90
minutos

Guerra Fria

O século XX viu o crescimento na velocidade de circulação de informações como nunca antes. A televisão, as revistas e o cinema foram usados pelos dois pólos que surgiram no segundo pós guerra. A aula irá trabalhar com materiais produzidos nas décadas de 1950 e 1960. Aula planejada para uma turma de 50 alunos de 2º ano de ensino médio.

Plano de aula construído por
Patrícia Vieira Mello (São José dos Campos / SP)

Objetivos

Trabalhar com o estudante o uso da mídia pelo governo Norte Americano durante as duas primeiras décadas da Guerra Fria.

Orientar o aluno para que utilize seu senso crítico para analisar uma obra produzida no período estudado.

Demonstrar para o estudante a importância da mídia na divulgação de informações.

Requisitos

Computador com acesso à internet; datashow; impressão colorida de cartazes selecionados

Avaliação

Elaboração de um comentário individual, por escrito, a respeito de uma das obras selecionadas pela professora. Cada aluno deverá desenvolver em casa um texto de até cinco páginas fazendo a ligação entre os temas discutidos em aula e o conteúdo programático relacionado à Guerra Fria, podendo, inclusive, fazer a relação interdisciplinar com o conteúdo desenvolvido nas aulas de geografia.

1
5
min

Vídeo/Música/Imagem

Exibição do filme de segurança produzido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos na década de 1950. Legendas seriam adicionadas ao vídeo antes da exibição.

Arquivos e links
2
10
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Discussão com os alunos para determinar o que eles conhecem a respeito do período da Guerra Fria e como o vídeo exibido anteriormente se encaixa nesta realidade.

3
25
min

Exposição Oral por parte do professor

Exposição oral elaborando a partir do conhecimento apresentado pelos alunos.

Estruturação das informações a respeito do início da Guerra Fria, relacionando às tensões geradas ao fim da Segunda Guerra Mundial e às disputas territoriais resultantes da bipolarização do mundo.

Exposição oral a respeito da corrida armamentista.

4
30
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

Divisão da sala em pequenos grupos (cerca de cinco alunos) e distribuição dos cartazes com informações a respeito de sua produção. Cada grupo receberá um cartaz para analisar de forma mais detalhada. Uso da internet para entender melhor o significado das obras distribuídas.

Arquivos e links
4.1 13.jpg
5
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Debate na sala de aula, momento em que os alunos podem compartilhar com o restante da classe o que encontraram durante a fase de pesquisa.

6

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Elaboração de um texto individual para fixação do que foi aprendido em sala de aula. Atividade para avaliação.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.