- Contribuir no desenvolvimento da habilidade de descrever, analisar e interpretar imagens;
- Contextualizar o surgimento do movimento Panteras Negras dentro do contexto estado unidense das décadas de 1960/1970, tendo por base as imagens veiculadas no periódico The Black Panther;
- Perceber a imagem como marcador dos movimentos e reivindicações sociais.
Reproduções coloridas de imagens de Emory Doulas, projetor, lousa e marcador, computadores com acesso à internet.
A avaliação se dará de forma contínua, a partir da participação do aluno nas discussões propostas em sala de aula, leitura de imagens e recriação de um símbolo gráfico representando uma causa ou movimento social.
Propor a leitura do texto "OS PANTERAS NEGRAS E A LUTA RACIAL NOS EUA". Em seguida, fazer um levantamento oral dos conhecimentos da turma sobre a situação dos negros do sul dos Estados Unidos na década de 1960 e o movimento dos Panteras Negras.Pedir que relatem o que sabem e anotar os tópicos no quadro. Complementar as informações que forem necessárias.
Dividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e entregar a cada grupo a reprodução de uma imagem diferente do periódico The Black Panther, ilustrado por Emory Douglas. Pedir aos alunos que observem atentamente as gravuras e que conversem sobre as mesmas, relacionando-as à discussão feita anteriormente. Pedir que exponham as conclusões às quais chegaram.
Após a exposição das conclusões de todos os grupos, solicitar que os alunos, individualmente, criem um símbolo gráfico que marque um movimento social ou uma reivindicação específica, que pode tanto tratar de fatos e acontecimentos históricos do Brasil ou do mundo, quanto de fatos e acontecimentos do cotidiano escolar. Para essa criação, os alunos podem utilizar a internet para fins de pesquisa e utilizar materiais artísticos diversos. A produção pode abarcar desde cartazes impressos até possibilidades digitais. Um mural com o resultado das produções deve ser montado na sala de aula.