120
minutos

CAMPO LARGO DE ONTEM E HOJE

Ao se pensar no uso de imagens como fonte no ensino de História, a proposta aqui é fazer um resgate da história local, por meio de fotografias, do município de Campo Largo (PR). Este plano será trabalhado com os sextos anos do Ensino Fundamental.

Plano de aula construído por
Denise Eurich Colatusso (Campo Largo / PR)

Objetivos

Trabalhar com fontes, no caso fotografias, para resgatar a história do município de Campo Largo (PR).

Incentivar que os alunos procurem imagens/fotos antigas com familiares/conhecidos mais idosos que eventualmente tenham fotografias antigas da cidade.

Pesquisar imagens antigas e atuais da cidade na internet.

Copiar, selecionar e analisar as imagens/fotos para que se organize uma exposição, contando a história de Campo Largo.

Trabalhar os conceitos de mudanças e permanências a partir das fotos da cidade.

Requisitos

Fotos antigas e atuais da cidade;

Scanner;

Smartphones;

Computadores;

Impressora;

Internet.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da participação de todos os alunos no projeto, desde a conversa inicial sobre a fotografia como fonte para a produção do conhecimento histórico, até o momento em que trabalharão em grupos na pesquisa e análise de imagens antigas e atuais do município de Campo Largo (PR) e finalmente na organização e exposição das fotos.

1
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Primeiramente, a professora retomará a ideia da importância das fontes para a escrita da História. Exemplificar quais os tipos de fontes, até chegar na fotografia.

Na sequência mostrar uma foto recente da praça da frente do Colégio em que aparece o chafariz (Praça João Antônio da Costa em Campo Largo, PR).

Fazer questionamentos sobre a imagem: se eles conhecem aquele lugar, se sabem o que é um chafariz, por que ele foi construído, quando, por quem.

Na sequência mostrar uma foto antiga do mesmo lugar: perguntar se os alunos tem ideia de quando a foto foi tirada, se em relação a foto anterior houve modificação do espaço ( o que mudou? o que permaneceu?).

Em seguida, organizar os alunos em equipes e pedir que tragam para a próxima aula fotos antigas da cidade de Campo Largo (orientando que podem pesquisar na internet, ou conseguir as fotos com familiares).

Arquivos e links
2
45
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Os alunos em grupos, com orientação da professora, deverão escolher três a quatro imagens antigas da cidade de Campo Largo.

Todos os alunos deverão observar as imagens e responder algumas questões:

1º Quando foi tirada a foto?

2º É possível identificar qual o lugar da cidade é mostrada na foto?

3º A partir da identificação do local e da data da foto, é possível verificar se houve alguma mudança ou permanência na região?

4º Propor aos alunos que façam um paralelo com imagens antigas da cidade com imagens atuais, para que se percebam as mudanças e permanências em relação ao espaço.

3
45
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Os alunos organizarão uma exposição com o tema "Campo Largo de ontem e hoje".

A partir das imagens selecionadas, os alunos farão cartazes contendo as fotos antigas e atuais de Campo Largo para a exposição. Cada foto deverá ter uma identificação e informações relevantes sobre a imagem.

Espera-se que com esse trabalho, os discentes tenham a ideia da importância das fontes para a construção do conhecimento histórico e clareza das mudanças e permanências.

A exposição será no pátio da escola.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.