• Despertar o interesse, a curiosidade dos alunos a respeito da história dos seus antepassados, assim como verificar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira, em especial economia açucareira, destacando a importância da cultura africana para nossa sociedade.
• Identificar as formas de resistência negras – escrava no período colonial brasileiro;
• Compreender o contexto histórico – cultural do Brasil no século XVI;
• Caracterizar os grupos que compunham a sociedade colonial, bem como evidenciar a complexidade da sociedade colonial açucareira;
• Chamar a atenção para a relevância dos africanos e seus descendentes como sujeitos históricos que imprimiram marcas próprias à cultura material e espiritual do Brasil;
• Estimular nos estudantes atitudes de indignação em relação à escravização de um ser humano por outro.
Os materiais necessários: Poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves; imagem de um engenho de açúcar; imagens de Jean Baptise Debret, sobre a escravidão no Brasil; música “Racistas Otários”, Racionais Mc's, além de Data show, computador, caixa de som.
É indispensável em qualquer situação de aprendizagem verificar a intenção das capacidades aprendidas. Avaliar consiste em estabelecer uma comparação do que foi alcançado com a que se pretende atingir. A avaliação também tem como pressuposto oferecer ao professor oportunidade de verificar continuamente, se as atividades, métodos, procedimentos, recursos e técnicas que ele utiliza estão possibilitando ao aluno alcance dos objetivos propostos.
Para avaliar o Projeto “Doce Inferno”, bem como a aprendizagem dos alunos, serão feitas avaliações processuais, onde os alunos irão expor, ao final das aulas, o que aprenderam durante o dia. Além disso, poderemos avaliar o aluno, através das dinâmicas e discussões que se darão todos os dias.
• Distribuição do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves;
• Leitura do poema;
• Discussão do texto fazendo alusões a história da escravidão, as condições do Navio Negreiro, o tráfico e apresamento dos negros na África;
• Apresentação da imagem do engenho de açúcar no data show;
• Os alunos irão identificar as construções que compões um engenho;
• Descrever as construções que compões o engenho: tamanho, formato, altura, localização no espaço do engenho (se está perto ou longe do rio, na parte alta ou parte baixa do terreno, próximos das roças de cana);
• Relacionar as construções com as atividades desenvolvidas no engenho;
• Relacionar as construções do engenho com a dicotomia existente entre os senhores e os escravos;
• Exposição das análises com discussão geral.
• Dinâmica “Imagens e Manchetes”;
• Divisão da classe em grupos;
• Distribuição de uma imagem de Debret para cada grupo;
• Os grupos irão produzir uma reportagem da imagem recebida;
• Montar um painel com as imagens e as respectivas reportagens;
• Comentários sobre o material produzido.
• Distribuição da letra do rap “Racistas Otários”;
• Audição e discussão da letra do rap;
• Divisão da classe em três grupos para uma apresentação (livre) a respeito do tema tratado no rap.