Trabalhar com o estudante o uso da mídia pelo governo Norte Americano durante as duas primeiras décadas da Guerra Fria.
Orientar o aluno para que utilize seu senso crítico para analisar uma obra produzida no período estudado.
Demonstrar para o estudante a importância da mídia na divulgação de informações.
Computador com acesso à internet; datashow; impressão colorida de cartazes selecionados
Elaboração de um comentário individual, por escrito, a respeito de uma das obras selecionadas pela professora. Cada aluno deverá desenvolver em casa um texto de até cinco páginas fazendo a ligação entre os temas discutidos em aula e o conteúdo programático relacionado à Guerra Fria, podendo, inclusive, fazer a relação interdisciplinar com o conteúdo desenvolvido nas aulas de geografia.
Exibição do filme de segurança produzido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos na década de 1950. Legendas seriam adicionadas ao vídeo antes da exibição.
Discussão com os alunos para determinar o que eles conhecem a respeito do período da Guerra Fria e como o vídeo exibido anteriormente se encaixa nesta realidade.
Exposição oral elaborando a partir do conhecimento apresentado pelos alunos.
Estruturação das informações a respeito do início da Guerra Fria, relacionando às tensões geradas ao fim da Segunda Guerra Mundial e às disputas territoriais resultantes da bipolarização do mundo.
Exposição oral a respeito da corrida armamentista.
Divisão da sala em pequenos grupos (cerca de cinco alunos) e distribuição dos cartazes com informações a respeito de sua produção. Cada grupo receberá um cartaz para analisar de forma mais detalhada. Uso da internet para entender melhor o significado das obras distribuídas.
Debate na sala de aula, momento em que os alunos podem compartilhar com o restante da classe o que encontraram durante a fase de pesquisa.
Elaboração de um texto individual para fixação do que foi aprendido em sala de aula. Atividade para avaliação.