-Analisar as relações tecidas na casa-grande e senzala no Brasil de Debret.
-Relacionar as telas de Debret com a perspectiva dos estudos sobre a família escrava.
-Perceber as representações do escravo nas referidas telas de Debret a partir do diálogo com os anúncios de jornais (compra, venda, fuga...) sobre esse sujeito no século XIX.
‐Livros, artigos, imagens e anúncios (impressos).
‐Exposição das telas e anúncios no power point.
‐Leitura prévia dos textos orientados.
‐Capacidade de alinhavar as imagens com a discussão teórica.
‐Produção do texto dissertativo.
A avaliação é um procedimento contínuo e sistemático, que levará em conta a leitura prévia e problematização do texto indicado, a capacidade de leitura das telas e dos anúncios,a habilidade de alinhavar as telas, os anúncios e o texto escrito sugerido na produção de um texto dissertativo de até duas laudas manuscritas, tendo como tema: “Debret: o Brasil escravista do século XIX”.
‐Introdução ao tema da aula.
‐Apresentação dos autores trabalhados.
‐Leitura de trechos dos livros.
‐Exibição das telas de Debret.
‐Alinhavar as imagens com os anúncios.
‐Produzir a leitura dessas imagens.
‐Orientação da atividade realizada em sala de aula.
‐Questionamento a turma sobre a aula e dúvidas.
‐Retomada dos principais temas trabalhadas na aula.
‐Retirada de dúvida.
‐Levar em consideração as discussões dos textos debatidos em sala de aula.
‐Alinhavar a leitura das telas com os anúncios de jornais.
‐Prezar pela norma culta e tipo de texto solicitado.