Planos de aula selecionados


50 planos de aula

12345

ASPECTOS HISTÓRICOS NAS OBRAS DE DEBRET, RUGENDAS, MEIRELES E AMÉRICO

120
min

Nosso estudo consistirá em analisar uma obra dos Pintores citados no título do plano de aula e problematizar os seus olhares representados nas pinturas sobre o Brasil. A proposta é colocar em prática alguns aspectos metodológicos para uma possível compreensão das obras analisadas. Acreditamos que com este estudo é possível fazer a desconstrução de alguma visão concebida pelo imaginário coletivo.

Plano de aula construído por Vicente Domingos Marques Júnior (Sobral/CE)

DOCE INFERNO

120
min

Os alunos do segundo ano do Ensino médio deverão compreender a dicotomia existente entre brancos e negros no período colonial, através da interpretação das fontes e imagens propostas, bem como as discussões que mostram como o doce do açúcar se perdia dentro dos terríveis ofícios da terra que a transformava em um inferno para os cativos.

Plano de aula construído por JUSCELANIA COSTA BARRETO (Mutuípe/BA)

A CIDADE COMO LABORATÓRIO DA HISTÓRIA - SÃO PEDRO DA ALDEIA

120
min

Sabendo que a cidade de S. P. da Aldeia, localizada no litoral do R. de Janeiro, comemora seus 400 anos, a ideia é atrair a turma de 1º ano de Ens. Médio a conhecer a história da cidade através de seus monumentos, realizando visitas e analisando imagens. O objetivo principal é a valorização e preservação dos patrimônios históricos, compreendendo a partir deles o desenvolvimento colonial da cidade.

Plano de aula construído por Nathália de Oliveira Libardi (São Pedro da Aldeia/RJ)

A CONDIÇÃO DO NEGRO NO BRASIL: PASSADO E PRESENTE

120
min

Se pararmos para fazer os cálculos, historicamente o Brasil apresenta mais tempo de exploração de mão de obra escrava negra do que o período de anos em que essa população encontra-se "em liberdade" (contando a liberdade legal de 1888). Essa reflexão, tributária da a Lei 10.639, de 2003, serve de motivação da aula descrita a seguir, pensada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.

Plano de aula construído por Talita de Oliveira Costa (Niterói/RJ)

Quem são os povos indígenas?

120
min

O objetivo desta aula é conscientizar o aluno de que as populações indígenas não são personagens distantes de nossa realidade, um "outro" inatingível. Para isso usaremos as imagens veiculadas no livro didático para demonstrar como esse material forma um estereótipo que contribui para esse pensamento ( de uma população distante, quase mítica).

Plano de aula construído por Chrislaine Janaina Damasceno (Altinópolis/SP)

A construção dos bandeirantes.

90
min

A atividade elaborada seria aplicada aos alunos do Segundo Ano do Ensino Médio após uma breve aula sobre as bandeiras e os bandeirantes ao longo do século XVII. O exercício consistiria na divisão dos discentes em duplas para que eles pudessem analisar duas representações de bandeirantes feitas já na primeira metade do século XX, de autores diferentes (Benedito Calixto e Luigi Brizzolara).

Plano de aula construído por Eduardo Morais Machado (São Paulo/SP)

CAMPO LARGO DE ONTEM E HOJE

120
min

Ao se pensar no uso de imagens como fonte no ensino de História, a proposta aqui é fazer um resgate da história local, por meio de fotografias, do município de Campo Largo (PR). Este plano será trabalhado com os sextos anos do Ensino Fundamental.

Plano de aula construído por Denise Eurich Colatusso (Campo Largo/PR)

DEBRET: CENAS DE UMA SOCIEDADE ESCRAVISTA NO BRASIL DO SÉCULO XIX

60
min

Debret (1768‐1824), chegou ao Brasil em 25 de março de 1816 com a Missão Artística Francesa. Destacamos duas de suas telas: “Uma senhora brasileira em seu lar” e “O jantar no Brasil”, evidenciando a relação casa‐grande e senzala, a família escrava e as representações sobre o escravo no Brasil de Debret. Aula para educandos (as) entre 15 e 17 anos, 2ª Série do Ensino Médio.

Plano de aula construído por Francisca Márcia Costa de Souza (Teresina/PI)

Guerra Fria

90
min

O século XX viu o crescimento na velocidade de circulação de informações como nunca antes. A televisão, as revistas e o cinema foram usados pelos dois pólos que surgiram no segundo pós guerra. A aula irá trabalhar com materiais produzidos nas décadas de 1950 e 1960. Aula planejada para uma turma de 50 alunos de 2º ano de ensino médio.

Plano de aula construído por Patrícia Vieira Mello (São José dos Campos/SP)

A IMAGEM DOS NEGROS NA HISTÓRIA DO BRASIL

120
min

Esta aula proposta para alunos do 3° Ano do Ensino Médio pretende analisar como os negros foram representados em diferentes momentos da História do Brasil. Por meio de imagens diversas (pinturas, fotografias, vídeos, etc.), será debatido com os alunos como a imagem dos negros foi elaborada e reelaborada ao longo do tempo em nosso país.

Plano de aula construído por Rodrigo Francisco Dias (Bambuí/MG)

OS PANTERAS NEGRAS E O PODER DA IMAGEM NAS LUTAS PELOS DIREITOS CIVIS

100
min

Um dos movimentos sociais que reconhecidamente potencializaram a junção entre as artes e a luta por uma causa são os Panteras Negras. O presente plano de ensino, pensado para o 3o ano do EM, busca contextualizar o surgimento desse Partido dentro do contexto estado unidense das décadas de 1960/1970 tendo por base as imagens veiculadas no periódico The Black Panther.

Plano de aula construído por Livia Cruz (Astorga/PR)

TUDO NOVO NO FRONT - VISÕES SOBRE A I GUERRA MUNDIAL

100
min

Esta é uma aula para o 9º ano do Ensino Fundamental, compatível com duas horas-aula da maioria das escolas públicas e privadas. Utiliza-se nesta aula: o cinema, de grande peso na cultura visual contemporânea; e o livro didático, importante fonte de recursos acadêmicos. Por meio da comparação, busca-se abordar a I Guerra Mundial como acontecimento complexo que repercutiu em todo o século XX.

Plano de aula construído por Thalles Braga Rezende Lins da Silva (Maricá/RJ)


50 planos de aula

12345

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.