120
minutos

A CONDIÇÃO DO NEGRO NO BRASIL: PASSADO E PRESENTE

Se pararmos para fazer os cálculos, historicamente o Brasil apresenta mais tempo de exploração de mão de obra escrava negra do que o período de anos em que essa população encontra-se "em liberdade" (contando a liberdade legal de 1888). Essa reflexão, tributária da a Lei 10.639, de 2003, serve de motivação da aula descrita a seguir, pensada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.

Plano de aula construído por
Talita de Oliveira Costa (Niterói / RJ)

Objetivos

Refletir sobre a condição do negro no Brasil.

Entender o fator econômico como principal motivação para o tráfico e exploração da mão de obra escrava.

Perceber que, ao longo do tempo, para além da justificativa econômica outras se somaram a esse contexto, como por exemplo as pretensas teorias científicas do século XIX e a justificativa religiosa de salvação.

Estudar o movimento de nascimento da República no Brasil, tendo como foco o processo de construção da identidade nacional. Examinar o lugar conferido ao negro nesse contexto pós abolição.

Identificar as heranças que a escravidão nos deixou no presente. Pensar como se estabeleceu e ainda se estabelece a negação da cidadania à população negra brasileira.

Elaborar uma relação entre os conceitos de desigualdade social e etnia no Brasil.

Requisitos

Fotografias dos negros datadas do século XIX.

Leis que antecedem o fim da escravidão (Lei de Terras, Lei dos Sexagenários, Lei do Ventre Livre) e Lei Áurea.

Fragmentos de textos, discursos de personalidades do fim do XIX e início do XX a respeito da contribuição do negro para a identidade nacional brasileira.

Avaliação

Considerando as noções de emancipação, inclusão e exclusão,individualmente ou em grupo de até 4 pessoas, os alunos deverão produzir registros fotográficos que destaquem a condição de vida da população negra no Brasil atual. A ideia é fazer uma atualização da exposição de fotos do XIX apresentada pel Instituto Moreira Sales.

Para isso, se torna necessária uma comparação entre o material apresentado pela professora e o material que será construído por eles. Daí a necessidade de elaborarem duas legendas para cada fotografia.

a) Legenda contextualização: registro do local e indivíduos representados.

b) Legenda problematização: capaz de evidenciar, indiretamente, a intenção dos autores ao retratar aquelas cenas e, principalmente, chamar atenção do público para o aspecto que pretendem focar.

As fotos podem ser tanto espontâneas quanto posadas.

As fotos devem ser reveladas em papel específico de fotografia e apresentadas no tamanho 18x13 cm, nas cores preto e branco.

As fotos impressas e suas legendas serão organizadas em uma exposição da turma.

O número de fotos entregues será proporcional ao número de integrantes do grupo.

1
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Aula expositiva dialogada recuperando conteúdos já trabalhados em sala.

Arquivos e links
2
35
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Nessa etapa os alunos começarão a rascunhar a proposta de trabalho final com fotos. Na aula seguinte deverão trazer a proposta de fotos e legendas.

3
40
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Nessa fase os alunos apresentam para a professora uma prévia do trabalho. Havendo necessidade, a professora indicará os casos de correção e aprofundamento da análise.

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