem ter estudado o conteúdo sobre as origens do ser humano e como foram, aos poucos, se adaptando à natureza, transformando-a. Utilizar um breve texto sobre a arte paleolítica junto à projeção do slide. Anotar no quadro as observações feitas pelos estudantes e pedir que copiem.
Os estudantes serão avaliados ao longo das aulas e das atividades realizadas, sobretudo quanto à participação, envolvimento com as atividades propostas e as contribuições para a discussão em grupo. Será solicitado que eles tomem nota no caderno das informações mais importantes que forem discutidas e socializadas nos debates. Ao final da observação, discussão e análise da estátua, os estudantes deverão produzir um texto individual procurando relacionar a estátua com o período retratado e com a atualidade, levando em consideração seus significados, finalidade, interpretações, simbolismos, dentre outros, conforme discutidos em sala.
Retomar, com os estudantes, as principais características e informações sobre o período da pré-história Paleolítica previamente estudado em aulas anteriores. Estimular a participação dos estudantes, deixando-os se manifestarem livre e ordenadamente sobre o que se recordarem do período estudado. Anotar no quadro as principais informações socializadas.
Projetar a reprodução da escultura "Vênus de Willendorf" no Data Show para toda a turma, com uma breve legenda com informações gerais sobre a obra. Ler a legenda conjuntamente. Solicitar que os estudantes realizem uma observação atenta e minuciosa da escultura. Pedir aos estudantes para fazer uma descrição da imagem, do que mais lhe chamarem atenção. Anotar no quadro. Pedir que relatem as impressões que tiverem ao observar a imagem e anotar no quadro. Posteriormente, pedir que eles anotem as observações no caderno para auxiliar nas discussões futuras.
Iniciar a conversa com os estudantes estimulando-os a identificar a forma, o material, a técnica de produção, as cores, a textura, o tamanho da estátua. Estimular a percepção da idade aproximada que a estátua teria e onde foi encontrada, localizando a região no mapa mundi. Questionar aos estudantes quais seriam as possíveis representações desta estátua, para a época do Paleolítico e para a atualidade. Estimular o levantamento de hipóteses para as representações que eles manifestarem. Questionar aos estudantes quais os objetivos/finalidades dessa escultura para o período, a partir do que estudamos sobre os povos pré-históricos. Realizar as anotações no quadro. Questionar os estudantes quais poderiam ser o significado da estátua para os seres humanos do Paleolítico. Questionar aos estudantes se a imagem poderia ter algum simbolismo e/ou algum significado religioso.
Apresentar, brevemente, aos estudantes as principais informações que temos até o presente sobre as possíveis interpretações da estátua da "Vênus de Willendorf". Anotar no quadro para auxiliar as discussões.
Solicitar que os estudantes comparem as interpretações que eles manifestaram em sala, anteriormente, com as novas informações apresentadas pela professora. Iniciar um debate estimulando os estudantes a estabelecer comparações entre as interpretações que tiveram e as dos estudiosos (trazidas pela professora). Estimular a percepção dos atributos físicos da estátua em relação à representação feminina que, possivelmente, havia no período paleolítico. Discutir os possíveis significados simbólicos e religiosos que a estátua teria para os povos do paleolítico como um possível indício da existência da vida em sociedade naquele período. Solicitar que estabeleçam comparações. Pedir que organizem as conclusões a que chegarem, buscando semelhanças e diferenças e anotar no quadro. Pedir que organizem tais anotações no caderno.
Ao final das discussões e debates, os estudantes deverão produzir, em duplas, um texto apresentando uma síntese das discussões em sala de aula, apresentando as possíveis análises e interpretações da estátua da "Vênus de Willendorf". No texto deverão apresentar as comparações entre as percepções iniciais que tiveram e as interpretações dos estudiosos (conforme repassado pela professora), buscando ressaltar as semelhanças e diferenças encontradas. Os estudantes poderão recorrer as anotações que fizeram no caderno. Posteriormente, solicitar que compartilhem a leitura do texto para o encerramento da aula.