O objetivo geral desta aula é demonstrar que ao longo do tempo os negros no Brasil foram representados por meio de gravuras, pinturas, fotografias, filmes, etc., produções estas que contribuíram para que certa imagem desta população fosse constantemente elaborada e reelaborada. Se a existência de tais representações nos indica que houve, desde o período colonial, um reconhecimento da presença dos negros na História do Brasil, a análise crítica de tais imagens se faz necessária para avaliar como tal presença foi percebida em distintos contextos históricos. Há ainda objetivos específicos que a aula pretende atingir, a saber: a) discutir a permanência de diversas formas de preconceito em relação aos negros em nosso país; b) analisar a contribuição da população negra para a História do Brasil; c) compreender o negro como um sujeito ativo de sua própria história, e não como um personagem passivo; d) refletir sobre as imagens produzidas pelos próprios negros, estabelecendo um diálogo entre tais imagens e aquelas produzidas por atores sociais não-negros.
Computador, Data Show, Caixas de Som, vídeos extraídos da internet, imagens de negros (gravuras, pinturas, fotografias) produzidas no âmbito da História do Brasil.
A avaliação constará de um questionário a respeito do tema da aula que deverá ser respondido pelos alunos. Este questionário deve ser feito em casa após a aula e entregue ao professor na aula seguinte. Questões propostas para o questionário:
1) Durante o período colonial, como os negros eram vistos na sociedade da América portuguesa?
2) Após a Independência do Brasil, no quadro do processo de formação da identidade nacional a partir do século XIX, qual foi o lugar atribuído ao negro na sociedade brasileira?
3) A abolição da escravidão no Brasil se deu apenas por causa da ação da Princesa Isabel? Justifique.
4) Você já ouviu algum familiar ou algum amigo dizer algo a respeito dos negros? O que foi dito por essa(s) pessoa(s) sobre os negros?
5) Antes da aula, você já se deparou com imagens de negros em livros, na televisão, no cinema, em revistas ou jornais? Como os negros geralmente aparecem em tais imagens?
6) Como os negros apareceram nas suas aulas de História do Brasil desde o ensino fundamental?
7) Observe as características das obras de Zacharias Wagenaer, Johann Moritz Rugendas, Jean Baptiste Debret, Marc Ferrez e Pedro Américo, exibidas pelo professor durante a aula. Quais são as semelhanças e as diferenças entre estas obras? Como os negros são mostrados?
8) Ainda sobre as imagens analisadas na questão anterior, responda: como é mostrada a relação entre brancos e negros em tais obras?
9) Como as obras da artista Rosana Paulino, exibidas durante a aula, retratam o corpo negro e a situação do negro na História do Brasil? Pode-se dizer que a artista faz uma denúncia do racismo existente em nosso país? Justifique sua resposta com base nas características das obras produzidas por Paulino.
10) O que mais chamou a sua atenção nos trechos do filme “A Negação do Brasil” (2000, direção de Joel Zito Araújo), exibidos pelo professor durante a sua aula? Na sua opinião, as atuais telenovelas brasileiras continuam mostrando os negros da mesma forma que as telenovelas de décadas atrás? Justifique sua resposta por meio de exemplos.
11) Faça uma pesquisa sobre a ação dos movimentos negros na atualidade e escreva um pequeno texto destacando o papel ativo dos negros na História do Brasil.
Como uma espécie de introdução da aula, discutir brevemente com os alunos sobre como as imagens (gravuras, pinturas, fotografias, filmes, etc.) podem ser utilizadas como objeto de estudo por parte do historiador, de modo a estimular os estudantes a refletirem sobre as relações entre História e Imagem.
Fazer alguns apontamentos sobre a presença dos negros na História do Brasil, desde a introdução da mão de obra escrava de origem africana até o advento dos movimentos pelas lutas dos direitos dos negros no Brasil contemporâneo. Discutir com os alunos sobre as formas como os negros foram vistos pela sociedade ao longo da História do Brasil, colocando em destaque o processo de construção da identidade da população negra no Brasil.
Exibir algumas imagens de negros produzidas em diferentes contextos históricos e discutir com os alunos o contexto de produção de tais imagens. As imagens selecionadas são: a) "Mercado de Escravos no Recife, Brasil", desenho de Zacharias Wagenaer (c. 1637-1644); b) "Negros no porão de um navio negreiro", desenho de Johann Moritz Rugendas (c. 1830); c) "Punições Públicas", desenho de Jean Baptiste Debret (séc. XIX); d) "Cena de Rua (patrão e escravo)", desenho de Jean Baptiste Debret (séc. XIX); e) "Escravos na colheita de café, Vale do Paraíba, 1882", fotografia de Marc Ferrez; f) "Abolição da escravatura", pintura de Pedro Américo (1889); g) "O Despertar da Redentora", filme de Humberto Mauro (1942). Tais imagens foram selecionadas pois elas nos permitem pensar como os negros foram representados pelos atores sociais não-negros ao longo da História do Brasil. Assim, a análise de tais imagens nos permitirá a reflexão sobre a construção da imagem dos negros ao longo de grande parte da História do Brasil, em um processo que foi marcado pela formação dos mais variados tipos de preconceitos em relação à população negra em nosso país.
Exibir e discutir imagens produzidas por artistas negros que problematizam a questão do racismo no Brasil. As imagens selecionadas são: a) "Ama de leite n. 1", de Rosana Paulino (2005); b) Instalação "Ama de Leite", de Rosana Paulinho (2007); c) Três imagens da "Série Atlântico Vermelho", de Rosana Paulino (2016); d) Trechos do filme "A Negação do Brasil", de Joel Zito Araújo (2000). Tais imagens foram selecionadas porque elas nos permitem avaliar como alguns artistas negros - neste caso, Rosana Paulino e Joel Zito Araújo - produziram obras que pensam a respeito do lugar do negro na sociedade brasileira e sobre a formação da sua própria identidade.
Considerações finais do professor sobre o tema da aula. A partir dos materiais apresentados aos alunos e das discussões feitas anteriormente, nesta parte da aula serão abordadas algumas questões em torno de como os negros foram vistos e representados em distintos momentos da história brasileira. Deverá ser salientada a necessidade de se perceber os negros como sujeitos de sua própria História e como personagens importantes da História do Brasil tanto no passado quanto no presente. Ao final, será feita a apresentação do questionário aos alunos.