-Compreender as imagens como uma produção intelectual representando os pensamentos de uma época, o ponto de vista do artista e ainda em parte os interesses de quem encomendou a obra.
-Perceber que as imagens expostas nos livros didáticos na maioria dos casos são utilizadas como confirmação do texto, servindo apenas como uma ilustração didática, precisando de uma análise mais aprofundada dos professores e estudantes.
-Refletir que as imagens não sevem apenas como instrumentos pedagógicos, mas representam as intenções da sociedade que as produziu buscando legitimar e perpetuar um ponto de vista, suas identidades, valores e culturas.
-Contextualizar o período histórico e os lugares sociais em que os pintores utilizados nesta aula vieram para melhor compreender suas intenções, formação intelectual presentes em suas obras.
Requisito.
-Este estudo pode ser realizado a partir do 8º ano do Ensino Fundamental II.
Materiais
-Data show
-Power point
-Pesquisa na internet
-textos para pesquisa
-pincel
-quadro
-Papel ofício
-caneta
Será analisado a participação individual dos alunos a partir dos conhecimentos prévios quando as imagens forem demonstradas em primeiro momento antes da apresentação da metodologia que ajudará na problematização das imagens.
Participação na elaboração e apresentação dos seminários estruturados a partir da abordagem das imagens apresentadas.
Relatório de experiência comparando como percebiam as imagens nos livros didáticos e como passam a percebê-las a partir deste estudo.
Para o primeiro momento é interessante que comecemos um diálogo com os alunos sobre como as imagens estão distribuídas nos livros didáticos, se são meros apêndices dos textos escritos, se as imagens expostas são problematizadas, se são apresentados quem produziu etc. Para finalizar este momento vimos como necessário que os alunos entenda que o livro didático é uma mercadoria, produto de determinados grupos sociais que tentam legitimar pontos de vista de acordo com seus interesses. Com isso possibilitamos aos estudantes terem uma outra visão sobre os livros didáticos.
Usaremos como modelo de análise metodológica O Nascimento de Vênus de Sandro Boticelli. No artigo usado como referências Caio da Silva Fernandes ao estudar nos indica como analisar não só a obra mas o próprio pintor, sua formação, suas leituras e ou escritas, influencias externas, quem encomendou a obra quais suas intenções, analisar cada elemento presente na obra etc.
Esta atividade consiste em debater sobre os conhecimentos prévios dos estudantes, perceber o que eles já ouviram falar, ou leram em algum lugar, se conhecem as imagens ou não, se conhecem os autores das imagens ou não etc. Neste instante a interferência do professor será minima, salvo possíveis exageros destoante da proposta. Será analisada uma obra de cada autor.
A professora Circe Fernandes Binttercourt em seu texto "Livros didáticos entre textos e imagens" lança como proposta um rol de perguntas uteis para investigarmos os discursos implícitos e explícitos nas imagens, proporcionando uma leitura interna e externa da imagem. usaremos este momento para fazermos uma proposta parecida para os estudantes com as perguntas a seguir:
1-Como e por quem foi produzido.
2-O que lia e o que escrevia. ( se vier ao caso)
3-Quais suas influencias, onde estudou, quais seus tutores etc
4-para que e/ou para quem fez esta produção. Quais os objetivos o qual ideia que repassar ou legitimar.
5-Descrição de cada personagem presente na obra, seus gestos e o que estão fazendo.
6-Como percebemos a relação entre as personagens e observador (você).
Observação: As perguntas apresentadas no power point, devem ser anotadas nos cadernos.
Nesta etapa os estudantes deverão formar quatro equipes, a primeira Farão a análise da obra de Johann Moritz Rugendas, "O Navio Negreiro", a segunda equipe a "Cena de Carnaval" de Jean Batiste Debret, a terceira equipe "A Primeira Missa do Brasil" de Vitor Meireles e a última equipe "Independência ou Morte" de Pedro Américo.
Os estudantes deverão tentar responder a maior parte, senão todas as perguntas proposta na nossa quarta etapa em folhas de papel ofício, em seguida farão uma exposição oral sobre o resultado do estudo para os demais colegas
As apresentações deverão ser feitas junto com as imagens expostas no power point já formatado para situação, quando "testamos" os conhecimentos prévios na terceira etapa.
Observação I: O professor deve ter uma leitura previa dos textos para melhor orientar os estudantes no trabalho de interpretação.
Observação II: Os link's das imagens estão disponíveis na atividade 3.
Cada equipe terá 10 minutos para apresentarem o resultado do estudo para os demais colegas.
Relato pessoal sobre a experiência de sala de aula apresentando como percebiam as imagens nos livros didático antes e depois deste estudo e sobre a experiencia de conhecer um pouco dos pintores e as respetivas obras aqui estudadas.