Trabalhar a diferença entre os estereótipos indígenas disseminados durante a conquista da América e as imagens atuais dos indígenas brasileiros.
1) A partir da observação e análise das imagens perceber quais aspectos queriam ser ressaltados nas duas imagens e como foi representada a diversidade cultural no século XVI e como ela é vista nos dias atuais no Brasil.
2) Os brasileiros se sentem representados quando observam uma imagem de costumes indígenas? Quais as implicações históricas dessa construção ou desconstrução de identidade?
Livro didático ensino fundamental II. 7º ano.
Internet
Televisão ou data show para reprodução de vídeos
Ao final das exposições, em sala de aula, será feita uma discussão em grupo sobre a formação de identidade, da diversidade cultura e do respeito às diferenças e como esses conceitos foram construídos ao longo de diferentes períodos históricos e quais as implicações dessas construções na nossa sociedade atual. Para concluir a avaliação, será pedido os aluns façam, em grupo, um texto comparando os conceitos trabalhados pelo livro didático e os trabalhados no vídeo apresentado.
Para iniciar a aula é necessário indagar os alunos sobre seus conhecimentos prévios:
1) O que pensam quando falamos sobre povos indígenas?
2) O que caracteriza um indígena?
3) São grupos homogêneos?
4) Esses povos participaram do processo histórico de formação do Brasil? De que maneira?
Pedir para que os alunos procurem nos livros didáticos as imagens que representam os indígenas brasileiros. Após a seleção das imagens pedir para que relatem:
1) O que vêm nessas imagens, se conseguem perceber diferenças e semelhanças entre elas.
2) Se conseguem identificar quem as produziu e em que período.
Com as imagens selecionadas e analisadas, podemos perceber a lacuna existente na representação dessas populações. Nota-se que em geral observamos imagens do século XVI e posteriormente imagens atuais. Dessa forma, devemos assinalar para o aluno o "apagamento" dos povos indígenas da história do século XVII ao século XIX. Chamando atenção para as políticas de branqueamento como a eugenia do século XVIII ao XIX e da política de construção de uma nação onde esses povos foram romantizados, vistos como ingênuos sendo assim afastados da participação política. Sinalizando como essa ainda é a visão que impera sobre esses povos.
Para demonstrar como essas imagens não são a representação dos povos indígenas e como eles tiveram sim participação na nossa história mostraremos o vídeo "Já me transformei em imagem".
Para concluir a atividade, fazer o debate com os alunos sobre os pontos em comum e divergentes entre as imagens do livro didático e o vídeo assistido. Para conclusão e avaliação produzir, em grupo, um texto que exponha quem são os povos indígenas.