1. Abordar, junto aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, as representações dos indígenas e sua condição no processo de colonização europeia no Brasil, a partir da análise comparativa da Carta de Pero Vaz de Caminha (1500) e d“A Primeira Missa no Brasil” (1860), de Victor Meirelles;
2. Problematizar a relação entre o contexto de produção, motivações dos autores e o conteúdo das obras; e
3. Promover um debate sobre o tema abordado, a fim de levar os alunos e alunas à reflexão sobre a percepção que o “Outro” vai ter dos indígenas e as consequências deste “Olhar” para tais sujeitos, ao longo do processo de construção histórica do Brasil.
Requisito: aula sobre as relações entre os indígenas, desde o período colonial até o século XIX, na qual trataremos das relações (sociais, políticas, econômicas, culturais) entre aqueles e os colonizadores e as consequências do processo de colonização para os nativos.
Materiais necessários para a aula:Papel A4; Data‐show; pincel; quadro branco; canetas; computador com acesso à internet.
A avaliação desta atividade será composta a partir do desempenho de cada aluna e aluno ao longo da aula, seja na interação com o Professor durante a análise do texto e da imagem (atividades 2 e 3), seja durante a produção textual (atividade 4), seja durante a roda de conversa (atividade 5). Também os textos finais serão objetos componentes do processo avaliativo, uma vez que serão a materialização dos conhecimentos adquiridos na aula.
Exposição dos contextos históricos de produção das obras - a Carta de Pero Vaz de Caminha (1500) e o quadro "A Primeira Missa no Brasil" de Victor Meirelles (1860), com informações sobre os movimentos artísticos - Quinhentismo e Romantismo, respectivamente - bem como os aspectos da biografia dos autores, relevantes para o entendimento das representações por eles construídas sobre os nativos.
Momento em que os alunos e alunas irão fazer uma leitura silenciosa da Carta de Pero Vaz de Caminha, buscando perceber as representações dos nativos contidas na obra. Esta atividade deverá ser feita sobre a orientação do Professor, uma vez que o mesmo deve conhecer previamente o documento e poderá auxiliar os alunos e alunas.
Análise d"A Primeira Missa no Brasil", exposta em powerpoint, na qual as alunas e alunos deverão atentar para a disposição dos elementos que compõem o quadro. Atenção especial deve ser dada ao lugar dedicado aos nativos e principalmente às expressões que o pintor atribuí aos indígenas, diante do altar, que está ao centro e no qual estão postos os elementos característicos da missa: uma grande cruz e os sacerdotes, executando a liturgia. O professor deverá chamar a atenção dos alunos e alunas para a relação entre a Igreja Católica e o Estado Português, bem como a atuação daquela instituição religiosa junto aos nativos.
Cada aluna e aluno irão escrever um e-mail resposta à Carta de Pero Vaz de Caminha, endereçada ao próprio Caminha, com cópia para o Rei de Portugal, D. Manuel I, e para Victor Meirelles, informando sobre o processo de colonização empreendido no Brasil e as consequências deste processo para os nativos. Neste e-mail resposta, há de se enfatizar os "equívocos" (havemos de problematizar este termo, contextualizando-o a partir de uma percepção que parte do nosso conhecimento histórico atual sobre as relações entre colonizadores e indígenas) cometidos pelo Pero Vaz de Caminha, em 1500, e (re)elaborados por Victor Meirelles, em 1860.
Após a escrita do e-mail resposta, cada aluna e aluno irão expor oralmente a sua produção, que poderá (e deverá) ser comentada pelos demais colegas e pelo Professor. As carteiras deverão ser dispostas de maneira circular, de modo que todos os alunos e alunas possam ver e ser vistos pelos demais colegas. Os textos mais expressivos poderão ser expostos num mural e/ou socializado com outras turmas.