120
minutos

A CIDADE COMO LABORATÓRIO DA HISTÓRIA - SÃO PEDRO DA ALDEIA

Sabendo que a cidade de S. P. da Aldeia, localizada no litoral do R. de Janeiro, comemora seus 400 anos, a ideia é atrair a turma de 1º ano de Ens. Médio a conhecer a história da cidade através de seus monumentos, realizando visitas e analisando imagens. O objetivo principal é a valorização e preservação dos patrimônios históricos, compreendendo a partir deles o desenvolvimento colonial da cidade.

Plano de aula construído por
Nathália de Oliveira Libardi (São Pedro da Aldeia / RJ)

Objetivos

Compreender a Igreja Matriz como marco inicial da cidade de São Pedro da Aldeia.

Entender que a cidade iniciou como uma vila de padres jesuítas responsáveis por catequizar índios aqui viventes.

Analisar as intenções da corte portuguesa em apoiar o projeto jesuíta.

Reconhecer o caminho de desenvolvimento da cidade, analisando a estrutura colonial a partir das construções.

Explorar os monumentos históricos, observando o desenvolvimento histórica da cidade.

Identificar locais atuais a partir de imagens antigas.

Constatar a importância dos monumentos e propor mecanismos de preservação.

Valorizar os detalhes da cidade a partir dos olhares fotográficos de cada aluno.

Requisitos

Imagens antigas da cidade, coletadas e disponíveis no site "Resgate da memória rural aldeense" (endereço em bibliografia).

Datashow e computador para análises dos vídeos ofertados sobre a cidade e disponibilizados no site da prefeitura.

Ônibus para visita técnica aos monumentos históricos.

Câmeras fotográficas e revelação das fotos selecionadas

Prancheta, cartolinas e materiais de uso pessoal.

Avaliação

Visita técnica aos monumentos históricos coloniais da cidade.

Pesquisa com familiares sobre a história da cidade, com debate em sala de aula sobre preservação dos patrimônios históricos da cidade.

Confecção de cartazes informativos sobre a história colonial da cidade, com seminário em sala de aula.

1
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Conversa inicial em sala de aula sobre os 400 anos da cidade de São Pedro da Aldeia. Utilizar o link 1, disponibilizado pelo site oficial da prefeitura, como base para conversação, pois expõe a história da cidade resumidamente. A ideia é perceber que:

Não se trata apenas de imaginar e visualizar o passado como algo irreal, fora da realidade presente à experiência sensorial, mas como algo anterior ao nosso tempo, o que configura, portanto, uma especificidade a este ausente a ser visualizado: o de ser anterior ao nosso tempo e que, por isso, mantém com ele certas relações. (GUIMARÃES,2007, p.12)

Utilizar o vídeo "São Pedro da Aldeia-RJ" (link 2), onde será analisado pelos alunos diversos locais da cidade, históricos e culturais, a intenção e observar a beleza da cidade e sensibilizar os alunos para as propostas que irão se seguir. Pedir para que percebam as construções, as salinas (fonte de renda antiga), além de outros atributos. Após o vídeo, será exposto a ideia do plano de aula, que é conhecer a trajetória colonial da cidade a partir dos seus locais históricos.

Arquivos e links
1.2
2
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Visita ao centro da cidade para análise dos monumentos históricos. Iniciando pela Igreja Jesuítica, expondo a origem da cidade. Enfocar na real intenção portuguesa ao permitir e apoiar a vinda dos Jesuítas para o Brasil. Focar que o principal motivo era criar uma vila para impedir o avanço da invasão francesa. Comentar que inicialmente, São Pedro da Aldeia fazia parte da cidade de Cabo Frio, porém, com o aumento da população, foi permitida a separação da cidade no fim do século 18, durante o império. Expor que o Canhão, ficava na verdade na praia do sudoeste e que servia para avisar ao forte de Cabo Frio sobre possíveis invasões. Com o passar do tempo e sua inutilização, foi retirado e fixado na praça central, para relembrar sobre a importância dele na cidade.

3
15
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Após a explicação acima, pedir para que os alunos através de câmeras fotográficas, ou até mesmo de seus próprios celulares, possam estar passeando ao redor dos monumentos e registrando o que eles achavam de importante e o que os fazia pensar que tais monumentos eram de períodos coloniais. Essa produção está baseada no texto da Ana Luiza Koehle, "O ensino de História e a fotografia como representação: uma experiência através de fontes de arquivos locais", onde ela exemplifica que "a fotografia colabora para o conhecimento da memória social e para a compreensão das formas de representação do imaginário sobre o meio urbano". Nessa atividade, a fotografia servirá para que os alunos possam observar detalhes que olhando ao todo não iriam perceber.

Acrescento que ela servirá também como apoio para as próximas atividades.

4
5
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Pesquisa com familiares sobre o que sabem da história da cidade de São Pedro da Aldeia. Trazer o que foi coletado no prazo sugerido pela professora.

5
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Exposição das pesquisas, realizando um debate sobre qual é o conhecimento popular sobre a cidade e seus monumentos históricos. Conversar sobre o que é a história oral, consequentemente fonte oral, demonstrando que o que eles anotaram na pesquisa é a história oral da cidade. Aprofundar conversando sobre conservação, propondo a criação de propostas de como preservar e atrair olhares para os monumentos históricos.

6
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

A partir das pesquisas realizadas pelos alunos, fazer uma comparação entre as fotos retiradas pelos mesmos e as fotos ofertadas no site RESGATE DA MEMÓRIA RURAL ALDEENSE – RJ/2014 – 2016. FRANCO, Elizabeth  S. A. Coutinho.

Utilizar imagens antigas da cidade para análise, questionando a forma de vida de antigamente: locomoção, roupas, alimentação e higiene. Utilizá-las em comparação as que os alunos tiraram e conversar sobre a mudança de costumes.

Arquivos e links
7
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Criação em sala de cartazes informativos sobre a história colonial da cidade (Igreja Matriz e o Canhão), a partir das pesquisas orais realizada anteriormente e fotos retiradas pelos alunos (stand informativo).

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.