Planos de aula selecionados


50 planos de aula

12345

SOBRE HOMENS E DEUSES: imagens d'A Primeira Missa no Brasil

120
min

Faremos uma análise comparativa das representações sobre os indígenas na Carta de Pero Vaz de Caminha e na pintura “A Primeira Missa no Brasil”, de Victor Meirelles. Problematizaremos tais representações, seus contextos de produção e as motivações de seus autores, em contraste com a história do contato entre nativos e colonizadores e as consequências deste processo para os indígenas no Brasil.

Plano de aula construído por Paulo de Oliveira Nascimento (Eirunepé/AM)

Canudos:a luta do sertanejo pela terra.

120
min

A guerra de Canudos,ocorrido no sertão da Bahia,foi considerada a primeira e mais importante revolta de carácter messiânico realizado no Brasil. Assim, a proposta desta aula, destinada aos alunos da 3 série do Ensino Médio,é abordar a temática utilizando diversos tipos de imagens e textos, possibilitando dessa forma refletir sobre as condições de vida do sertanejo na República Velha.

Plano de aula construído por Monacita pinto reis (Bom Jesus da Lapa/BA)

CONHECIMENTO E IMAGEM NO INÍCIO DO PERÍODO MODERNO: CIÊNCIA E REPRESENTAÇÃO

110
min

Esta aula, cujo público seria o 2º ano do ensino médio, pretende iniciar uma discussão acerca do papel da imagem na construção de um determinado campo de saber. Por meio da análise de fontes, busca-se o questionamento da concepção da imagem científica como ilustração do observado na realidade, encarando-a como construções históricas e discursivas.

Plano de aula construído por Flávia Preto de Godoy Oliveira (Machado/MG)

Picasso e o Imperialismo

120
min

A presente proposta tem como objetivo explorar e analisar produções imagéticas a respeito do período do imperialismo, tendo como principal objetivo refletir como essa prática alterou significativamente as impressões/imagens que os europeus elaboraram a respeito dos diferentes povos africanos.

Plano de aula construído por Fernanda Wisniewski Schoenardie (Sapiranga/RS)

A coroa e a touca

100
min

Apresentar, para estudantes do 2º ano do Ensino Médio, uma charge produzida no final do Segundo Reinado brasileiro e ajudá-los a interpretá-la. Com isso, o professor pretende fazer com que os alunos associem assuntos históricos diversos e aprendam determinados conceitos historiográficos.

Plano de aula construído por Maurício Camargo Trida (São Paulo/SP)

ENTRE A (DES)ORDEM E O PROGRESSO: A TEORIA DO BRANQUEAMENTO E A PRODUÇÃO IMAGÉTICA NA PRIMEIRA REPÚBLICA

120
min

Nesta sequência didática buscamos, por meio da análise imagética, refletir sobre como se deu o processo de construção da teoria do branqueamento no Brasil. A consolidação dessas ideias “pseudo científicas” culminou na formação de um ideário racista que desvalorizou a figura de negros e mestiços e imputando-os, a culpa pelas mazelas sociais que atingiram o Brasil na virada entre o século XIX e XX.

Plano de aula construído por Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva (Pontes e Lacerda/MT)

A vida cotidiana e as questões sociais do século XVI nos países baixos sob a ótica de Pieter Brueghel

100
min

Análise da obra:A luta entre o carnaval e a quaresma -Pieter Brueghel-1559- destacando a crítica social/religiosa na obra.Posteriormente será feita apresentação sobre a biografia do artista, posicionando-o no momento histórico em que está inserido e nos aspectos sociais e políticos de seu tempo e espaço e, logo após, será realizada nova leitura da imagem, a partir das discussões propostas.

Plano de aula construído por Esequiel Eduardo (Brasília/DF)

XUKURÚS DE CIMBRES E ORORUBÁ: POVOS INDÍGENAS DA CIDADE DE PESQUEIRA, AGRESTE PERNAMBUCANO.

100
min

Será abordada nessa aula a temática indígena sobre a ótica dos índios xukurús, importante representação indígena da região que recentemente obteve grande notoriedade, pois pela primeira vez, o Brasil é réu em uma corte internacional por violações de direitos humanos de povos indígenas. A aula foi pensada para uma turma do nono ano do ensino fundamental.

Plano de aula construído por Juliana Rebeca Alves de Arruda Lima (Jaboatão dos Guararapes/PE)

REGISTROS RUPESTRES: LENTES VALIOSAS PARA COMPREENDER A VIDA DOS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

120
min

A aula destina-se a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e busca instigá-los a “lerem” alguns dos registros rupestres encontrados no Piauí. Propõe-se que os alunos desenvolvam argumentos válidos que busquem explicar os motivos e significados que levaram à produção dessas imagens. Assim, objetiva-se despertar maior interesse pela preservação e valorização do nosso patrimônio histórico e cultural.

Plano de aula construído por Amanda Servidoni Jodas (Rio Claro/SP)

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O TEATRO DE OPERAÇÕES DO PACÍFICO: REPRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA JAPONESA ATRAVÉS DO FILME "TÚMULO DOS VAGALUMES" DE ISAO TAKAHATA

100
min

Aula planejada para o terceiro ano do Ensino médio e voltada para a discussão do filme “Túmulo dos vagalumes” (Hotaru no haka) de Isao Takahata. Foca-se na animação enquanto modo de representação de experiências históricas e como fonte de análise da construção da memória e da identidade japonesa acerca da participação do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Plano de aula construído por Joana Rios Ribeiro Maia Carbonesi (Brasília/DF)

O amor e a gentileza da pátria

100
min

O tema da aula, voltada para alunos do 3º ano do Ensino Médio, é Modernização do Brasil. Processo agressivo que será pensado a partir da análise de diferentes imagens e momentos, com ênfase no apagamento ou destruição de registros do passado. Destruição esta que reflete uma postura e ideologia nacionais sem apego ao passado e com uma inclinação ao esquecimento e à exaltação do futuro efêmero.

Plano de aula construído por Andrey Borges Bernardes (Juazeiro/BA)

A Reforma Pereira Passos e a remodelação do Rio de Janeiro

50
min

De 1903 a 1906 a cidade do Rio de Janeiro passou por um processo de urbanização que visava igualar o Rio de Janeiro às modernas capitais europeias, tendo à frente o prefeito Francisco Pereira Passos. Esse período ficou marcado também pela Revolta da Vacina. A finalidade desta aula é discutir questões como remoções, demolição de moradias populares, melhoramentos urbanos e especulação imobiliária.

Plano de aula construído por Vitor Felipe Almeida Lobo (Rio de Janeiro/RJ)


50 planos de aula

12345

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.