Esta aula está inserida no contexto do povoamento da América e, mais especificamente, no modo de vida dos primeiros habitantes do território brasileiro. Apesar de ter como objeto central de estudo as pinturas registradas nas cavernas e paredões do Sítio Arqueológico de São Raimundo Nonato, localizado no Piauí, este plano de aula conversa e traz para a discussão com os alunos assuntos que envolvem diretamente a questão da chegada dos seres humanos à América e todos os debates que envolvem essa temática. Afinal, as pesquisas realizadas com base nos diversos achados do Sítio Arqueológico de São Raimundo Nonato, e que são guiadas primordialmente por Niède Guidon, trazem apontamentos revolucionários sobre as datações e os caminhos traçados pelos seres humanos até chegarem ao continente americano. Portanto, é importante que estas questões também sejam abordadas com os alunos ao longo do desenvolvimento deste plano de aula.
Objetivos específicos:
- Analisar diferentes pinturas e grafismos registrados no Sítio Arqueológico de São Raimundo Nonato;
- Refletir e discutir sobre o modo de vida dos seres humanos que produziram estas pinturas na região;
- Estabelecer conexões com o que foi discutido e trabalhado em aulas anteriores sobre a Pré-História e a chegada dos seres humanos ao continente americano;
- Reconhecer e valorizar a importância das pesquisas desenvolvidas em São Raimundo Nonato, Piauí e dos registros rupestres como fontes históricas;
- Identificar semelhanças e diferenças entre as pinturas e grafismos produzidos há milhares de anos atrás, e analisados em sala de aula, e as formas de registros que as pessoas – mais especificamente os próprios alunos - utilizam nos dias de hoje.
-Aulas anteriores sobre o modo de vida no Brasil pré-histórico;
-Discussões prévias sobre conceitos como: “arte rupestre”, “arqueologia”, “sítio arqueológico”, “patrimônio histórico e cultural”;
-Imagens de registros rupestres do Sítio Arqueológico de São Raimundo Nonato;
-Folha Sulfite;
-Livro didático;
-Datashow.
A avaliação deve ser feita de forma contínua, considerando todas as etapas a serem desenvolvidas de acordo com o plano de aula sugerido. Para isso, alguns elementos importantes devem ser avaliados com mais afinco:
- Produção de texto realizada pelo grupo sobre o registro rupestre analisado;
- Exposição oral dos grupos;
- Envolvimento com as atividades: colaborou com o grupo, participou dos debates realizados com os demais alunos, realizou com interesse e empenho o que foi proposto?;
- Produção do registro visual e exposição para a sala.
O professor deverá apresentar aos alunos o contexto geral do tema que será desenvolvido, tendo como referencial os seguintes aspectos:
• Tempo (em que momento da história o conteúdo está inserido);
• Localização (sobre qual lugar/quais lugares vamos estudar);
• Condições (aspectos geográficos, fauna, flora e clima);
• Sujeitos históricos (sobre quem vamos estudar);
• Fontes (onde buscaremos informações para melhor compreender o tema);
• Motivo (qual a importância em trabalharmos este assunto de forma específica – ressaltar a relevância das pesquisas realizadas no Sítio Arqueológico de São Raimundo Nonato).
A intenção deste primeiro momento com os alunos é dar a eles um repertório mais vasto e complexo sobre o contexto das imagens que irão analisar, o local em que elas se encontram, bem como sobre a importância dessas fontes históricas.
Os alunos deverão se dividir em grupos de 4 pessoas. Cada grupo ficará encarregado de realizar a análise de um dos registros rupestres encontrados no Sítio de São Raimundo Nonato – o professor pode imprimir as imagens e distribuí-las entre os grupos ou levá-los à sala de informática e solicitar que cada grupo escolha, por meio de consulta ao site da FUMDHAM, a imagem que prefere trabalhar.
É interessante que as imagens sejam diversificadas para que se possa ter uma discussão mais ampla e multifacetada sobre o tema.
Definido – ou escolhido – o registro rupestre de cada grupo, os alunos deverão partir para a análise propriamente dita da imagem. Para orientá-los no desenvolvimento desta atividade, o professor pode sugerir que os alunos procurem responder aos seguintes tópicos:
• Descrição dos elementos que o grupo identifica na imagem: pessoas, animais, plantas, objetos, cores, gestos, emoções, atividades, entre outros.
• O que o grupo entende que foi representado na imagem? / Qual o tema da imagem?
• Quais sensações a imagem desperta no grupo?
• Estabeleça hipóteses sobre os motivos ou interesses que teriam levado à produção do registro analisado pelo grupo – com base em argumentos válidos e coerentes com o que foi estudado sobre a localização, o tempo e os sujeitos da imagem.
As impressões de cada grupo devem ser registradas em folha avulsa e entregues ao professor.
Neste momento, os grupos deverão apresentar para a sala a imagem analisada e as suas impressões sobre ela. É importante que o professor incentive os alunos a comentarem, contrariarem ou concordarem com os pontos levantados por cada um dos grupos em relação à imagem que lhes foi destinada.
E, a partir das impressões apresentadas e da discussão suscitada por elas, refletir junto com os alunos sobre
• os hábitos, comportamentos, experiências, interesses e emoções que faziam parte da vida dos seres humanos que habitaram a região de São Raimundo Nonato há milhares de anos atrás;
• as conexões possíveis com a temática geral da vida humana na Pré-História e do povoamento do continente americano;
• a importância dessas fontes para o estudo da História.
Finalizada a discussão específica em torno das pinturas e grafismos rupestres do Sítio Arqueológico de São Raimundo Nonato, o professor pode levantar as seguintes questões:
Há milhares de anos atrás, os seres humanos registraram nas paredes de cavernas, por meio de pinturas e grafismos, elementos que faziam parte de sua vida e que, provavelmente, consideravam importantes para serem gravados (cenas cotidianas, rituais, experiências, emoções, desejos). E, hoje? Quais são as formas de manifestações artísticas? Como registramos aquilo que é relevante para nós? Se vocês fossem fazer um registro de elementos que caracterizam o cotidiano dos jovens do século XXI, como o fariam? Que instrumentos utilizariam? O que considerariam importante registrar? Por quê?
Encerradas as discussões, o professor pode propor uma atividade a ser realizada em casa e, posteriormente, exposta em sala para os demais alunos:
Produzir um registro visual (fotografia, pintura, desenho, charge, vídeo) que expresse a realidade das crianças/jovens do século XXI ou que contenha elementos do cotidiano vivido por eles.