Compreender a Igreja Matriz como marco inicial da cidade de São Pedro da Aldeia.
Entender que a cidade iniciou como uma vila de padres jesuítas responsáveis por catequizar índios aqui viventes.
Analisar as intenções da corte portuguesa em apoiar o projeto jesuíta.
Reconhecer o caminho de desenvolvimento da cidade, analisando a estrutura colonial a partir das construções.
Explorar os monumentos históricos, observando o desenvolvimento histórica da cidade.
Identificar locais atuais a partir de imagens antigas.
Constatar a importância dos monumentos e propor mecanismos de preservação.
Valorizar os detalhes da cidade a partir dos olhares fotográficos de cada aluno.
Imagens antigas da cidade, coletadas e disponíveis no site "Resgate da memória rural aldeense" (endereço em bibliografia).
Datashow e computador para análises dos vídeos ofertados sobre a cidade e disponibilizados no site da prefeitura.
Ônibus para visita técnica aos monumentos históricos.
Câmeras fotográficas e revelação das fotos selecionadas
Prancheta, cartolinas e materiais de uso pessoal.
Visita técnica aos monumentos históricos coloniais da cidade.
Pesquisa com familiares sobre a história da cidade, com debate em sala de aula sobre preservação dos patrimônios históricos da cidade.
Confecção de cartazes informativos sobre a história colonial da cidade, com seminário em sala de aula.
Conversa inicial em sala de aula sobre os 400 anos da cidade de São Pedro da Aldeia. Utilizar o link 1, disponibilizado pelo site oficial da prefeitura, como base para conversação, pois expõe a história da cidade resumidamente. A ideia é perceber que:
Não se trata apenas de imaginar e visualizar o passado como algo irreal, fora da realidade presente à experiência sensorial, mas como algo anterior ao nosso tempo, o que configura, portanto, uma especificidade a este ausente a ser visualizado: o de ser anterior ao nosso tempo e que, por isso, mantém com ele certas relações. (GUIMARÃES,2007, p.12)
Utilizar o vídeo "São Pedro da Aldeia-RJ" (link 2), onde será analisado pelos alunos diversos locais da cidade, históricos e culturais, a intenção e observar a beleza da cidade e sensibilizar os alunos para as propostas que irão se seguir. Pedir para que percebam as construções, as salinas (fonte de renda antiga), além de outros atributos. Após o vídeo, será exposto a ideia do plano de aula, que é conhecer a trajetória colonial da cidade a partir dos seus locais históricos.
Visita ao centro da cidade para análise dos monumentos históricos. Iniciando pela Igreja Jesuítica, expondo a origem da cidade. Enfocar na real intenção portuguesa ao permitir e apoiar a vinda dos Jesuítas para o Brasil. Focar que o principal motivo era criar uma vila para impedir o avanço da invasão francesa. Comentar que inicialmente, São Pedro da Aldeia fazia parte da cidade de Cabo Frio, porém, com o aumento da população, foi permitida a separação da cidade no fim do século 18, durante o império. Expor que o Canhão, ficava na verdade na praia do sudoeste e que servia para avisar ao forte de Cabo Frio sobre possíveis invasões. Com o passar do tempo e sua inutilização, foi retirado e fixado na praça central, para relembrar sobre a importância dele na cidade.
Após a explicação acima, pedir para que os alunos através de câmeras fotográficas, ou até mesmo de seus próprios celulares, possam estar passeando ao redor dos monumentos e registrando o que eles achavam de importante e o que os fazia pensar que tais monumentos eram de períodos coloniais. Essa produção está baseada no texto da Ana Luiza Koehle, "O ensino de História e a fotografia como representação: uma experiência através de fontes de arquivos locais", onde ela exemplifica que "a fotografia colabora para o conhecimento da memória social e para a compreensão das formas de representação do imaginário sobre o meio urbano". Nessa atividade, a fotografia servirá para que os alunos possam observar detalhes que olhando ao todo não iriam perceber.
Acrescento que ela servirá também como apoio para as próximas atividades.
Pesquisa com familiares sobre o que sabem da história da cidade de São Pedro da Aldeia. Trazer o que foi coletado no prazo sugerido pela professora.
Exposição das pesquisas, realizando um debate sobre qual é o conhecimento popular sobre a cidade e seus monumentos históricos. Conversar sobre o que é a história oral, consequentemente fonte oral, demonstrando que o que eles anotaram na pesquisa é a história oral da cidade. Aprofundar conversando sobre conservação, propondo a criação de propostas de como preservar e atrair olhares para os monumentos históricos.
A partir das pesquisas realizadas pelos alunos, fazer uma comparação entre as fotos retiradas pelos mesmos e as fotos ofertadas no site RESGATE DA MEMÓRIA RURAL ALDEENSE – RJ/2014 – 2016. FRANCO, Elizabeth S. A. Coutinho.
Utilizar imagens antigas da cidade para análise, questionando a forma de vida de antigamente: locomoção, roupas, alimentação e higiene. Utilizá-las em comparação as que os alunos tiraram e conversar sobre a mudança de costumes.
Criação em sala de cartazes informativos sobre a história colonial da cidade (Igreja Matriz e o Canhão), a partir das pesquisas orais realizada anteriormente e fotos retiradas pelos alunos (stand informativo).