Geral
Levar o discente, a partir da leitura da imagem proposta, a refletir sobre a importância das imagens para a interpretação de idéias e conceitos que por vezes não estão descritos em textos.
Específicos:
Compreender que os significados das imagens podem variar de acordo com o repertório de quem faz a leitura;
Entender os diversos níveis de leitura que uma mesma imagem pode proporcionar, de acordo com a percepção e conhecimento prévio de cada indivíduo;
Apresentar dois lados da natureza humana presentes na obra de Brueghel: o prazer e a castidade religiosa, assim como, o contraste entre os dois;
Localizar na obra elementos que indiquem a sátira e as imagens de protesto social propostos pelo autor.
Um notebook;
Um data show;
Quadro branco;
Pincel;
Dispor a turma em semi círculo.
Após a análise da imagem e os debates acerca da obra e vida de Brueghel, será sugerido que a turma elabore pinturas com temas satíricos ou de crítica social sobre situações da atualidade e não revelem a autoria. Num segundo momento, os desenhos serão recolhidos e redistribuídos aleatoriamente pela sala. Cada aluno deverá fazer uma observação, em folha avulsa, e sua própria leitura da obra que receber.
Logo após os desenhos serão novamente recolhidos e redistribuídos a outro aluno que, sem visualizar a leitura feita pelo anterior, fará sua própria leitura.
Encerrada as duas leituras o autor do trabalho discorrerá sobre a intenção de sua obra e sua ideia ao criá-la e, após isso, novamente se discutirá sobre diferentes interpretações que uma obra permite e sobre o respeito pela diversidade, pois cada um interpreta de acordo com o seu referencial, com seu conhecimento e com sua cultura.
Será apresentada a imagem de uma das Obras de Pieter Bruegel (o combate entre o carnaval e a quaresma) em uma projeção e solicitado que os alunos se posicionem dentro do que conseguem perceber em um primeiro momento da leitura da imagem.
Apresentação de breve bibliografia de Pieter Braughel. O aluno só receberá o link para pesquisa após o primeiro momento da aula, porque a proposta desta atividade é perceber que a leitura de um determinado evento ou imagem depende do nível de conhecimento que se tem sobre o assunto.
Assim, após início da primeira atividade que será a leitura da imagem sem conhecimento prévio, será solicitado que os alunos acessem o link informado e pesquisem um pouco sobre o autor para entrar no terceiro momento da aula.
Solicitar que os alunos, a partir da nova visão que tiverem após a leitura do texto sobre Braugel possam se posicionar novamente e reinterpretar a sua obra com base na nova percepção, de forma mais crítica e mais aprofundada. Levando em conta as situações de reforma e contrarreforma presentes na Europa do século XVI, sobretudo, na região dos Países Baixos, local da produção da obra de Braugel.
Realizar a tarefa proposta no plano de aula que consiste em os discentes elaborarem um desenho que contenha crítica social ou sátira a um evento qualquer da atualidade e, logo após, fazer a leitura de um desenho de algum colega enquanto tem a sua obra interpretada por outro.
Findo este momento, o autor da obra dará sua ideia ao produzir sua tarefa e irá comparar com a interpretação que havia sido dada por terceiros.
Momento em que o professor assumirá a discussão levando para o patamar de respeito às diversidades de ideias e interpretações.