O trabalho será desenvolvido com as turmas de terceiro ano do ensino médio, de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de história e artes. Seu objetivo inicial é mostrar aos alunos diferentes formas de representação das populações africanas, a partir principalmente, de produções e representações elaborados pelos europeus, a respeito da cultura, ou das impressões que esses elaboraram a respeito da cultura do continente africano. Além disso, o plano tem a intenção de fazer uma análise crítica dessas representações, bem como comparar as diferentes formas pelas quais os africanos foram retratados durante a dominação imperialista, tanto dentro da produção artística e cultural, como dentro da questão imagética.
- Livros Didáticos: Novo Olhar História: vol. 03; Livro Didático: Tempos Modernos, Tempos de sociologia. Vol. único; Obras de diferentes artistas do período; Análise coletiva da Obra de Pablo Picasso “As senhoritas de Avignon”, leitura dos capítulos do livro sobre Imperialismo. Serão utilizados também recursos de vídeo como projetor, televisor e computadores.
A avaliação será realizada em duas etapas. Na primeira delas, o aluno desenvolverá de maneira individual, após ter acesso a todo o material disponível nos livros, uma produção escrita que promova uma reflexão crítica sobre as produções artísticas do período e a sua relação com a prática imperialista. Na segunda etapa os alunos produzirão individualmente uma releitura da obra de Pablo Picasso “ As senhoritas de Avignon”. Ambas as avaliações serão consideradas nas disciplinas de história e Artes.
Análise e discussão sobre o contexto da prática imperialista, com base na leitura do livro didático, realizada previamente. Análise coletiva da Imagem "As senhoritas de Avignon". Discussão e debate sobre a sua importância para o período em estudo.
Utilização de vídeo sobre o Cubismo, para explicação das transformações que levaram os artistas do período a abandonarem os elementos renascentistas e adotarem novas perspectivas artísticas.
A partir das leituras desenvolvidas com o auxílio do livro didático em casa, e da análise da imagem e do vídeo, será realizada uma exposição oral por parte dos professores, tanto de artes, quanto de história, no sentido de contextualizar o período e observar criticamente, as implicações que as grandes transformações do período estudado trouxeram não somente para a arte, mas também para a sociedade, entre o final do século XIX e início do XX.
A partir das leituras e do exposto em sala de aula, os alunos irão produzir uma reflexão relacionando as mudanças ocorridas no campo artístico e na questão social, aliando a análise das obras com a análise da pratica do imperialismo no continente africano, pelos países europeus. Em casa, os alunos produzirão a releitura da obra de Picasso "As senhoritas de Avignon".